Conheça 3 tipos de madeira para painel e escolha o melhor para o seu projeto

Certamente, se você é arquiteto ou designer de interiores, já pensou em substituir a madeira natural em um projeto por painéis de madeira do tipo MDF ou MDP, mas ficou inseguro quanto à especificação mais adequada para determinado uso e sobre a qualidade final do móvel.

Essa dúvida é bastante comum entre os profissionais da área, por isso esse post vai ajudá-lo a identificar as vantagens e desvantagens entre os diversos tipos de madeira para painel disponíveis no mercado.

Tipos de madeira para painel

Mas, antes, se você não sabe onde utilizar painéis de madeira, confira: Como e onde usar painéis de madeira – 9 formas de dar um toque profissional na sua obra.

Primeiramente é importante lembrar que a utilização de painel de madeira em substituição à madeira natural de maneira alguma vai prejudicar a qualidade e a resistência final do móvel.

Porém é necessário avaliar que tipo de material é mais adequado para cada situação, estudando também as recomendações dos fabricantes.

Os tipos de painéis mais utilizados atualmente são os MDF, MDP e HDF, que apresentam propriedades e aplicações distintas, que veremos a seguir.

Tipos de madeira para painel

 

1- Madeira MDF

MDF é a sigla utilizada para o termo em inglês “Medium Density Fiber board”, que significa “chapas de fibras de média densidade”. Produzido a partir da madeira do tipo Pinus, o painel de madeira MDF apresenta coloração mais clara que o painel MDP e boa maleabilidade, o que garante condições adequadas para o corte, entalhes e confecção de cantos arredondados.

Tipos de madeira para painel: painel de madeira MDF (sem revestimento).

2 – Madeira MDP

O painel MDP refere-se à “Medium Density Particle board”, ou seja, “chapas de partículas de média densidade”. Esse tipo de painel está entre os mais consumidos no mercado, sendo um dos produtos mais tecnológicos e econômicos para produção de móveis e painéis.

Tipos de madeira para painel: Painel de madeira tipo MDP (sem revestimento)

Veja também: Madeira Clara – Confira os 7 Tipos Mais Lindos + Como Usar Com Perfeição

3 – Madeira HDF

O painel HDF (High Density Fiberboard), também conhecido como “chapa de fibra de alta densidade”, é um painel de madeira industrializada que apresenta maior densidade que os demais tipos de painéis.

Ele é composto por fibras de madeiras selecionadas de Pinus ou Eucalipto de reflorestamento, impregnado de resina termofixada por pressão e alta temperatura, garantindo resistência, superfície uniforme e textura lisa.

O painel HDF é muito utilizado no fundo de móveis e gavetas, mas pode ser aplicado também em peças curvas, nichos e outros.

Tipos de madeira para painel: Painel de madeira tipo HDF

Veja também: Encante-se com a marcenaria criativa e descubra onde fazer cursos

MDF ou MDP? Vantagens e desvantagens de cada um

Por tratar-se de materiais feitos a partir da mesma base (madeira), o MDF e o MDP são bastante similares, tanto no quesito resistência quanto à densidade apresentada, que é média para os dois casos.

Além disso, as dimensões vendidas no mercado também são as mesmas (as espessuras dos painéis variam de 1,5cm até 4cm ou mais).

A principal diferença entre os painéis MDF e MDP é sua composição: o primeiro é feito de fibras e o segundo de partículas de madeira. Essa característica vai influenciar na textura e no tipo de uso ideal para cada um deles, principalmente com relação ao contato com umidade.

Como o MDF é composto por fibras que se assemelham a fios agrupados em camadas, sua textura é mais lisa que a do MDP, que, por ser um aglomerado de partículas, apresenta superfície mais porosa.

Dessa forma, o MDF é mais indicado que o MDP para cortes arredondados e formatos diferenciados e também em móveis que receberão pintura.

Utilização dos painéis MDF e MDP

Tanto o MDF quanto o MDP podem ser utilizados em móveis para dormitórios, escritórios, painéis divisórios, prateleiras, cabeceiras, tampos e outros. Quando manuseados e montados corretamente, os móveis podem ser montados e desmontados diversas vezes.

A vantagem do MDP em relação ao MDF está na fixação do móvel com parafusos. O MDP apresenta superfície mais fácil de ser perfurada e garante maior estabilidade para o prego ou parafuso após a fixação.

Tipos de madeira para painel: utilização

Porém, não significa que apresente menor resistência. Deve-se tomar cuidado para não confundir o MDP com o antigo aglomerado, pois são produtos distintos.

Quanto à resistência à umidade, nenhum dos dois tipos de painel apresenta grande resistência.

O MDP ao contato com umidade costuma inchar, enquanto o MDF descama. Por isso, os fabricantes desenvolveram outros tipos de painéis especiais para usos mais específicos, que veremos a seguir.

Painéis de madeira com resistência à umidade

É possível encontrar no mercado painéis de madeira industrializada (MDF e MDP) que apresentam maior resistência à umidade e proteção contra cupins, garantindo maior durabilidade ao material.

Esses painéis apresentam um ótimo custo x benefício, e são fáceis de serem reconhecidos devido à coloração esverdeada do miolo.

Os painéis de madeira com resistência à umidade são indicados para ambientes com bastante incidência de água e umidade, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço, varandas.

Tipos de madeira para painel: Painel de madeira com resistência à umidade (miolo verde)

Além disso, o uso também é recomendado em regiões com alta umidade relativa do ar como praias e regiões serranas.

E já que estamos falando sobre como evitar umidade nos ambientes, aproveite para conferir também: Descubra como tirar a umidade de ambientes fechados usando os materiais certos em seus projetos.

Painéis de madeira com retardante de fogo

Outra grande evolução na tecnologia dos painéis de madeira é o painel MDF com retardante de chamas, indicado para ambientes que exigem máxima atenção em relação a incêndios, como cinemas, escolas, hotéis, shoppings e outros.

Esse painel retarda e evita a propagação de chamas em caso de incêndio, podendo ser aplicado em áreas internas secas (não é recomendado o uso em áreas úmidas e áreas externas), paredes, tetos, pisos e mobiliário em geral.

Tipos de madeira para painel: painel de madeira com retardante de fogo (miolo vermelho)

Apresentando miolo na cor vermelha, esse tipo de painel aceita ser revestido, pintado e envernizado, mantendo sua maior resistência a chamas. Dessa forma, é possível aliar design e segurança.

Afinal, vale a pena utilizar painel de madeira?

Sim, se você tinha alguma dúvida sobre a utilização de painéis de madeira industrializada, já pode utilizar o material com tranquilidade, pois a relação custo-benefício é muito boa.

Além de ecológicos, os painéis de madeira apresentam um custo muito menor que a madeira natural, e resultados estéticos bastante similares. Os painéis de madeira apresentam uma diversidade de acabamentos e texturas, podendo ser o diferencial do seu projeto.

Cabe salientar que, além da qualidade do material, é importante que o móvel seja bem projetado e que o seu design esteja adequado às características técnicas dos painéis.

Por isso, recomenda-se que sempre se pesquise junto ao fabricante as características e recomendações técnicas do produto.

Também é importante a utilização de fitas de borda adequadas para proteger as bordas dos painéis, melhorando o acabamento e aumentando sua durabilidade.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais!

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul.