O Que é Vidro Aramado? Tire Todas as Suas Dúvidas +Fotos

Vidro aramado é um tipo de vidro impresso translúcido que tem uma malha metálica quadriculada incorporada à sua massa durante o processo de fabricação. Essa característica confere mais resistência ao material, já que a malha metálica segura os estilhaços de vidro caso haja o rompimento da placa. Não é à toa que o vidro aramado é classificado como vidro de segurança.

Quer saber mais sobre o material? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre vidro aramado. Confira! 

O que é vidro aramado?

Vidro aramado é um tipo de vidro impresso translúcido que tem uma malha metálica quadriculada incorporada à sua massa durante o processo de fabricação. Essa característica confere mais resistência ao material, já que a malha metálica segura os estilhaços de vidro caso haja o rompimento da placa. Não é à toa que o vidro aramado, assim como, o vidro temperado e o vidro laminado, também é classificado como vidro de segurança.

Qual a espessura do vidro aramado?

De acordo com a norma NBR NM 295 – Vidro Aramado, as espessuras previstas para vidro aramado são: 6 mm, 6,5 mm, 7 mm, 8 mm e 9 mm.

Veja também: O Que é Vidro Refletivo? Tudo Que Você Precisa Saber!

A malha metálica do vidro aramado segura os estilhaços de vidro caso haja o rompimento da placa. Fonte: Abravidro

1. A malha metálica do vidro aramado segura os estilhaços de vidro caso haja o rompimento da placa. Fonte: Abravidro

Como é fabricado o vidro aramado textura?

O processo de fabricação do vidro aramado é muito similar ao do vidro fantasia (vidro impresso). A principal diferença entre eles é que o vidro aramado, recebe uma malha metálica quadriculada durante a preparação da massa de vidro. Assim que a malha metálica é incorporada à massa, o vidro aramado segue para as etapas de resfriamento gradativo.

A malha metálica quadriculada que confere ao vidro aramado a classificação de vidro de segurança, ou seja, na ausência da malha metálica o modelo seria considerado apenas um vidro impresso.

O vidro aramado é um tipo de vidro impresso translúcido que possui uma malha metálica quadriculada incorporada à sua massa. Fonte: Durábil Vidros

2. O vidro aramado é um tipo de vidro impresso translúcido que possui uma malha metálica quadriculada incorporada à sua massa. Fonte: Durábil Vidros

Qual o preço do vidro aramado?

Segundo pesquisas realizadas no mercado, a placa de vidro aramado preço com 7 mm de espessura pode chegar a R$ 178,00/ m². Mas, vale ressaltar o preço do vidro aramado pode variar, a depender da espessura do material e da região de compra.

A malha metálica quadriculada do vidro aramado confere mais resistência ao material. Fonte: Dicas de Arquitetura

3. A malha metálica quadriculada do vidro aramado confere mais resistência ao material. Fonte: Dicas de Arquitetura

Quais as vantagens e desvantagens do vidro aramado?

Como já mencionado, o processo de fabricação do vidro aramado confere a classificação do material como vidro de segurança. Mas, saiba que as qualidades desse tipo de vidro não param por aí, viu? Veja abaixo algumas vantagens de usar o vidro aramado no projeto de arquitetura e design de interiores:

  • A resistência do vidro aramado permite o material suportar cargas extremas;
  • A estética do vidro amarado traz um toque estiloso e personalizado para a decoração;
  • Sua estrutura garante privacidade sem prejudicar a entrada de luminosidade no ambiente;
  • Pode ser utilizado em diversas estruturas como divisórias de vidro, coberturas, clarabóias e acabamento de móveis.

Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra

O vidro aramado é classificado pela NBR 7199 como vidro de segurança. Fonte: Abravidro

4. O vidro aramado é classificado pela NBR 7199 como vidro de segurança. Fonte: Abravidro

Quanto às desvantagens do vidro aramado podemos destacar:

  • A malha metálica quadriculada sempre ficará visível no material;
  • A fabricação do vidro aramado é mais limitada de espessuras e cores, quando comparado a outros tipos de vidro no mercado.
Dentre as desvantagens do material é possível afirmar que o vidro aramado e fabricado com limitação de cores e espessuras. Fonte: Archlovers

5. Dentre as desvantagens do material é possível afirmar que o vidro aramado e fabricado com limitação de cores e espessuras. Fonte: Archlovers

Onde usar o vidro armado?

O vidro aramado pode ser usado sempre que o usuário quiser reunir qualidades estéticas e protetivas no ambiente. No entanto, é importante ressaltar que o uso do vidro aramado na construção civil é regulamentada pelas normas da ABNT.

Enquanto a NBR 7199 –  Vidros na Construção Civil – Projeto, execução e Aplicações, classifica o modelo de vidro aramado como vidro de segurança, a NBR NM 295 detalha as dimensões, espessuras e requisitos mínimos de qualidade referentes ao aspecto, aos defeitos óticos e ao arame que compõe a malha metálica do vidro de aramado.

As características do vidro aramado permitem sua aplicação em locais, tais como:

  • Janela vidro aramado;
  • Porta vidro aramado;
  • Cobertura de vidro aramado;
  • Clarabóias;
  • Guarda-corpo;
  • Divisórias de ambientes;
  • Fachadas;
  • Vitrines, entre outros.

Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto

O vidro aramado pode ser usado em diversas estruturas. Fonte: PowerSurge

6. O vidro aramado textura pode ser usado em diversas estruturas, incluindo divisória de ambientes e vidro aramado para cobertura. Fonte: PowerSurge

Agora que você já sabe tudo sobre vidro aramado, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Tudo Sobre Vitrais: Veja 18 Exemplos de Cair o Queixo!” e descubra qual a função dos vitrais e outras curiosidades incríveis sobre esse tipo de vidraça.

Comentários

comentários em "O Que é Vidro Aramado? Tire Todas as Suas Dúvidas +Fotos"