Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto

A ventilação cruzada é o fenômeno da movimentação de ar que ocorre no interior dos imóveis sem a influência de nenhum sistema mecânico, ocorre pela ação do vento ou pela diferença de densidade de ar, que varia de acordo com a temperatura.

Desta forma, a arquitetura de um determinado projeto busca aproveitar ao máximo o recurso natural que é o vento, de maneira que haja a entrada e saída de ar constante, mantendo o espaço sempre fresco. Mas, afinal como a ventilação cruzada funciona? Neste artigo, vamos mostrar suas vantagens e quais os elementos construtivos que favorecem sua aplicação no projeto. Acompanhe!

A ventilação cruzada arquitetura é um mecanismo utilizado na construção civil para melhorar a circulação de ar dentro dos imóveis

1. A ventilação cruzada arquitetura é um mecanismo utilizado na construção civil para melhorar a circulação de ar dentro dos imóveis. Fonte: Revista Viva Decora

O que é ventilação cruzada?

Mas, afinal ventilação cruzada como funciona? A ventilação cruzada, também conhecida como ventilação natural cruzada, se trata de um mecanismo usado na construção civil para favorecer a entrada e saída de ar no ambiente interno, tornando-o mais arejado.

Logo, para que ocorra a ventilação natural cruzada em um ambiente é preciso que existam ao menos duas aberturas em paredes opostas ou adjacentes na arquitetura em questão (portas, janelas…), pois assim o ar fluirá pelo ambiente e será capaz de carregar o ar quente para fora, deixando o ar fresco dentro do espaço.

Veja também: Arquitetura Modular: O Que É e Por Que Usar Esse Modelo de Construção

Para que ocorra a ventilação cruzada é preciso que existam ao menos duas aberturas em paredes opostas ou adjacentes

2. Para que ocorra a ventilação cruzada é preciso que existam ao menos duas aberturas em paredes opostas ou adjacentes. Fonte: Pinterest

Ventilação cruzada horizontal X ventilação cruzada vertical

É importante ressaltar que a ventilação cruzada pode ocorrer tanto de forma horizontal como vertical, ou seja, as aberturas responsáveis pela entrada de ar no imóvel podem estar alinhadas em paredes diferentes na mesma altura ou podem estar posicionadas em alturas distintas.

Por exemplo, se as aberturas do seu imóvel estão em alturas diferentes o vento fresco entra pela janela mais baixa e elimina o ar quente na janela de cima. Isso porque, o ar mais frio é mais denso e portanto é mais pesado que o ar quente que sobe e é eliminado na abertura mais alta. 

Ventilação cruzada: simulação onde o vento fresco entra pela janela mais baixa e elimina o ar quente na janela de cima

3. Ventilação cruzada: simulação onde o vento fresco entra pela janela mais baixa e elimina o ar quente na janela de cima. Fonte: Going Green Brasil

Quais os benefícios de usar a ventilação cruzada?

A ventilação cruzada em edifícios e demais imóveis oferece conforto térmico aos usuários do ambiente, bem como, minimiza consideravelmente o consumo energético do imóvel, uma vez que sua aplicação inteligente mais do que favorecer a entrada de luz natural no espaço, também reduz ou até mesmo elimina a necessidade de ar condicionado em determinadas construções e edifícios.

Vale comentar ainda que o uso da ventilação cruzada em edifícios e demais imóveis faz parte da chamada arquitetura bioclimática, ao qual abrange a criação, desde casas pequenas até grandes edifícios, que levam em consideração as condições climáticas de maneira a utilizar os recursos disponíveis na natureza (chuva, vento, sol e plantas) para reduzir o consumo energético e minimizar os impactos ambientais.

Veja também: Fachada Ventilada: 4 Modelos que Vão Deixar seu Projeto Mais Sustentável

Essa janela guilhotina gigante ajuda na ventilação cruzada e favorece a troca constante das correntes de ar

4. Essa janela guilhotina gigante ajuda na ventilação cruzada e favorece a troca constante das correntes de ar. Fonte: Pinterest

Além disso, como a ventilação cruzada também favorece a troca constante das correntes de ar, ela mantém o ambiente mais higienizado. Em um cenário de pandemia, ao qual estamos vivendo, favorecer a entrada de vento em nosso imóvel de fato minimiza a proliferação e contágio do vírus.

Como aproveitar melhor a ventilação natural cruzada?

A ventilação cruzada arquitetura tem a capacidade de renovar o ar e diminuir consideravelmente a temperatura interna dos ambientes. Confira abaixo alguns dos elementos construtivos que podem favorecer a aplicação da ventilação cruzado no projeto.

Instalação de janelas e portas

Se você está nas etapas iniciais de construção de um imóvel ou edifício e deseja aplicar a ventilação cruzada no projeto procure realizar um estudo do terreno, de forma a identificar de onde costumam vir os ventos locais da região, para que a instalação de portas e janelas sejam feitas da melhor maneira possível, pois o contrário se as aberturas foram feitas em posições onde dificilmente bata o vento, elas não terão utilidade.

A ventilação cruzada tem a capacidade de renovar o ar e diminuir consideravelmente a temperatura interna dos espaços

5. A ventilação cruzada tem a capacidade de renovar o ar e diminuir consideravelmente a temperatura interna dos espaços. Projeto por Leonardo Muller

Uso de cobogós

Os cobogós são elementos construtivos vazados que auxiliam muito na ventilação cruzada dos ambientes internos. Essas estruturas são geralmente utilizadas para separar ambientes como sala de estar e sala de jantar ou cozinha e área de serviço.

Disponível em materiais como madeira, cimento, cerâmica e concreto, eles são verdadeiros coringas na decoração, tornando-se uma ótima alternativa para aqueles que desejam melhorar a ventilação cruzada do imóvel.

O cobogó ajuda na decoração dos ambientes e favorece ventilação cruzada arquitetura

6. O cobogó ajuda na decoração dos ambientes e favorece ventilação cruzada arquitetura. Fonte: Neu dekoration stile

Fixação de brises

Mas, afinal o que é brise? A palavra brise usada no Brasil vem como forma de abreviação do termo original, brise-soleil, que vem do francês e significa “quebra-sol”. Logo, se trata de um elemento construtivo usado para proteger o interior de um imóvel da incidência de luz solar. 

Contudo, sua estrutura também favorece a entrada de correntes de ar no espaço. Não à toa que os brises passaram a ser muito usados para favorecer a ventilação cruzada de ambientes.

Janela com brise de madeira fixo ajuda na ventilação cruzada do imóvel

7. Janela com brise de madeira fixo ajuda na ventilação cruzada do imóvel. Fonte: Revista Viva Decora

Agora que você já sabe o que é ventilação cruzada, como ela funciona e quais os benefícios associados ao seu uso, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Veja 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado” e descubra como criar projetos arquitetônicos que causem menos impacto ao meio ambiente.