1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. O Que é Argila Expandida? Descubra Para Que Serve e Como Usar

O Que é Argila Expandida? Descubra Para Que Serve e Como Usar

A argila expandida é um agregado em formato arredondado resistente, leve, durável e com um bom custo-benefício. É um material versátil usado em construção, jardinagem, paisagismo e hidroponia, oferecendo vários benefícios para projetos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. Neste post, vamos explicar o que é e para que serve a argila expandida. Confira!

Para que serve a argila expandida?

Argila expandida é resistente, durável e versátil – Foto: Shutterstock

A argila expandida é um agregado em formato arredondado que se destaca pela sua inércia química, resistência, durabilidade e leveza. A produção ocorre por meio da queima da argila natural em forno rotativo com temperaturas entre 1100°C e 1200 °C. 

A partir desse processo, se formam as bolinhas de argila expandida com cerca de 2,5 cm de diâmetro cada. 

Saiba que a argila expandida é estável e não muda ou se degrada ao entrar em contato com substâncias química.

Por isso, se adequa a várias funções em projetos, como isolamento térmico e acústico, ornamentação de vasos e regularização de pisos. 

Como usar argila expandida no jardim?

A argila expandida facilita a drenagem e aeração do solo, melhorando a retenção de umidade e o crescimento das plantas – Foto: Shutterstock

A argila expandida no jardim é usada tanto no fundo como na superfície de vasos e floreiras. 

No fundo, além de melhorar a drenagem da água, permite o crescimento saudável das plantas. Em cima da terra, suas características de isolamento térmico protege as raízes de intempéries, como sol, chuva e vento. 

Em jardins verticais, a argila expandida é aproveitada de forma semelhante e, ainda, como ornamentação na superfície do solo para manter a umidade adequada.

E se você sonha em ter um projeto especial para o seu jardim, saiba que um paisagista pode ampliar as possibilidades de uso da argila expandida, combinando com uma seleção diversificada de materiais, flores e plantas para criar espaços únicos. 

Esses profissionais consideram fatores como clima, exposição ao sol e estética para escolher as espécies que mais combinam com o seu espaço, garantindo não apenas beleza, mas também funcionalidade.

Como usar argila expandida no sistema hidropônico? 

Argila expandida pode ser usada em sistemas hidropônicos também – Foto: Shutterstock

Na hidroponia, um sistema de cultivo em solução aquosa rica em nutrientes, a argila expandida é muito útil. Sua leveza e porosidade a tornam um meio de suporte ideal para as raízes das plantas, permitindo a passagem de nutrientes e mantendo uma boa oxigenação. 

Além disso, a argila expandida não altera o pH da água, criando um ambiente neutro que é ideal para o crescimento das plantas.

Para utilizá-la em sistemas hidropônicos, basta colocar a argila expandida no recipiente de plantio para suportar as plantas e permitir que a solução nutritiva circule. 

Isso ajuda a garantir que as raízes das plantas não fiquem submersas e que o excesso de água seja drenado, prevenindo a podridão das raízes. 

Para que serve a argila expansiva na construção civil? 

Na construção civil, a argila expandida oferece conforto térmico, sendo utilizada sob telhados para reduzir a temperatura interna das residências. 

Ela também proporciona conforto acústico, tanto nas lajes de cobertura quanto entre pavimentos, pois ajuda a diminuir a transmissão de ruídos. 

Na função de regularização de piso e nivelamento entre pavimentos, a argila expandida se destaca pela sua baixa densidade, que evita sobrecarga estrutural e pela ótima resistência, que pode variar entre 3 e 5 MPa. 

Quando aplicada em lajes, permite a construção de lajes com menor espessura, contribuindo para uma estrutura mais leve e eficiente. 

Além disso, a facilidade de manutenção de sistemas que utilizam argila expandida é um benefício adicional importante, especialmente em grandes projetos onde o acesso e reparo eficiente são essenciais.

Quanto custa e onde encontrar argila expandida?

Você pode encontrar argila expandida em lojas de materiais de construção, de paisagismo e até em alguns supermercados com seções de jardinagem. 

Os preços da argila expandida podem variar de acordo com a região, mas você pode encontrar sacos de 50 litros, com peso em torno de 20 kg, por R$ 40 a R$ 65. 

É preciso lavar a argila expandida antes de utilizá-la? 

Lave a argila expandida em água corrente antes do uso – Foto: Shutterstock

É aconselhável enxaguar a argila expandida antes do uso, especialmente se for usar em um sistema de hidroponia. 

Essa etapa é essencial para remover o excesso de sal e ajustar o pH, garantindo que o material seja seguro para as plantas. Para isso, basta lavar a argila expandida com a água corrente da torneira

Pronto. Você já sabe o que é argila expandida e como pode ser aproveitada de diversas maneiras! Na hora de criar o projeto do seu jardim, conte com a Viva Decora Shop para fornecer os melhores materiais do mercado.

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Jardinagem: 10 Ferramentas Básicas Para Cuidar do Seu Jardim

Qual é a Piscina Ideal Para Sua Casa? Dicas Para Escolher o Melhor Modelo

Área de Churrasco: +10 Ideias Funcionais Para Incluir no Seu Projeto

Pergolado: O Que É, Quanto Custa +10 Modelos Lindos para Fazer na Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36