1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Adega de Parede: +62 Modelos Sensacionais para Fazer em Casa

Adega de Parede: +62 Modelos Sensacionais para Fazer em Casa

Se você é fã de um bom vinho e sempre compra novos rótulos para experimentar, certamente sabe que é preciso ter o ambiente adequado para armazenar as bebidas, como a adega de parede.

Por não ocupar muito espaço no ambiente, a adega de parede pode ser a alternativa ideal para ter uma linda adega de vinho parede exposta na sala de jantar. No entanto, como o vinho é uma bebida sensível, é essencial que o local da instalação dos modelos de adega de parede sejam adequados para manter o vinho com um sabor delicioso. 

Pensando nisso, montamos aqui um guia completo de tudo que você precisa saber sobre os modelos de adega simples de parede. Confira e inspire-se com ideias maravilhosas para decorar sua casa com muita elegância!

Sala de jantar com adega de parede
1. Sala de jantar com adega de parede – Via: Style to Sparkle

Adega passiva ou climatizada: Qual a melhor?

Nós podemos classificar a adega de parede em dois tipos: a adega passiva e adega climatizada. 

A adega passiva é o modelo que não utiliza tecnologia para manter os vinhos na temperatura ideal. A única coisa que você precisa fazer é colocar os vinhos em prateleiras ou suportes feitos para suportar a quantidade de vinhos que você em casa, como uma adega pequena de parede. 

 Adega de parede de vidro em nichos
2. Adega de parede de vidro em nichos – Via: Revista VD

O outro modelo muito usado para fazer adega pequena de parede ou grande é o adega climatizada. Nós podemos classificá-la em dois tipos também: a termoelétrica e a com compressor. Confira a diferença entre elas: 

  • Adega climatizada termoelétrica: funciona pela troca de calor do ambiente interno com o externo. Ou seja: retira o calor da adega e mantém a temperatura 10º mais baixo que a temperatura externa. Por conta dessa característica, essa adega não é indicada para ambientes quentes.
  • Adega climatizada com compressor: é como uma geladeira para vinhos! Você consegue controlar a temperatura da adega para ter vinhos sempre na temperatura perfeita. É perfeito para ter uma adega pequena de parede. 
Adega de parede madeira com adega climatizada para vinhos
3. Adega de parede madeira com adega climatizada para vinhos – Via: The Haven List

Onde colocar a adega de parede? 

Os modelos de adega de parede são feitos para ficar perto da sala de estar e sala de jantar, pois assim fica mais fácil de servir os melhores vinhos durante as refeições. 

Porém, alguns fatores devem ser levados em consideração, como: a iluminação e a temperatura do ambiente. É claro que, se for uma adega climatizada, você não precisa se preocupar com esses detalhes, mas no caso de fazer uma adega de madeira parede passiva é importante saber.

A melhor iluminação para seu bar adega de parede é a baixa. Ela não pode ficar em ambientes com muita incidência de sol, pois a luz altera o sabor e o aroma dos vinhos. Então coloque o bar adega de parede nos cantinhos mais escuros da casa. 

Adega de parede para sala de jantar
4. Adega de parede para sala de jantar – Via: Casa de Valentina

Por outro lado, o local do seu bar adega de parede deve ser ventilado e fresco. Ambientes abafados alteram a qualidade do vinho. Por isso, se a sua casa for muito quente, prefira os modelos de adega de parede abertos para manter uma boa temperatura. 

Sala de jantar com adega de parede moderna
5. Sala de jantar com adega de parede moderna – Via: Styled to Sparkle

Para te ajudar a encontrar o melhor local para colocar sua adega de vinho parede, confira alguns dos exemplos mais lindos para sua decoração! 

Adega de parede para sala 

O melhor lugar para se ter uma adega de vinho parede é na sala de estar ou jantar. Isso porque a adega de parede para sala pode servir de decoração para seu ambiente e contribui para que você tenha um ambiente ainda mais aconchegante. 

Mas na hora de fazer sua adega de parede para sala é importante escolher um tamanho proporcional ao ambiente. Em salas grandes, talvez seja interessante fazer uma adega de vidro de parede para expor uma grande quantidade de vinhos com muito estilo. 

Porém, em ambientes pequenos, indicamos fazer uma mini adega de parede para ornar com o restante da decoração. Os modelos de madeira suspensos são os mais bonitos para fazer esse tipo de adega. Aposte neles! 

Adega de parede madeira
6. Adega de parede madeira – Via: Revista VD

Adega de parede para cozinha 

Outra alternativa para casas pequenas é incluir a adega de madeira parede no projeto da cozinha planejada. Desta maneira, alguns espaços da sua cozinha podem ser aproveitados para colocar uma adega simples de parede e super bonita. 

Um dos melhores lugares para fazer sua adega de madeira parede é ao lado da geladeira, assim como nos cantos dos armários. 

A mesma dica que demos para sala vale para fazer sua adega de madeira para parede de cozinha: se for um ambiente grande, faça um modelo amplo de vidro, mas no caso de uma cozinha pequena, prefira a mini adega de parede. Não tem erro! 

Adega de parede com nichos ao lado
7. Adega de parede com nichos ao lado – Via: Pinterest

Aproveite cantos e espaços da casa 

Você pode aproveitar algum cantinho da sala de estar ou qualquer outro da casa para fazer uma adega de canto de parede ampla ou até uma mini adega de parede. 

O truque para aproveitar mais espaço para colocar uma boa quantidade de vinho é fazer o modelo de adega de canto de parede. Você pode colocar a adega de canto de parede no alto e, abaixo dela, colocar uma cristaleira com taça de vinho e outras opções de bebidas para ter a experiência de bar completa em casa. 

Você também pode aproveitar o espaço embaixo da escada para fazer uma adega de madeira para parede planejada incrível, com capacidade para guardar dezenas de vinhos. Inclusive, se você tiver espaço, vale a pena colocar um conjunto de poltrona perto da adega simples de parede, assim você ganha um ambiente aconchegante para degustar os vinhos, como no exemplo abaixo: 

Adega de parede embaixo da escada
8. Adega de parede embaixo da escada – Via: Iaza Móveis de Madeira

Combine o material da adega com a decoração 

Agora que você já conhece os modelos e anotou as melhores dicas de onde colocar sua adega de vidro de parede, chegou o momento de pensar na decoração do seu projeto. 

Como a adega de parede também faz parte da composição do ambiente, o material dela é importante para ressaltar o estilo da decoração. Em ambientes rústicos, a adega de madeira para parede pode ser a melhor opção para sua casa, mas no caso de um local sofisticados, talvez seja interessante colocar uma adega de vidro de parede.  

Para locais luxuosos, você também pode fazer uma adega de parede com espelho. Ela ajuda muito a passar a sensação de amplitude em ambientes pequenos e a destacar a sofisticação. É um dos modelos mais bonitos! 

Adega de parede de vidro de ferro na divisão da cozinha americana
9. Adega de parede de vidro de ferro na divisão da cozinha americana – Via: Geral Group

Na dúvida, aposte na adega de parede branca para decorar sua casa. É uma cor neutra e que não vai chamar muita atenção no ambiente. Além disso, a adega de parede branca combina com todos os estilos de decoração. Mesmo que você mude o estilo do ambiente daqui uns tempos, não precisa se preocupar com a adega de parede branca. Ela é atemporal! 

Faça sua adega de parede 

Quer economizar para ter uma linda adega de parede com espelho ou estilo rústico? Então prepare os materiais de construção e coloque sua criatividade para trabalhar! 

Mini adega de parede de madeira para decoração
10. Mini adega de parede de madeira para decoração – Via: Etsy

A adega de pallet de parede é um dos modelos mais fáceis de fazer. Use os estrados para fazer as prateleiras e inove na sua adega de pallet de parede. se quiser deixar no estilo rústico, apenas lixe e passe um verniz na peça, já para decorações coloridas e alegres, pinte a adega de pallet de parede de outras cores. Fica lindo!

 

Confira mais ambientes com adega de parede e inspire-se! 

Adega de parede de vidro
11. Adega de parede de vidro – Via: Casa Vogue
Adega de parede com espelho e cristaleira
12. Adega de parede com espelho e cristaleira – Via: Pinterest
Adega de parede embaixo da escada moderna
13. Adega de parede embaixo da escada moderna – Via: Wine Enthusiast
Adega de parede com espaço para bar e taças lindas
14. Adega de parede com espaço para bar e taças lindas – Via: Homes to Love
Adega de parede de vidro
15. Adega de parede de vidro – Via: Casa de Valentina
Adega de parede de ferro moderna
16. Adega de parede de ferro moderna – Via: Casa de Valentina
Adega de parede de ferro com taças e rolhas de garrafa no enfeite
17. Adega de parede de ferro com taças e rolhas de garrafa no enfeite – Via: Casa Vogue
Adega de parede de madeira com cristaleira
18. Adega de parede de madeira com cristaleira – Via: Casa Vogue
Casa moderna com adega de parede de madeira e ferro
19. Casa moderna com adega de parede de madeira e ferro – Via: Pinterest
Cozinha com adega de parede no armário
20. Cozinha com adega de parede no armário – Via: Revista VD
Adega de parede de vidro com iluminação
21. Adega de parede de vidro com iluminação – Via: Pinterest
Adega de parede de vidro espaçosa
22. Adega de parede de vidro espaçosa – Via: Glass Hoppe
 Divisão de sala de estar com adega de parede de vidro
23. Divisão de sala de estar com adega de parede de vidro – Via: Idealista
Adega de parede de vidro moderna
24. Adega de parede de vidro moderna – Via: Milesime Wine Racks
Cozinha de adega de parede de vidro
25. Cozinha de adega de parede de vidro – Via: Millesime Wine Racks
Adega de parede vidro na sala de jantar moderna
26. Adega de parede vidro na sala de jantar moderna – Via: Rocha Andrade Arquitetura
Adega de parede embaixo da escada
27. Adega de parede embaixo da escada – Via: Revista VD
Mini adega de parede de ferro
28. Mini adega de parede de ferro – Via: Wine Racks America
Faça você mesmo sua adega de parede
29. Faça você mesmo sua adega de parede – Via: Follow the Colours
Suporte para adega de parede
30. Suporte para adega de parede – Via: Homify
Cozinha com adega de parede
31. Cozinha com adega de parede – Via: Leicht
Adega de parede madeira na cozinha americana
32. Adega de parede madeira na cozinha americana – Via: Archdaily
Adega de parede de madeira com espaço para taças
33. Adega de parede de madeira com espaço para taças – Via: Pinterest
Sala de estar com adega de parede de vidro
34. Sala de estar com adega de parede de vidro – Via: Milles me Wine Racks
Adega de parede de madeira moderna para decorar a casa
35. Adega de parede de madeira moderna para decorar a casa – Via: Rover
Cozinha com adega de parede na cozinha pequena
36. Cozinha com adega de parede na cozinha pequena – Via: Dia de Brilho
Adega de parede branca na decoração de cozinha moderna
37. Adega de parede branca na decoração de cozinha moderna – Via: Houzz
Suporte de adega de parede de vidro
38. Suporte de adega de parede de vidro – Via: New England Home
Adega de parede na escada de madeira
39. Adega de parede na escada de madeira – Via: Casa Vogue
Cozinha com espaço para adega de parede
40. Cozinha com espaço para adega de parede – Via: Scott Mclivray
Adega de parede com espelho e cristaleira
41. Adega de parede com espelho e cristaleira – Via: Arquitetura Interiores
Adega de parede pequena com espaço para taças
42. Adega de parede pequena com espaço para taças – Via: Pinterest
Adega de parede na decoração
43. Adega de parede na decoração – Via: Reida Verdader
Adega de parede simples
44. Adega de parede simples – Via: Wijinpaal
Adega de parede na cozinha moderna com balcão
45. Adega de parede na cozinha moderna com balcão – Via: Style by Sabine
Adega de parede para vinhos
46. Adega de parede para vinhos – Via: Urban Homecraft
Adega de parede de madeira e vidro planejada
47. Adega de parede de madeira e vidro planejada – Via: Custom Chameleon
Adega de parede na casa moderna
48. Adega de parede na casa moderna – Via: Wine Racks America
Cantinho com adega de parede, cristaleira e um itens de bar
49. Cantinho com adega de parede, cristaleira e um itens de bar – Via: Conexão Decor
Use o mini adega de parede branca
50. Use o mini adega de parede branca – Via: Kikland
 Mini adega de parede de pallet
51. Mini adega de parede de pallet – Via: Pinterest
Suporte de ferro para adega de parede moderna
52. Suporte de ferro para adega de parede moderna – Via: Pinterest
Suporte para adega de parede
53. Suporte para adega de parede – Via: Mundo das Tribos
Adega climatizada de parede
54. Adega climatizada de parede – Via: Maison e Travaux
Adega de parede na decoração de casa de ferro
55. Adega de parede na decoração de casa de ferro – Via: Wine Racks
Adega de parede para sala de estar
56. Adega de parede para sala de estar – Via: Etsy
Adega de parede ampla com armários de vermelho
57. Adega de parede ampla com armários de vermelho – Via: Revista VD
Adega de parede organizado
58. Adega de parede organizado – Via: Wine Storage
Adega de parede de madeira para casa
59. Adega de parede de madeira para casa – Via: Casa Abril
Adega de parede de ferro
60. Adega de parede de ferro – Via: Casa Cor
Escada com adega de parede na decoração
61. Escada com adega de parede na decoração – Via: Pinterest
Mini adega de parede para decorar a casa
62. Mini adega de parede para decorar a casa – Via: Pinterest       
       ">

Confira também:

Tapete Bege: Saiba Como Usar +63 Modelos Lindos

Abajur de Cabeceira: Conheça as Vantagens +63 Modelos Lindos

A brincadeira fica muita mais divertida na presença de uma tapete infantil para quarto estampado com ruas

+63 Modelos Divertidos e Lúdicos de Tapete para Quarto Infantil

decoração minimalista para banheiro com espelho redondo com iluminação de LED Foto Behance

Banheiro Minimalista: Vantagens, Como Decorar +53 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz