1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Conheça os Tipos de Apartamento de Solteiro e Como Decorar

Conheça os Tipos de Apartamento de Solteiro e Como Decorar

Morar sozinho tem suas vantagens como mais liberdade, autonomia e também poder ter um lar do seu jeitinho, ou seja, com o estilo de decoração que mais tem a ver com seus gostos e características pessoais.

No entanto, apesar dessas vantagens, muitos solteiros ficam em dúvida na hora de elaborar um projeto de apartamento de solteiro que supra todas as suas necessidades com conforto, estilo e bastante personalidade.

E foi pensando nisso que hoje trouxemos algumas dicas de como fazer a decoração de apartamento de solteiro para que você possa se inspirar e selecionar as melhores ideias para deixar seu lar do jeitinho que sempre sonhou. Confira!

Decoração de apartamento de solteiro pequeno cinza e branco Foto Apartment Therapy
1. Decoração de apartamento de solteiro pequeno cinza e branco – Foto: Apartment Therapy

Como decorar um apartamento de solteiro? 

Alguns pontos como gostos pessoais e praticidade devem ser levados em consideração na hora de decorar o apartamento de solteiro, pois é necessário que o espaço seja agradável, prático para o dia a dia e que traga conforto ao morador que muitas vezes tem uma rotina corrida entre trabalho, família e amigos. 

E para isso, há algumas dicas que vão contribuir para um apartamento de solteiro bonito e dinâmico. Confira abaixo. 

Estilo de decoração

Um dos primeiros passos para decorar o apartamento de solteiro é definir o estilo de decoração que a residência terá, ou seja, se será rústico, moderno, minimalista, retrô, contemporâneo, estilo industrial, entre outros.

O estilo de decoração é algo importante porque é ele que reflete a personalidade do morador do apartamento, além de contribuir para que o lar fique mais acolhedor.

Praticidade

A praticidade é um dos pontos mais levados em consideração quando estamos falando de apartamento de solteiro, para isso, invista em revestimentos que sejam fáceis de limpar, móveis multifuncionais como um sofá cama, bancos que também servem de mesa de apoio, escrivaninha que também pode ser usada como aparador entre outros. 

Além disso, objetos decorativos também podem ter mais de uma função como um memory board que além de decorar também serve como painel de recados ou mural de fotos.

Apartamento de solteiro planejado com balcão com bancada retrátil Foto PH Móveis Planejados
2. Apartamento de solteiro planejado com balcão com bancada retrátil – Foto: PH Móveis Planejados

Lugares extras

Se você é daqueles solteiros que amam receber os amigos em casa, então, ter lugares extras para que as pessoas possam se sentar é essencial. 

Para isso, você pode aproveitar e investir em móveis dobráveis como bancos e cadeiras, principalmente se for um apartamento pequeno. Além disso, na sala é interessante investir em um sofá e complementar os demais assentos com poltronas que além de contribuir para um charme único na decoração, também permitem que a área de circulação fique mais livre. 

Cantinho do bar e café

Outra dica legal, principalmente para os solteiros que gostam de receber visitas em casa, é ter um cantinho do café ou mesmo um barzinho em casa. Dessa maneira, você consegue receber suas visitas de modo mais confortável e acolhedor. 

A dica aqui é usar a máquina de café com cápsulas que trazem mais funcionalidade no dia a dia, e no caso do barzinho, invista em um aparador com prateleira embaixo, pois ele não ocupa muito espaço e garante um barzinho pequeno, porém, prático. 

Espaço de trabalho

Com a chegada da pandemia do Covid 19 muitas pessoas migraram para o home office e para isso é essencial ter um espaço de trabalho em casa que seja prático e confortável. 

Para isso, você pode aproveitar uma bancada que tenha no seu quarto ou até mesmo fazer uma bancada dobrável, no caso de apartamento pequeno, para ter o seu espaço de trabalho em casa. Lembrando também de contar com um gaveteiro, prateleiras ou nichos para ajudar na organização. 

Decoração simples para apartamento de solteiro com escrivaninha de madeira Foto Crafome
3. Decoração simples para apartamento de solteiro com escrivaninha de madeira – Foto: Crafome

Tipos de apartamento de solteiro

Quando falamos em apartamento de solteiro é bem comum nos vir à mente um apartamento pequeno, pois além da pessoa morar sozinha, geralmente ela passa a maior parte do tempo fora de casa socializando com amigos e também trabalhando.

Além disso, os apartamentos de solteiro costumam ser construídos próximos a centros comerciais, universidades, lugares mais badalados com casas noturnas, restaurantes, bares, entre outros.

Mas se você quer saber quais são os tipos de apartamentos de solteiro mais comuns, confira a lista a seguir. 

Decoração estilo industrial para apartamento de solteiro com metro white e sofá de couro Foto Mariana Orsi
4. Decoração estilo industrial para apartamento de solteiro com metro white e sofá de couro – Foto: Mariana Orsi

Studio

O apartamento de solteiro tipo studio é aquele tipo de apartamento onde os espaços são todos integrados, até mesmo o quarto, trazendo um ar jovem e descolado para a residência.

Kitnet

A kitnet é um tipo de apartamento de solteiro bem pequeno, tendo até 40 metros quadrados. E apesar de ser mais comum encontrar esse modelo de apartamento de solteiro com espaços separados, também há alguns que seguem o padrão de apartamento studio, ou seja, com todos os ambientes integrados, o que ajuda a passar a sensação de um apartamento maior. 

Decoração de aparamento de solteiro pequeno com espaços integrados Foto Bianca D'angelo
5. Decoração de aparamento de solteiro pequeno com espaços integrados – Foto: Bianca D’angelo

Loft

O apartamento de solteiro tipo loft cada dia ganha mais adoradores, pois, apesar de ser bem parecido com um studio, o loft tem em sua vantagem a metragem que é maior, além de contar com amplas janelas e muitas vezes receber a decoração industrial, um estilo que está cada dia mais em alta. 

Padrão

Como o próprio nome já sugere, o apartamento padrão é aquele que costuma ter dois quartos e os ambientes são separados. Esse tipo de apartamento de solteiro é interessante para quem recebe a família ou amigos em casa para se hospedar, pois conta com um quarto extra para trazer mais conforto a todos. 

Como você pode ver, decorar o apartamento de solteiro não é algo tão complexo, para isso, basta seguir o estilo de decoração que mais faz sentido com seus gostos pessoais e sempre buscar itens que vão ajudar na organização e praticidade do seu lar.

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Cozinha Planejada Com Bancada: +100 Ideias Funcionais

Reserve um cantinho para expor os pratos decorativos de parede. Fonte: Modern Tableware

Pratos Decorativos: +64 Modelos, Suportes e 4 Formas de Usar no Decor

Utilize as ferramentas certas para a jardinagem

Jardinagem: 7 Ferramentas Básicas Para Cuidar do Seu Jardim

Parede Roxa: +65 Ideias de Tinta em Tons de Roxo e Papéis de Parede Lindos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz