1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Loft: O Que É, +97 Projetos Decorados Para Se Inspirar

Loft: O Que É, +97 Projetos Decorados Para Se Inspirar

Se você gosta de projetos com ambientes integrados, com certeza você vai curtir a ideia de morar em um loft. Esse tipo de moradia é bem diferente, pois todos os cômodos da casa são abertos, ou seja, não existem paredes e nem divisórias. 

E se você quer saber mais sobre loft e como transformar esse ambiente em um lindo lar, bem decorado e com a sua cara, confira esse post repleto de dicas e inspirações! 

Loft com decoração moderna e industrial Projeto de Fabiana Montandon
1. Hoje, é possível encontrar apartamentos e casas com projetos inspirados em lofts. Foto: Fabiana Montandon

O que é um loft?

Para responder o que é um loft é interessante falar da origem dele. O loft surgiu nos Estados Unidos entre os anos de  1960 e 1970 como uma nova opção de moradia. A princípio o loft era um galpão usado por indústria ou comércios que passaram a ser vendidos e alugados por um preço baixo para pessoas habitarem. 

Nesse começo, os lofts eram queridinhos de artistas, arquitetos, publicitários, enfim, dos “criativos”. Por isso, é comum que as pessoas associem o loft à arte e a um estilo decoração original e ousada.

Loft moderno com decoração industrial Projeto de Sandra Moura
2. O estilo industrial e moderno desse loft deu um visual único ao projeto. Foto: Sandra Moura

Com o passar do tempo, o loft passou a se tornar um tipo de moradia valorizado e já não é tão acessível quanto nos anos 1960. Aliás, hoje em dia é comum encontrar prédios inteiros feitos de apartamentos inspirados no estilo loft, com conceito aberto e estilo industrial. 

Enfim, algumas características que respondem o que é um loft são:

  • Planta livre, ou seja, conceito aberto com poucas ou nenhuma paredes e divisórias;
  • Pé-direito alto, normalmente com mais de 3 metros;
  • Janelas amplas e valorização da iluminação natural;
  • Instalações hidráulicas e elétricas aparentes.
Loft com dois andares e cortina em todo o pé-direito Projeto de Carla Cuono
3. Nesse projeto de Carla Cuono vemos várias das características clássicas de um loft – Foto: Carla Cuono

Assista o vídeo para dicas de decoração para loft

Modelos de loft

Com um espaço amplo e sem divisões, é perfeitamente possível dar a cara do morador ao loft. Por exemplo, como o loft tem o pé-direito bem alto, é possível fazer um mezanino nele, que normalmente é usado para acomodar o quarto. Porém, caso o dono do imóvel não queira, ele pode ter apenas um andar no loft.

Loft com espaços totalmente abertos Projeto de Paola Ribeiro
4. O loft com espaço totalmente aberto faz todos os cômodos todos interagirem. Foto Paola Ribeiro

Outra questão sobre o loft é quanto à escolha de cores para a decoração. Quando a casa ou apartamento é pequeno, recomendamos o uso de cores claras para dar maior impressão de amplitude. Entretanto, no caso do loft, o morador é quem decide se prefere tons mais claros ou escuros, pois o estilo do projeto já é naturalmente amplo.

Enfim, os modelos de loft são diversos, pois ele é extremamente personalizável. Aqui, vamos falar sobre quatro possíveis modelos de loft: o loft industrial, loft rústico, loft pequeno e também o loft com mezanino.

Loft com decoração bem aconchegante e móveis diversos Projeto de Paola Ribeiro
5. No loft projetado por Paola Ribeiro, as cores claras predominam, mas existem também toques de cores mais escuras

Loft industrial

O loft industrial é um dos modelos de loft mais comuns, isso porque esse estilo de decoração nasceu juntamente com o surgimento do lofts. 

Algumas das características do loft industrial é o uso de escadas, móveis e objetos de decoração metálicos, de concreto, parede de cimento queimado e, claro, as instalações aparentes. Os canos e afins expostos dá um estilo bem diferente à decoração do loft industrial, mas tem também o lado prático: dispensa quebra-quebra quando for necessário fazer alguma manutenção. 

As cores predominantes em um loft industrial costumam ser o branco e o cinza, porém, escolher alguns móveis e itens de decoração para se tornarem destaque por serem coloridos, estampados ou chamativos é algo que encorajamos para você fazer no loft industrial com papel de parede de tijolinho

Loft industrial com luminária grande Projeto de Zark Studio Lab
6. O loft industrial é um dos estilos mais comuns nesse tipo de moradia. Foto: Zark Studio Lab

Loft rústico

As características industriais combinam bem também com uma decoração de loft rústico. Para deixar o local mais aconchegante você pode apostar em um loft rústico com tijolos à mostra e também com revestimentos e móveis de madeira. 

Os tons de marrom também ficam ótimos no loft rústico, assim como móveis de couro e mantas de tecidos naturais como linho e algodão. Para deixar o seu loft rústico ainda mais bonito, você pode também usar acabamentos de pedra e objetos de decoração de barro, cerâmica e cobre.

Loft com parede de tijolos expostos e chão de madeira Projeto de Casa Aberta
7. O projeto de Casa Aberta é um bom exemplo de loft rústico com parede de tijolos e chão de madeira

Loft pequeno

Ao contrário do que muitos pensam, existe sim loft pequeno. O conceito aberto é uma ótima forma de otimizar um imóvel pequeno e, no caso do loft pequeno, a interação entre os ambientes dá um visual bem diferente e moderno para o loft pequeno.

Uma boa dica para quem quer decorar um loft pequeno é pensar no espaço como um todo, com uma mesma paleta de cores para todo o imóvel. Outra recomendação indispensável é colocar a funcionalidade em primeiro lugar, apostando em móveis multifuncionais, principalmente nas “divisões” entre os ambientes do loft, como estante e aparador

Loft pequeno com mezanino Projeto de Casa Aberta
8. A pilastra de cimento serve como uma semi-divisão nesse loft pequeno. Foto: Casa Aberta

Usar móveis planejados pode ser a saída ideal para um loft pequeno. Isso permitirá que você tenha um mobiliário pensado exatamente para as suas necessidades e para as medidas que você tem disponíveis. 

E mesmo que seus móveis sejam convencionais, tenha atenção no espaço para circulação no seu loft pequeno. Para isso, faça uma distribuição harmoniosa dos seus itens de decoração e dê prioridade ao que é necessário.

Loft pequeno com cozinha americana cooktop e mesa acoplada Projeto de Joana e Manoela
9. A mesa acoplada à bancada da cozinha otimiza o espaço. Foto: Joana e Manoela

Loft com mezanino

Como dissemos anteriormente, o fato do loft ter o pé-direito bem alto permite fazer um “segundo andar” dentro dele, é assim que surge o loft com mezanino. Nesse mezanino, é comum que se coloque o quarto, pois assim se garante um pouco mais de privacidade para esse espaço. 

Ter um loft com mezanino proporciona também mais espaço para ser aproveitado no “térreo” para os demais cômodos da casa, como a cozinha e salas, podendo até mesmo investir em ambientes integrados deixando a casa ainda mais ampla como uma sala de estar junto com a cozinha americana, por exemplo.

Ter um loft com mezanino proporciona também mais espaço para ser aproveitado no “térreo” para os demais cômodos da casa, como a cozinha completa e as salas.

Loft com mezanino e sala e cozinha no térreo Projeto de Carla Cuono
10. Loft com mezanino com sala e cozinha no térreo e quarto na parte de cima. Foto: Carla Cuono

Ah, o loft de apenas um pavimento costuma ser muito bem iluminado pelas janelas amplas com trancas. No loft com mezanino, para o segundo andar não atrapalhar a iluminação dos ambientes embaixo dele, aposte em lustres, pendentes ou mesmo em pontos de luz. De preferência escolha lâmpadas de luz branca.

Loft com mezanino e escada de metal preta Projeto de Triplex Arquitetura
11. Os trilhos com spots deixou o ambiente embaixo do mezanino mais bem iluminado no loft. Foto: Triplex Arquitetura

Dicas para ter um loft decorado maravilhoso

Selecionamos as melhores dicas para você aprender a decorar seu loft e garantir um ambiente sensacional.

Escolha móveis funcionais

Compre móveis pequenos e funcionais para usar no loft. É a melhor forma de garantir uma boa circulação do ambiente e garante uma melhor amplitude do ambiente.

Aposte no minimalismo

Não precisa encher o loft com objetos decorativos. Invista no básico, que represente a sua personalidade e garanta que o loft seja perfeito e agradável para você.

Móveis como divisórias

Use os próprios móveis como divisória de ambientes no loft decorado, como sofá, poltronas decorativas e até mesmo estantes de livros e enfeites.

Confira nossa galeria com mais modelos de loft

Loft com quarto e área de trabalho no mezanino Projeto de Laura Santos
12. Mezanino com quarto e área de trabalho no loft. Foto Laura Santos
Loft com visual bem rústico Projeto de Jean Felix
13. Loft com visual rústico e decoração simples. Foto Jean Felix
Loft com divisória entre quarto e cozinha Projeto de Marilia Veiga
14. Os lofts podem ser completamente abertos ou ter algumas poucas divisórias. Foto: Marilia Veiga
Loft com paredes de tijolos e encanamentos à mostra Projeto de Studio Scatena
15. Loft industrial com escada de metal e guarda-corpo de vidro decorado com parede de tijolo à vista. Foto: Studio Scatena
Loft com piso de taco Projeto de Juliana Pippi
16. Tenha cuidado para não lotar o seu loft pequeno. Foto: Juliana Pippi
Loft com janelas amplas e decoração rústica Projeto de Urbano Studio
17. O sofá e as poltronas de couro dão um toque bem rústico à decoração do loft com paredes de vidro. Foto: Urbano Studio
Loft com bicicleta e malas embaixo da escada Projeto de Flávia Portela
18. Você pode aproveitar o espaço embaixo da escada para colocar a sua bicicleta, por exemplo. É super funcional no loft. Foto: Flávia Portela
Loft com buffet abaixo da escada Projeto de Diego Revollo
19. Dá também para aproveitar esse espaço do loft com um buffet ou outro móvel. Foto: Diego Revollo
Loft com toques de cor em objetos de decoração Projeto de Rico Mendonça
20. Loft industrial com toques de cor em objetos de decoração. Foto: Rico Mendonça
Loft com divisão de madeira no quarto Projeto de Juliana Pippi
21. O conceito aberto do loft é super interessante e diferente. Foto: Juliana Pippi
Loft com cozinha americana com bancada e banquetas altas Projeto de Juarez Machado e Rico Mendonça
22. Loft com cozinha americana com bancada e banquetas altas. Foto: Juarez Machado e Rico Mendonça
Loft com cozinha americana ligada à sala por uma mesa de madeira Projeto de Laura Santos
23. Nesse loft a cozinha e a sala são ligadas por uma mesa de madeira. Foto: Laura Santos
Loft com cozinha planejada com lavanderia ligada à sala Projeto de Renata Romeiro
24. Neste projeto de loft a cozinha, a lavanderia e a sala são integradas – Foto: Renata Romeiro
Loft com predomínio de tons de cinza Projeto de Juliana Pippi
25. Usar quadros na decoração do loft dá a ele um ar artístico. Foto:  Juliana Pippi
Loft com cozinha planejada com lavanderia ligada à sala Projeto de Renata Romeiro1
26. Do outro lado, vemos que a cama também está no mesmo espaço do loft.
Loft com divisória de concreto Projeto de Rico Mendonça
27. Nesse loft, há uma divisória de concreto e revestimento em madeira. Foto: Rico Mendonça
Loft com divisória vazada branca e decoração colorida Projeto de Juliana Pippi
28. Loft amplo com divisória vazada branca e decoração colorida. Foto: Juliana Pippi
Loft aberto e colorido Projeto de Juliana Pippi
29. Dá também para usar cores chamativas na decoração d0 loft moderno. Foto: Juliana Pippi
Loft com luminárias pendentes Projeto de Marilia Veiga
30. As luminárias pendentes iluminam a bancada do loft pequeno. Foto: Marilia Veiga
Loft com mezanino e escada de madeira e parede de tijolinho Projeto de Anna e Anderson
31.  Decoração sofisticada para loft com mezanino e escada de madeira. Foto: Anna e Anderson
Loft com quarto aberto sem divisão do banheiro Projeto de Gisele Taranto
32. Quarto aberto sem divisão com o banheiro para loft com jardim vertical. Foto: Gisele Taranto
Loft com quarto colorido amplo Projeto de Léo Shehtman
33. Quarto colorido amplo no loft moderno.  Foto: Léo Shehtman
Loft com quarto de casal com biombo metálico como divisória Projeto de Brunete Fraccaroli
34. Loft com quarto de casal com biombo metálico como divisória. Foto:  Brunete Fraccaroli
Loft com quarto de casal com espelho na parede Projeto de Denise Macedo
35. No quarto, o espelho na parede dá maior sensação de amplitude no loft decorado. Foto: Denise Macedo
Loft com sala de banho aberta com banheira de concreto Projeto de Gisele Taranto
36. Lofts decorados com sala de banho aberta com banheira de concreto. Foto:  Gisele Taranto
Loft com escada de metal na parede Projeto de Urbano Studio
37. Lofts com escada de metal na parede. Foto: Urbano Studio
Loft com escada reta de metal e mezanino como quarto Projeto de Diego Revollo
38. A escada reta de metal combina com o material do mezanino e é um estilo muito comum em lofts industriais. Foto: Diego Revollo
Loft com mesa de jantar acoplada à bancada Projeto de Diego Revollo
39. Loft com cortina branca na janela ampla e cozinha planejada. Foto: Diego Revollo
Loft com mesa de madeira acoplada à bancada de cozinha Projeto de Diego Revollo
40. Loft com mesa de madeira acoplada à bancada de cozinha toda cinza. Foto: Diego Revollo
Loft com janelas amplas Projeto de Teia Arch Decor
41. Loft pequeno com janelas amplas e paredes de tijolo. Foto: Teia Arch Decor
Loft com janelas amplas de vidro Projeto de Gisele Taranto
42. Loft com janelas amplas de vidro decorado com sofá branco. Foto: Gisele Taranto
Loft com quarto no mezanino Projeto de Carla Cuono
43. Quarto no mezanino com parede espelhada são tendências em lofts. Foto: Carla Cuono
Loft com quarto integrado ao banheiro Projeto de Rico Mendonça
44. Quarto integrado ao banheiro do loft decorado. Foto: Rico Mendonça
Loft com salas e cozinha integradas Projeto de Denise Macedo
45. Salas e cozinha integradas para decoração de loft clean e moderno todo branco. Foto: Denise Macedo
Loft com parede de tijolo pintada de cor clara Projeto de Diego Revollo
46. Parede de tijolo pintada de cor clara no loft decorado. Foto: Diego Revollo
Loft com parede espelhada em sala integrada Projeto de Fabiana Montandon
47. Loft com parede espelhada em sala integrada e decorada com trilho de luz. Foto:  Fabiana Montandon
Loft com salas integradas com vários ambientes Projeto de Decoradoria Decoração Online
48. Salas integradas com vários ambientes em loft pequeno. Foto: Decoradoria Decoração Online
Loft com salas integradas Projeto de Liliana Zenaro
49. Decoração simples para loft pequeno com salas integradas e janelas amplas. Foto: Liliana Zenaro
Loft com cozinha americana com bancada estampada Projeto de Pietro Terlizzi
50. Cozinha americana com bancada estampada para decoração de loft moderno e aconchegante. Foto: Pietro Terlizzi
Loft em prédio Projeto de Pietro Terlizzi
51. Apartamento com decoração inspirada em loft. Foto: Pietro Terlizzi
Loft com semi divisória de madeira entre salas Projeto de Flávia Portela
52. Loft com semi divisória de madeira entre salas. Foto: Flávia Portela
Loft com escada de madeira e de metal Projeto de Urbano Studio
53. Loft com escada de madeira e de metal com decoração moderna. Foto: Urbano Studio
decoração clean para loft com móveis planejados Foto Chaves na Mão
54. Decoração clean para loft com móveis planejados – Foto: Chaves na Mão
decoração em tons neutros para loft com estilo neutro Foto Pinterest
55. Invista nas cores neutras e decoração clean para lofts pequenos – Foto: Pinterest
decoração minimalista para loft todo branco Foto Pinosy
56. Decoração minimalista para loft todo branco – Foto: Pinosy
decoração para loft com cimento queimado e detalhes em madeira Foto Decor Ideias
57. O estilo industrial é muto presente na decoração de lofts – Foto: Decor Ideias