1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. 10 Projetos de Área de Serviço Simples e Dicas de Como Montar a Sua

10 Projetos de Área de Serviço Simples e Dicas de Como Montar a Sua

A área de serviço simples é um dos cômodos mais importantes para a manutenção da casa, por isso, precisa contar com acessórios, eletrodomésticos e móveis práticos e funcionais que facilitem as atividades de limpeza.  

O problema é que a área de serviço simples pode contar com pouco espaço. Logo, as etapas de decoração se tornam um desafio para aqueles que buscam criar um ambiente personalizado, prático e funcional. 

Pensando nisso, compartilhamos, a seguir, diversas dicas de como montar esse cômodo, além de apresentar projetos criativos para te inspirar. Confira! 

1. Área de serviço simples precisa ser prática e funcional no dia a dia – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Diego Wic @diegowicfoto

Como montar uma área de serviço simples? 

Para montar uma boa área de serviço simples é preciso levar em consideração alguns fatores importantes, como pode conferir neste tópico. 

Defina as funções da sua área de serviço simples

2. Crie a sua área de serviço simples considerando as atividades realizadas no local – Projeto: Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores | Foto: Evelyn Muller

Antes de elaborar o projeto, é necessário avaliar quais atividades serão realizadas no local. Você pretende incluir uma lava e seca ou apenas uma máquina de lavar? 

As roupas lavadas serão estendidas na área de serviço simples? Você vai guardar produtos e eletroportáteis de limpeza no cômodo? Pretende passar roupas no local? Com essas perguntas respondidas, é possível projetar e aproveitar cada espaço de forma inteligente e otimizada.

Escolha móveis versáteis e funcionais

3. Móveis versáteis facilitam a organização no dia a dia da área de serviço simples – Projeto: Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores | Foto: Monica Assan

Para aqueles que não querem investir em bancadas e armários feitos sob medida, a dica é escolher peças multifuncionais vendidas a pronta-entrega no mercado. 

Em lojas e departamentos, é possível encontrar modelos de armário que já vêm com tábua de passar roupa e cabideiro embutido, enquanto outros modelos de armário contam com divisórias internas que facilitam a organização de produtos de limpeza e eletroportáteis, usados como aspirador de pó.

Aproveite a parede e o teto do cômodo

4. Ganchos, prateleiras e nichos podem ser instalados para otimizar o espaço da área de serviço simples – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Mariana Camargo

Uma das dicas mais valiosas é aproveitar o espaço vertical do cômodo para fixar armários aéreos funcionais, prateleiras, ganchos de parede, nichos e porta-objetos. 

Além disso, se o ambiente permitir, procure instalar um varal de teto para facilitar a secagem de roupas na área de serviço simples. 

Aposte em pisos e revestimentos de parede de fácil limpeza

5. Porcelanato, azulejos e ladrilhos hidráulicos são fáceis de limpar e podem ser usados na área de serviço simples – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

Viva Decora Profissionais
Por se tratar de um ambiente que concentra grande parte da sujeira do imóvel, uma vez que os resíduos são descartados no local, recomendamos investir em revestimentos de cerâmica ou porcelanato, pois são fáceis de limpar. Azulejos e ladrilhos hidráulicos também são boas opções.  

Invista em vasos de plantas na área de serviço simples

6. Plantas como samambaias e peperômias dão um toque de vivacidade para a área de serviço simples – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

As plantas, além de trazerem frescor e alegria para a área de serviço simples, quebram muitas vezes a monotonia das cores do ambiente. 

Então, procure investir em vasos suspensos ou jardins verticais na área de serviço simples. Samambaias, peperômias e diferentes tipos de cactos e suculentas são algumas das espécies que podem ser cultivadas no local. 

Vale ressaltar que, caso sua área de serviço não seja muito iluminada, as plantas artificiais podem ser as melhores opções.

Como criar uma área de serviço pequena e simples?

7. Área de serviço simples pequena e integrada com a cozinha – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

É comum que a área de serviço pequena e simples conte apenas com móveis, acessórios e eletrodomésticos básicos para o funcionamento do cômodo. 

Tanquinho, máquina de lavar, armário aéreo e um cesto de roupa suja geralmente são peças que podem ser encontradas nesse local. 

O que colocar na área de serviço simples, pequena e planejada? 

8. Porta de correr de madeira ripada economiza espaço e oferece ventilação se sacrificar a privacidade na área de serviço simples – Projeto: SP Estúdio Arquitetura | Foto: Nathalie Artaxo

Com os imóveis cada vez menores, é comum que as pessoas passem a optar pelo projeto de área de serviço simples, pequena e planejada. 

Isso porque esse modelo de área de serviço compacta e feita sob medida aproveita cada centímetro quadrado do cômodo. 

Em muitos projetos, a área de serviço fica escondida dentro de um armário. Portas de correr e a famosa porta camarão são muito usadas para camuflar a presença do cômodo. 

Como fazer uma cozinha com área de serviço simples e pequena?

9. O azul se destaca em meio a tons sóbrios nesta área de serviço simples – Projeto: Bianchi & Lima Arquitetura E Interiores | Foto: Julia Ribeiro

A maioria dos apartamentos conta com cozinha integrada à área de serviço. Nesse caso, é preciso que a decoração seja pensada de forma conjunta para que ambos os espaços possam ser mais práticos e funcionais no dia a dia. 

Para a divisória dos ambientes, tanto a porta de vidro quanto o cobogó são excelentes opções. Além disso, é comum que os móveis desses ambientes sejam planejados com bancada feita sob medida, tanque embutido e nicho específico para máquina de lavar.

O que colocar na área de serviço externa simples?

10. Área de serviço simples planejada com tons neutros + lavadora de roupas em inox – Foto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi @marianaorsifotografia

A construção da área de serviço externa simples também requer cuidados especiais, visto que o local pode sofrer com intempéries, como chuva, vento ou sol.  

Por isso, procure investir em uma porta retrátil (feita de alumínio, vidro canelado ou vidro jateado) ou na instalação de um toldo de lona para que os eletrodomésticos e demais produtos fiquem protegidos.

Pronto, você já sabe como montar a sua área de serviço simples. Neste post, você conferiu projetos inspiradores de Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores, SP Estúdio Arquitetura, Mari Milani + Arquitetas, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura e Mandril Arquitetura!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Mesa de Jantar Pequena: 10 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor para o Seu Espaço

Casa rústica: +16 Ideias Para Te Inspirar a Construir ou Decorar

Sofá Vermelho: Cores Que Combinam Com a Peça +10 Modelos Lindos

Espelho na Sala: +10 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

Deixe um comentário

1 Comentário em "10 Projetos de Área de Serviço Simples e Dicas de Como Montar a Sua"

[…] Fonte: vivadecora Author: Nathalia Inson […]

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36