1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Armário de cozinha planejado para a sua necessidade

Armário de cozinha planejado para a sua necessidade

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa. Além disso, não há nada melhor do que estar em um ambiente prático, funcional e com tudo ao seu alcance. Segundo Rafael Fernandes, sócio proprietário da Primo’s Móveis, uma das vantagens de fazer um armário de cozinha planejado é poder aproveitar melhor o espaço. “Fica um ambiente mais bonito e um local mais confortável de estar no dia a dia”.

Medidas da cozinha

Tenha em mãos as medidas da cozinha planejada, além de marcar onde estarão localizadas possíveis portas e janelas. É importante ter uma ideia de como quer a disposição dos armários de cozinha planejados.

Seu projeto, suas necessidades

Na hora de planejar seu armário, faça uma lista de tudo o que precisa ser acomodado. Se pensa em combinar eletrodomésticos com os armários de cozinha planejados, não esqueça de levar em consideração as medidas na hora em que estiver desenvolvendo seu projeto.

Altura

Pense na altura de quem vai utilizar o armário planejado durante a maior parte do tempo e projete prateleiras e nichos nos locais mais altos para guardar itens que pouco utilizará. “Se você mora em uma casa em que o pé direito (altura do chão ao teto) é de 2.80 metros de altura e quer uma cozinha com fechamento de teto, é preciso ter em mente que será necessário algum equipamento – como uma escada – para alcançar os armários mais altos”, orienta Fernandes.

Tipo de madeira e espessura

O mercado de móveis planejados trabalha comumente com dois tipos de madeira: MDF e o MDP. A diferença entre o MDF e o MDP está na densidade. O MDP é formado por partículas de madeira, que são prensadas em duas camadas de resina. Já o MDF são folhas de madeira, que também são prensadas. Normalmente, as lojas trabalham com espessura de 15 mm em prateleiras e portas de um armário de cozinha planejado.

Ferragens e acessórios

Dê prioridade para dobradiças e corrediças de aço inoxidável, que não enferrujam com a umidade ou com resíduos de alimentos. As corrediças telescópicas evitam que as gavetas do armário saiam no momento em que são puxadas. Há corrediças mais modernas, como as com amortecedor, que fecham sozinhas, ou ainda as invisíveis.

Nas chamadas portas basculantes, recomenda-se o uso do pistão a gás, que facilita a abertura de portas e freia o fechamento, impedindo que ela bata e danifique. Para os puxadores do armário de cozinha planejado, há desde os chamados “ABS”, compostos por plástico, até alumínio e aço inoxidável.

Acabamentos

Para fazer seu armário de cozinha planejado, tudo depende de quanto pretende gastar. Um projeto totalmente branco, por exemplo, é mais barato do que um em que se utilizem diversas cores de vidros e acabamento em laca.

Caso queira utilizar pedras como granito ou mármore, verifique com o fornecedor se os móveis serão fixados na parede. Assim, você não corre o risco de eles não suportarem o peso. Você pode ainda fazer o fechamento da parte inferior do armário de cozinha planejado utilizando as pedras, o que garante não só a sustentação, como a estética e a limpeza do local.

Texto escrito por  Primo’s Móveis,  fornecedora-parceira  da PROCOMPRA, plataforma de intermediação de serviços de móveis planejados.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cozinha americana com balcão colorido

Cozinha Colorida: 10 Dicas para Ter a Sua +100 Modelos

decoração para cozinha branca com tapete pequeno em frente ao fogão  Foto Make Space

Tapete Para Cozinha: Como Escolher +65 Modelos para Inspirar Você

decoração clean para cozinha corredor com armários planejados brancos e bancada com proteção de vidro Foto Clifton Leung Design Workshop

Cozinha Corredor: Saiba como Otimizar o Espaço +65 Modelos

nichos decorativos para cozinha pequena

Nichos para Cozinha: +65 Modelos para Organizar e Decorar a sua Cozinha

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz