1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Armário de Quarto: Conheça Modelos e Escolha o Ideal +55 Inspirações

Armário de Quarto: Conheça Modelos e Escolha o Ideal +55 Inspirações

Junto com a cama, o armário de quarto é um dos móveis mais importantes para a decoração desse ambiente. Por ser um móvel grande, ele chama a atenção e, por isso, é importante saber escolher a opção ideal para dar harmonia ao décor.

Armário de quarto de casa de marcenaria com portas brancas e de madeira crua Projeto de Iná Arquitetura
1. O armário de quarto é importante para a decoração e organização do cômodo. Projeto de Iná Arquitetura

Conhecer a variedade de modelos de armário de quarto é essencial na hora de decidir qual você vai usar no seu cômodo e, por isso, selecionamos mais de 50 imagens para inspirar o seu projeto. Além disso, vamos dar também ótimas dicas de como selecionar o melhor armário para quarto. Confira!

Armário de quarto de casal com cabeceira e cama embutida Projeto de Eduardo Paiva
2. Descubra qual modelo de armário de quarto mais se encaixa no que você precisa. Projeto de Eduardo Paiva

Assista o vídeo com dicas profissionais de como escolher armário de quarto

Saiba como escolher o seu armário de quarto

Armários de duas, quatro, seis portas, em madeira, MDF, com portas de abrir, de correr… Realmente a diversidade de modelos de armário de quarto é imensa, mas com as nossas dicas vai ficar mais fácil selecionar o que mais se encaixa na sua casa.

Quarto de menina rosa com armário de quarto branco Projeto de Brunete Fraccaroli
3. Com as nossas dicas, a escolha do seu armário de quarto vai ficar muito mais simples. Projeto de Brunete Fraccaroli
  1. Escolha o local: saber exatamente onde vai colocar o seu armário para quarto pode influenciar muito na hora da decisão. Afinal, você pode escolher um armário de parede para quarto, um armário aéreo para quarto ou até mesmo um closet;
  2. Meça o espaço disponível: essa etapa é importantíssima. Com as medidas em mãos, você poderá escolher um armário para quarto que se encaixe perfeitamente no seu ambiente;
  3. Saiba tudo o que será guardado no armário: saber a quantidade de roupas, jogo de cama, sapatos e afins que você vai guardar dentro do armário de quarto é essencial para escolher um modelo que tenha uma quantidade de compartimentos (portas, nichos, gavetas, prateleiras etc) que comporte tudo;
  4. Pense na decoração como um todo: para escolher o visual do seu armário de quarto, recomendamos que você pense nos outros móveis do cômodo, nas cores usadas e, claro, nas suas preferências de design e estilo, assim toda a decoração fica harmoniosa;
  5. Pesquise bastante: com uma ideia mais clara do tamanho e do design que você quer para o seu armário de quarto de casal, de solteiro, infantil ou quarto de bebê, visite lojas online e físicas para comparar preços e modelos.
Armário de quarto de bebê branco em cômodo com decoração clean Projeto de Start Arquitetura
4. Conheça os modelos de armário de quarto antes de escolher o seu. Projeto de Start Arquitetura

Atenção aos tipos de portas

Além das dicas gerais que demos anteriormente, algumas recomendações mais específicas podem fazer a diferença para escolher o armário de quarto ideal. Os tipos de portas, por exemplo, são bem mais relevantes do que você pode imaginar.

  • Portas de abrir: são as mais comuns, mas podem não ser as mais indicadas para ambientes pequenos. Elas exigem uma área livre de no mínimo 80 cm à frente para serem completamente abertas, mas, por outro lado, permitem visualizar todo o interior do armário de quarto ao serem abertas todas as portas;
Armário de quarto de bebê com portas de abrir e estampa de listras verticais Projeto de Jordana Gabrielli
5. Tenha certeza que ainda terá espaço para circulação mesmo com as portas do armário de quarto abertas. Projeto de Jordana Gabrielli
  • Portas de correr: são aquelas que abrem deslizando e por isso dispensam essa área livre exigida pelo modelo anterior, o que as torna mais adequadas para espaços menores. Por outro lado, esse tipo de armário para quarto não permite visualizar todo o interior de uma vez, pois não é possível abrir todas as portas de uma vez;
Armário de quarto de casal embutido com portas de correr e espelho Projeto de Patricia Hagobian
6. Quando você abre uma porta de correr, ela fica à frente ou atrás da outra. Projeto de Patricia Hagobian
  • Portas dobráveis: as portas sanfonadas ou camarão são aquelas que deslizam sobre trilhos como as anteriores mas, ao serem abertas, se dobram e “diminuem” de tamanho. Isso permite abrir todo o armário de quarto e visualizar todo o seu interior.
Armário de quarto com porta de dobrar branca e de abrir de madeira Foto de NetStudios
7. Nesse armário de quarto temos o uso de uma porta de dobrar e outra de abrir. Foto de NetStudios

Além da forma de abrir, o material das portas do armário de quarto também podem fazer influenciar a sua decisão. Por exemplo, as portas transparentes, feitas de vidro ou plástico, passam uma maior sensação de amplitude e, por isso, podem ser muito bem aproveitadas em ambientes reduzidos.

Armário de quarto embutido com porta de correr transparente de ferro Foto de Pinosy
8. Armário de quarto embutido com porta de correr de ferro e vidro. Foto de Pinosy

Os modelos de armário de quarto com portas de vidro facilitam ainda a visualização das roupas, peças de cama, mesa e banho, sapatos e têm um visual bem elegante e clean, mas exigem mais organização dos moradores, pois não vão esconder as bagunças que podem se acumular no dia a dia.

Armário de quarto com portas de vidro Foto de Klick Yes
9. Pelo armário de quarto transparente é perfeitamente possível ver todo o interior mesmo com as portas fechadas. Foto de Klick Yes

Outra boa opção é o armário para quarto com portas espelhadas. Sofisticadas, as portas com espelho também dão mais sensação de amplitude ao quarto, pois duplicam visualmente o espaço e também refletem a iluminação.

Armário de quarto com portas espelhadas Projeto de Sueli Zapparolli
10. Nessa foto vemos bem o efeito dado pelo armário de quarto com portas espelhadas. Projeto de Sueli Zapparolli

Profundidade e altura

Alguns itens internos do armário de quarto precisam de uma profundidade e altura mínimas e é importante saber isso para calcular o espaço que o armário de quarto vai ocupar no seu cômodo.

Armário de quarto embutido com portas de correr Foto de Alexenne
11. Nesse armário de quarto embutido temos vários cabedeiros e divisórias. Foto de Alexenne

Cabideiro

A profundidade ideal para ter cabideiro no seu armário de quarto com porta de abrir é de 55 cm e no com porta de correr é entre 65 cm e 70 cm. Já a altura mínima para colocar blusas, saias e calças no seu cabideiro é entre 85 cm e 90 cm; camisas e blazers, entre 1,05 m e 1,10 m ; e vestidos e casacos longos, entre 1,30 m e 1,50 m.

Armário de quarto com cabideiros, prateleiras e gavetas Foto de Dayre
12. Em um cabedeiro é possível colocar camisas e blusas, no outro, vestidos. Foto de Dayre

Gavetas e sapateiras

A profundidade do armário de quarto para ter gavetas deve ser de no mínimo 50 cm. Já para ter uma sapateira para um par de sapatos deve ser entre 38 cm e 40 cm em armários com portas de abrir e entre 42 cm a 43 cm em armários com portas de correr. Se quiser colocar dois pares um atrás do outro, a profundidade deve ser entre 60 cm e 65 cm.

Armário de quarto com sapateiro Foto de Aaron Guides
13. Ter um sapateiro como esse é o sonho de muitas pessoas. Foto de Aaron Guides

Dicas extras para escolher o seu armário de quarto

Caso você more em um apartamento alugado e não possa fazer um armário de quarto embutido, uma boa saída é comprar um armário multiuso para quarto. E, se você investir um pouco mais para ter um armário multiuso para quarto mais resistente, terá também a garantia de que vai conseguir desmontar e remontar esse móvel quando se mudar sem que ele perca qualidade durante esse processo.

Armário de quarto multiuso pequeno e sapateira Foto de Bora Mobiliar
14. Armário multiuso para quarto e sapateira. Foto de Bora Mobiliar

Ah, e se você já tiver um armário e estiver precisando de mais espaço para guardar suas coisas, uma possibilidade pode ser comprar outros móveis, como cômodas, baús e araras para complementar o seu armário de quarto feminino. Dá também para usar nichos e prateleiras para aproveitar o espaço vertical.

Armário de quarto de menina com escrivaninha e gaveteiro combinando Projeto de Patricia Kolanian
15. Armário aéreo para quarto com escrivaninha e gaveteiro combinando. Projeto de Patricia Kolanian

E, na hora de escolher o seu armário de quarto de casal, recomendamos investir em um que tenha no mínimo quatro portas. Isso servirá para garantir que cada pessoa tenha seu próprio espaço dentro do armário de quarto de casal – o que pode evitar várias discussões.

Armário de quarto de casal de madeira com várias portas Foto de Firepont
16. Armário de quarto de casal bem amplo, ocupando toda a parede. Foto de Firepont

Já para um armário de quarto de solteiro pode ser menor, com duas portas. Nesse caso, a decisão vai depender mais da quantidade de coisas que você tem para guardar e no espaço disponível para colocar o armário.

Armário de quarto de solteiro estreito e alto Foto de Manoela Lustosa
17. Armário de quarto de solteiro estreito e alto. Foto de Manoela Lustosa

Galeria com mais lindas inspirações de armário de quarto

Armário de quarto embutido com portas dobráveis brancas Foto de Bedroom Furniture
18. Armário de quarto embutido com portas dobráveis brancas. Foto de Bedroom Furniture
Armário de quarto com portas de correr combinando com outros móveis Foto de Cameta
19. Armário de parede para quarto com prateleiras combinando. Foto de Cameta
Armário de quarto aberto com estrutura de ferro e madeira Foto de Cubo Planejado
20. Armário de quarto semiaberto com estrutura de ferro e madeira. Foto de Cubo Planejado
Armário de quarto de solteiro com portas espelhadas Projeto de Renata Cafaro
21. Quarto clean com armário com portas espelhadas. Projeto de Renata Cafaro
Armário de quarto de bebê com puxadores redondod Projeto de Ana Luisa Previde
22. Armário de quarto de bebê com puxadores redondos. Projeto de Ana Luisa Previde
Armário de quarto de casal com portas e paredes espelhadas Projeto de Zark Studio
23. Quarto de casal com portas do armário e paredes espelhadas. Projeto de Zark Studio
Armário de quarto de casal branco e prateleiras de madeira Projeto de RBP Arquitetura
24. Armário de quarto de casal branco com prateleiras de madeira embutidas. Projeto de RBP Arquitetura
Armário de quarto de casal cinza com painel de TV embutida Projeto de Ana Yoshida
25. Armário de quarto cinza com painel de TV embutido. Projeto de Ana Yoshida
Armário de quarto de casal de parede inteira Projeto de By Arquitetura
26. Armário de parede para quarto planejado. Projeto de By Arquitetura
Armário de quarto vintage rosa fucsia Projeto de Adriana Fornazari
27. Armário de quarto vintage em rosa fúcsia. Projeto de Adriana Fornazari
Armário de quarto azul com cama rosa e criado-mudo vermelho Projeto de Brunete Fraccaroli
28. Armário de quarto azul com cama roxa e criado-mudo vermelho. Projeto de Brunete Fraccaroli
Armário de quarto de casal de vidro bronze Projeto de Condecorar
29. Armário de quarto de casal com portas de vidro bronze. Projeto de Condecorar
Armário de quarto aéreo e prateleira combinando Projeto de Mauricio Karam
30. Armário aéreo para quarto cinza com prateleira combinando. Projeto de Mauricio Karam
Armário de quarto de casal com portas espelhadas Projeto de Maira Ritter
31. Armário de quarto de casal com portas espelhadas em frente à cama. Projeto de Maira Ritter
Armário de quarto de casal cinza claro em decoração clean com toques de cor Projeto de Renata Romeiro
32. Quarto com decoração clean e armário embutido com portas cinzas. Projeto de Renata Romeiro
Armário de quarto de casal com portas espelhadas integrado com sala de estar Projeto de Decoradoria Decoração Online
33. Quarto integrado à sala de estar com armário espelhado. Projeto de Decoradoria Decoração Online
Armário de quarto planejado com painel de TV Projeto de By Arquitetura
34. Armário de quarto planejado com painel de TV e prateleiras. Projeto de By Arquitetura
Armário de quarto de menina clean com decoração delicada Projeto de Helena Koki
35. Quarto de menina clean com decoração delicada e armário de quarto cinza claro. Projeto de Helena Koki
Armário de quarto de menina com portas espelhadas e decoração delicada Projeto de Nathalia Bilibio
36. Armário de quarto de menina com portas espelhadas e decoração delicada. Projeto de Nathalia Bilibio
Armário de quarto infantil aéreo com paredes azuis Projeto de Danyela Correa
37. Armário aéreo para quarto infantil com paredes azuis. Projeto de Danyela Correa
Armário de quarto de madeira planejado com berço embutido Foto de Webcomunica
38. Armário de parede para quarto planejado com berço embutido. Foto de Webcomunica
Armário de quarto de menino com aberturas que parecem janelas nas portas Projeto de Andrea Bento
39. Armário de quarto de menino com aberturas que parecem janelas nas portas. Projeto de Andrea Bento
Armário de quarto masculino branco com demais móveis de madeira Projeto de Gustavo Motta
40. Armário de quarto masculino branco com demais móveis de madeira. Projeto de Gustavo Motta
Armário de quarto vintage branco com treliças em algumas portas Projeto de Casa Aberta
41. Armário de quarto vintage branco com treliças em algumas portas. Projeto de Casa Aberta
Armário de quarto de solteiro com portas espelhadas e estante de madeira ao lado Projeto de Zark Studio
42. Armário de quarto de solteiro com portas espelhadas e estante de madeira ao lado. Projeto de Zark Studio
Armário de quarto de solteiro espelhado em ambiente pequeno Projeto de Danyela Correa
43. Armário de quarto de solteiro espelhado em ambiente pequeno. Projeto de Danyela Correa
Armário de quarto de solteiro jovem com decoração em tons de cinza Projeto de Tania Póvoa
44. Armário de quarto de solteiro jovem com decoração em tons de cinza. Projeto de Tania Póvoa
Armário de quarto com portas espelhadas e decoração colorida Projeto de Espartha
45. Armário de quarto com portas espelhadas e decoração colorida. Projeto de Espartha
Armário de quarto embutido com portas dobráveis Foto de Firepont
46. Armário de quarto embutido com portas dobráveis. Foto de Firepont
Armário de quarto com portas dobráveis em rosa Foto de Frans Space
47. Armário de quarto com portas dobráveis em rosa. Foto de Frans Space
Armário de quarto multiuso com parte aberta Foto de Koerich
48. Armário de quarto multiuso com partes abertas. Foto de Koerich
Armário de quarto modulado Foto de Lojas KD
49. Armário de parede para quarto modulado. Foto de Lojas KD
Armário de quarto multiuso com espaço para bolsas Foto de Móveis Henn
50. Armário de parede para quarto multiuso com espaços para bolsas. Foto de Móveis Henn
Armário de quarto com portas de correr pretas Foto de No Limits Furniture
51. Armário de quarto grande com portas de correr pretas. Foto de No Limits Furniture
Armário de quarto preto com ambiente claro Foto de RCF Design
52. Armário de quarto preto em ambiente claro. Foto de RCF Design
Armário de quarto azul com portas de abrir Foto de RCF Design
53. Armário de quarto azul combinando com parede da mesma cor. Foto de RCF Design
Armário de quarto branco com detalhes triangulares Foto de Só 1 Toque Design
54. Armário de quarto moderno com detalhes triangulares. Foto de Só 1 Toque Design
Armário de quarto com armário branco e portas espelhadas Projeto de Cristina Lembi
55. Armário de quarto branco com portas espelhadas. Projeto de Cristina Lembi

Confira algumas dicas de como escolher o armário ideal

Infográfico - Armário de Quarto
Infográfico – Armário de Quarto

Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br