1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Conheça os Arquitetos Famosos por Trás dos Prédios mais Conhecidos do Mundo

Conheça os Arquitetos Famosos por Trás dos Prédios mais Conhecidos do Mundo

Um prédio nunca é só um prédio, ele possui uma história de vida e de construção e em muitos casos carrega em suas paredes a responsabilidade de apresentar os traços de um novo tempo.

Por traz dessa responsabilidade estão os arquitetos, que além de auxiliar no desenvolvimento das grandes cidades e trabalhar pelo conforto e ergonomia de forma consciente, são responsáveis também por construir sonhos.

Prédios como o MASP, o COPAN ou até mesmo o Ópera House em Sidney são alguns edifícios emblemáticos que comprovam que de tijolo a tijolo é possível construir obras atemporais e quebrar paradigmas. Mas você imagina quem são os profissionais por trás dessas grandes obras arquitetônicas? Se sua resposta foi não, confira nossa lista de arquitetos responsáveis pelos mais famosos edifícios do mundo e entenda – ou tente entender – como funciona a mente por trás desses grandes feitos.

Arquitetos Famosos – Lina Bo Bardi – MASP

Inaugurado em 1968, o prédio do Museu de Arte de São Paulo é conhecido pelo seu design arrojado tanto para a época como para os dias de hoje. Considerado um marco na arquitetura do século XX, o edifício que fica na principal avenida de São Paulo (Avenida Paulista) é conhecido mundialmente por sua estrutura suspensa, leveza e uso de vidro e concreto.

A obra é mais uma das realizações da arquiteta Ítalo-Brasileira Lina Bo Bardi, que apesar de nascer na Itália viveu sua vida inteira no Brasil e é responsável por difundir um estilo de arquitetura que se preocupa com leveza e o convívio entre o meio e suas obras.

Entre seus edifícios mais conhecidos além do MASP, estão o Sesc Pompeia em São Paulo e a Casa de Vidro, local em que ela mesma morou com seu esposo, Pietro Maria Bardi, durante quase 40 anos. Além de edifícios, Lina passou por diversas fases em sua carreira e era considerada uma exímia artista trabalhando também com aquarelas e design do mobiliário.

Arquitetos Famosos - Lina Bo Bardi

Arquitetos Famosos – Lina Bo Bardi

Arquitetos famosos - Lina Bo Bardi - MASP

Arquitetos famosos – Lina Bo Bardi – MASP

Arquitetos Famosos - Lina Bo Bardi - MASP de baixo

Arquitetos Famosos – Lina Bo Bardi – MASP de baixo

Arquitetos Famosos – Oscar Niemeyer – COPAN

Projetado em meio ao crescimento de uma São Paulo de especulação imobiliária na década de 1960, o COPAN é um marco da cidade por sua grandiosidade e projeto arquitetônico completo.

O empreendimento possui 1.160 apartamentos, 20 elevadores, área comercial no térreo e garagem, mas chama atenção principalmente por sua estrutura e curvas que lembram uma onda, tradicionais dos projetos de Oscar Niemeyer.

Falando em Niemeyer, o arquiteto mais famoso do país, é também responsável por diversos outros edifícios famosos mundialmente como o Auditório do Ibirapuera e o Palácio do Planalto em Brasília e a sede nas Nações Unidas em Nova York.

Conhecido principalmente por seu estilo moderno e repleto de curvas, o profissional apresentou ao mundo um novo estilo arquitetônico, sendo influenciado por outros nomes, como Le Corbusier. Além de seu trabalho com edifícios, o arquiteto também produziu esculturas, mobiliário e gravuras ao longo de seus 102 anos de vida.

Arquitetos famosos - Oscar Niemeyer

Arquitetos famosos – Oscar Niemeyer

Arquitetos famosos - Oscar Niemeyer - COPAN

Arquitetos famosos – Oscar Niemeyer – COPAN

Arquitetos Famosos - Oscar Niemeyer - COPAN de baixo

Arquitetos Famosos – Oscar Niemeyer – COPAN de baixo

Arquitetos Famosos – Zaha Hadid – Maxxi (Museo Nazionale dele arti dell XXI Secolo)

Primeiro museu contemporâneo de arte da cidade de Roma, o Maxxi se difere por sua estrutura de ferro, concreto e vidro em meio a uma cidade repleta de ruínas.

O pioneirismo do projeto se estende também a arquiteta responsável: a Iraniana Zaha Hadid foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker de arquitetura e possui em seu currículo uma extensa lista de projetos que misturam linhas e curvas de maneira equilibrada e de acordo com um contexto do projeto.

Arquitetos famosos - Zaha Hadid

Arquitetos famosos – Zaha Hadid

Arquitetos Famosos - Zaha Hadid - Maxxi por dentro

Arquitetos Famosos – Zaha Hadid – Maxxi por dentro

Arquitetos famosos - Zaha Hadid - Maxxi de baixo

Arquitetos famosos – Zaha Hadid – Maxxi de baixo

Arquitetos Famosos – Leo Ming Pei – Pirâmide do museu do Louvre

Inaugurado em 1793, o museu do Louvre é um dos maiores e mais conhecidos, contendo em seu inventário obras como a Mona Lisa e um dos maiores acervos egípcios do mundo. Na década de 1980, passou por uma ampliação na qual incorporou um de seus mais conhecidos símbolos, a pirâmide de vidro projetada pelo arquiteto norte-americano Leo Ming Pei.

Com origem chinesa, Pei é um dos profissionais conhecidos mundialmente por usar formas simples e projetar grandes edifícios comerciais e áreas urbanas. Em seu currículo, possui projetos como a biblioteca memorial Kennedy, em Boston, e o arranha céu do Bank of China em Hong Kong.

Arquitetos famosos -Leo Ming Pei

Arquitetos famosos -Leo Ming Pei

Arquitetos famosos - Leo Ming Pei - Louvre

Arquitetos famosos – Leo Ming Pei – Louvre

Arquitetos famosos - Leo Ming Pei - Louvre de dia

Arquitetos famosos – Leo Ming Pei – Louvre de dia

Arquitetos Famosos – Jorn Utzon – Opera House

Um dos edifícios mais conhecidos do mundo, símbolo da Austrália, a Opera House de Sydney possui uma polêmica em sua criação.

O projeto elaborado pelo arquiteto dinamarquês, radicado na Finlândia, Jorn Utzon foi resultado de um concurso internacional de arquitetura em que o profissional venceu 231 candidatos. A obra, no entanto, demorou anos a ser construída e na metade do projeto, foi abandonada pelo seu idealizador, por conta de divergências em relação a acústica e o orçamento do projeto.

Concluída em 1973, o projeto arrojado com inúmeras curvas e uma estrutura impecável, ainda é o projeto mais importante da carreira de Utzon, que já foi detentor do prêmio mais importante da arquitetura no ano de 2003, o Prêmio Pritzker.

Arquitetos famosos - Jorn Utzon

Arquitetos famosos – Jorn Utzon

Arquitetos famosos - Jorn Utzon - Opera House

Arquitetos famosos – Jorn Utzon – Opera House

Arquitetos famosos - Jorn Utzon - Opera House de lado

Arquitetos famosos – Jorn Utzon – Opera House de lado

Marina Hortelan

Marina Hortelan é jornalista, apaixonada por decoração e entretenimento. Atua com produção de conteúdo no Viva Decora e acredita no poder da palavra como inspiração!

Confira também:

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Bonsai de frutas com uvas

Bonsai: Saiba Como Fazer e Cuidar +32 Imagens Lindas

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz