1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração +83 Inspirações

Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração +83 Inspirações

O azul é uma cor relacionada a sensações muito positivas como a tranquilidade, a serenidade e o relaxamento. Por esse e outros motivos, o azul é tão usado na decoração, e dentre seus tons mais populares, está o azul royal.

O azul royal é uma cor profunda e escura, porém, bem viva. É um tom naturalmente elegante, mas que pode ser usado tanto para dar mais seriedade a um ambiente quanto para deixá-lo mais alegre. A seguir vamos dar dicas de como fazer decoração azul royal. Confira e inspire-se com os exemplos que selecionamos!

Sala com tons de azul royal em quadros e puffs Foto Milla Holtz

1. Os tons de azul royal podem ser encontrados em objetos de decoração – Foto: Milla Holtz

Tons de azul royal

O próprio azul royal já é um tom de azul, porém, existem também tons de azul royal. Na verdade. são variações da cor azul royal, indo desde tons mais intensos a outros mais claros.

 

Para falar dos tons de azul royal é interessante dizer que existem dois azuis royais. O tradicional é mais escuro, porém, o azul royal que mais encontramos como inspirações na web é um pouco mais claro. Parecida, porém, menos escuro e intenso.

Sala com tons diferentes de azul royal na parede e no sofá Foto Elena Luka Home

2. A diferença entre os tons diferentes de azul royal tradicional e na web seria mais ou menos como esse na foto acima – Foto: Elena Luka Home

Outras variações que podemos listar como tons de azul royal são o azul bic, que é mais “elétrico” do que a cor azul royal, o azul marinho, que nesse caso é mais escuro e sério, e o azul cobalto, que é um pouco mais fechado.

Sala de estar com tapete com-tons de azul royal Foto SP Estúdio

3. Você pode mesclar os tons de azul na sua decoração – Foto: SP Estúdio

Além desse tons, podemos citar também outros dois tons de azul royal que são o queen blue, um tom médio, menos vivo que o royal, porém, ele é mais claro, e o azure, que é um tom mais claro e mais vivo, é um tom bem próximo a cor do céu limpo em um dia claro.

Sala de estar com tons de azul royal em vários pontos Foto Suite Arquitetos

4. O tom azure seria mais ou menos como o usado nesse quadro da foto – Foto: Suite Arquitetos

Assista o vídeo com dicas de como utilizar o azul royal na decoração

Cores que combinam com azul royal

Apesar de ser uma cor forte, o azul royal é, de certa forma, uma cor neutra. Isso porque ela pode ser combinada com muitas outras cores, desde as mais vibrantes até as cores mais discretas. Pensando em uma decoração com menos contraste, você pode usar o azul royal com outros tons de azul, que são com certeza cores que combinam com essa tonalidade.

Cadeiras em azul royal com puff de estofado Foto Brueckezumleben

5. Cadeiras em azul royal com puff de estofado turquesa com estampa branca com azul – Foto: Brueckezumleben]

Já para quem gosta de um visual mais chamativo, há também a possibilidade de combinar a cor azul royal com laranja, que nesse caso seria uma cor complementar. A dica para essa segunda opção de cores que combinam com azul seria escolher uma das cores como dominante e usar a outra apenas em alguns detalhes decorativos do ambiente.

Quarto de menino com parede azul royal com estampa de Tartarugas Ninjas Foto Pascali Semerdjian

6. Aqui podemos ver como o azul royal pode combinar bem com estampas de cores diversas – Foto: Pascali Semerdjian

Já se você quer usar a cor azul royal na decoração, porém, quer manter um visual mais clássico, uma das cores que combinam com o azul royal que você pode usar é o branco. E para uma decoração mais moderna, você também pode usar a cor azul royal com algum tom de cinza.

Quarto de solteiro com parede azul royal e branca Foto Duda Senna

7. A combinação de azul royal e branco deixa o quarto bem clean e bonito – Foto: Duda Senna

Dicas para fazer uma decoração azul royal

Para ficar mais fácil, vamos dividir nossas dicas de como fazer uma decoração azul royal por ambientes da casa. Mas o que podemos antecipar que serve para todos os cômodos é que você pode usar a cor azul royal em paredes inteiras ou apenas em alguns detalhes.

Quarto de solteiro com parede-com degradé do azul royal para o branco Foto Yamagata

8. Quarto de solteiro com parede com degradé do azul royal para o branco – Foto: Yamagata

Uma dica bem importante para utilizar a cor azul royal em espaços menores é tentar manter a cor em alguns detalhes, e não em uma parede inteira, por exemplo, porque isso pode acabar causando a impressão de que o ambiente é ainda menor, o que pode torná-lo claustrofóbico.

Quarto de bebê com parede azul royal e rosa Foto Meyer Cortez

9. A parede azul royal combinada com a parede cor de rosa dá uma suavidade para a decoração do quarto de bebê – Foto: Meyer Cortez

De forma geral, os tons mais escuros de azul, como o azul royal, costumam ser melhor aproveitados quando usados com moderação. Em excesso, esses tons de azul podem gerar angústia e tristeza ao invés de calma e tranquilidade.

Banheiro com paredes e teto em azul royal Foto Infoartweb

10. Como esse banheiro é amplo, as paredes e o teto em azul royal não deixam o ambiente com sensação de ser menor – Foto: Infoartweb

Decoração para quarto azul royal

A cor azul royal na decoração do quarto pode ser usada de muitas formas, ela pode estar presente nas paredes, nos móveis, em roupas de cama e também em objetos decorativos como almofadas, quadros e luminárias.

O ponto positivo de usar o azul royal na roupa de cama é que você vai precisar trocá-la frequentemente, o que uma excelente opção para não enjoar da tonalidade, mas caso você goste muito da cor azul royal, seria mais interessante investir em algo mais definitivo.

Cama com roupa de cama azul royal Foto Curlyque

11. Cama com roupa de cama azul royal -Foto: Curlyque

Outra forma de ter o azul royal na decoração do quarto é ter toda uma parede nessa tonalidade, porém, lembre-se das recomendações que fizemos anteriormente e tenha cuidado para não deixar seu quarto com um aspecto sobrecarregado.

Se for utilizar a cor azul nas paredes do quarto, dê preferência por manter a neutralidade no restante do ambiente, deixando cores como branco, bege e cinza claro nas outras paredes.

Parede azul royal em quarto sofisticado Foto NH Firefighters

12. A parede atrás da cama pintada de azul royal ficou ótimo e deu mais profundidade ao quarto amplo – Foto: NH Firefighters

Outra ideia para decoração azul royal no quarto é apostar em outros detalhes como cortinas e tapetes, que também é uma boa opção para quem se cansa fácil de uma decoração e gosta de mudar com frequência.

Além desses objetos, também é possível investir na decoração azul royal para quarto utilizando móveis, fica super charmoso.

Quarto de menino com tapete felpudo azul royal Foto Denise Dekor

13. Você pode também dar um toque de azul royal ao quarto utilizando um lindo e confortável tapete nessa tonalidade – Foto: Denise Dekor

Decoração para sala azul royal

A sala de estar é um dos ambientes mais frequentados da casa e também é um espaço para receber visitas e para relaxar, por isso, a cor azul royal é muito bem-vinda em sua decoração. Para deixar a sala de estar bem aconchegante, prefira utilizar a cor azul royal combinada com outros tons de azul ou com cores neutras como o branco, bege e cinza.

Sala de estar com mesa móveis e cortinas em azul royal Foto Militant Vibes

14. A sala de estar combina muito com os tons de azul royal – Foto: Militant Vibes

A sala de estar também pode receber móveis na cor azul royal. Uma ideia bem interessante é deixar de lado a ideia de sofás com cores mais neutras e tradicionais e investir em um sofá azul royal, dando um ar muito mais interessante para a decoração.

decoração para sala moderna com sofá azul royal Foto RP Interiores

15. O sofá pode dar um toque de mais personalidade para a decoração da sala de estar – Foto: RP Interiores

Caso você goste de um ambiente mais escuro, uma boa opção de decoração azul royal  para sala de estar é utilizar cortinas nessa cor, podendo até combiná-las com móveis também na cor azul, mas nesse caso é mais interessante quando a sala de estar é bem ampla, pois as cores escuras podem acabar passando a sensação de que ela é ainda menor.

Sala em tons de azul royal e mais escuros Foto Yandex

16. Cortina azul royal em sala dominada por tons escuros de azul – Foto: Yandex

Já no caso da sala de jantar, o azul royal pode aparecer de várias formas, desde as paredes ao jogos de jantar, cadeiras, móveis e luminárias. Para uma sala de jantar moderna, dê preferência para combinar a cor azul royal com cores como cinza  e preto, já para uma sala de jantar bem sofisticada, você pode escolher usar a poltrona azul royal no lugar das cadeiras na mesa de jantar.

Sala de jantar com poltrona azul royal em decoração bem sofisticada Foto Dining and Stools

17. A poltrona azul royal completou o ambiente sofisticado da sala de jantar – Foto: Dining and Stools

Decoração para cozinha azul royal

Na cozinha a decoração com azul royal costuma ser feita através dos armários e também da bancada. Mas a cor azul royal para decoração da cozinha também pode aparecer em revestimentos e piso, deixando-a muito mais charmosa.

Cozinha planejada com bancada azul royal Foto Brunete Fraccaroli

18. Bancada azul royal em cozinha com decoração em tons neutros e claros – Foto: Brunete Fraccaroli

Outra forma de usar o azul royal na decoração da cozinha se ela for integrada a sala de jantar é optar por cadeiras que sejam nessa tonalidade, ou mesmo usar uma mesa azul rouyal, dando muito mais personalidade aos ambientes.

Abaixo você pode se inspirar com uma cozinha com sala de jantar integrada que possui uma decoração clássica e bem sofisticada, onde o azul royal foi combinado com tons de dourado, deixando o ambiente mais elegante.

Cozinha integrada à sala com bancada e cadeiras azul royal Foto House Decorates

19. Cozinha integrada à sala com bancada e cadeiras azul royal e lustre dourado – Foto: House Decorates

Decoração para banheiro azul royal

O azul royal também é muito utilizado para projetos de banheiro e lavabo, e a forma mais comum de encontrá-lo nesse ambiente é em revestimentos como pastilhas, porém, é importante lembrar que tem outras formas de usar o azul royal na decoração do banheiro e deixar esse ambiente com um estilo bem interessante.

Banheiro com pastilhas em azul royal Foto Aquiles Nicolas Kilaris

20. Decoração para banheiro moderno com pastilhas em azul royal – Foto: Aquiles Nicolas Kilaris

Para um banheiro mais compacto, o azul royal fica muito interessante quando utilizado em uma única faixa de pastilhas, mas além disso também pode-se utilizá-lo em outros detalhes como nichos, objetos decorativos e no tapete.

Já o gabinete na cor azul royal fica melhor em banheiros amplos, principalmente quando se usa outras cores fortes para decorar esse ambiente, mas se for um banheiro bem clean, o azul royal no armário também fica muito charmoso.

CFoto Bernal Projetos

21. Banheiro simples decorado de silestone na cor azul royal brilhante – Foto: Bernal Projetos

Confira a galeria com mais inspirações de decoração azul royal

Banco de madeira com almofadas em azul royal Foto Condecorar

22. As almofadas também podem levar um toque de azul royal para a decoração – Foto: Condecorar

Armários e paredes em azul royal Foto The Norbandys

23. Decoração moderna para cozinha com armário azul royal – Foto: The Norbandys

banquetas azul royal Foto ArchDaily

24. Banquetas azul royal para compor a decoração de ambiente clean – Foto: ArchDaily

c Foto Home Field Brewing

25. Banheiro com parede azul royal e predominância do branco no restante da decoração – Foto: Home Field Brewing

Banheiro com parede azul royal Foto EZ Pass

26. Banheiro com parede azul e decoração escura – Foto: EZ Pass

banheiro decorado com gabinete azul royal Foto Zozu

27. Banheiro decorado com gabinete pequeno azul – Foto: Zozu

Guarda sol azul royal com branco Foto Olegário de Sá

28. Guarda-sol azul royal com branco – Foto: Olegário de Sá

cozinha moderna decorada com armário azul royal e ilha de cimento queimado com bancada de madeira Foto Mauricio Gebara Arquitetura

29. A cor azul royal se harmoniza perfeitamente com ambientes modernos – Foto: Mauricio Gebara Arquitetura

Cozinha planejada com armário aéreo azul royal Foto Morar Mais Por Menos Goiânia

30. Cozinha planejada com armário aéreo azul e azulejos – Foto: Morar Mais Por Menos Goiânia

Cozinha planejada com móveis em azul royal Foto Espaço AU

31. Cozinha planejada com móveis em azul e branco – Foto: Espaço AU

decoração azul royal para cozinha com sala de jantar integrada Foto Pinterest

32. Utilize o azul royal com outras cores vibrantes para uma decoração mais alegre – Foto: Pinterest

decoração azul royal para sala de estar com estante planejada Foto Mariana Lobo

33. Decoração azul royal para sala com estante de madeira planejada – Foto: Mariana Lobo

decoração azul royal para sala de jantar com cozinha integrada Foto The Interior Directory

34. Cozinha com sala de jantar integrada decorada com cadeiras e armários na cor azul royal – Foto: The Interior Directory

decoração cozinha moderna planejada com armário azul royal e bancada laranja Foto Pinterest

35. É possível utilizar a cor azul royal com outras cores bem vibrantes como o laranja – Foto: Pinterest

decoração cozinha moderna planejada com armário azul royal Foto Norbandys

36. Os detalhes em inox deixa a cozinha azul royal mais moderna – Foto: Norbandys

decoração cozinha planejada branca e azul royal Foto Samara Barbosa Arquitetura

37. Decoração para cozinha planejada com armários brancos e revestimento azul royal – Foto: Samara Barbosa Arquitetura

c Foto Pinosy

38. Decoração para cozinha com armário azul e branco – Foto: Pinosy

decoração para cozinha planejada com armário azul royal Foto Wisma Home

39. Cozinha planejada ampla decorada com armário azul royal e luminária pendente – Foto: Wisma Home

Decoração para cozinha planejada com piso e armário azul royal Foto Alessandro Guimarúes

40. Além dos móveis, o azul royal também pode aparecer em revestimentos como azulejos e pisos – Foto: Alessandro Guimarúes

decoração para quarto com beliche azul royal Foto Pinosy

41. Decoração para quarto de solteiro com beliche azul royal – Foto: Pinosy

cFoto Tiny DT

42. Sala integrada decorada com sofá azul royal e almofadas estampadas – Foto: Tiny DT

decoração sala de estar com sofá branco e poltronas azul royal Foto Fernanda Marques

43. Decoração para sala de estar com sofá branco e poltronas azul royal – Foto: Fernanda Marques

Decoração sala de jantar com mesa de madeira e luminária pendente azul royal Foto Otimizi - Otimizi Ambientes

44. Decoração sala de jantar moderna com mesa de madeira e luminária pendente azul royal – Foto}: Otimizi – Otimizi Ambientes

decoração varanda gourmet com churrasqueira e azulejo azul royal Foto Otimizi - Otimizi Ambientes

45. Varanda gourmet decorada com revestimento azul royal e mesa de madeira com luminária brancas – Foto: Otimizi – Otimizi Ambientes

Sofá azul royal em sala com parede escura Foto PTBurnem

46. Sofá azul em sala com parede escura – Foto: PTBurnem

Sala com sofá azul royal e tapete em zigzag Foto Ark2 Arquitetura

47. Decoração para sala com sofá azul e tapete em ziguezague – Foto: Ark2 Arquitetura

Sala com parede azul royal com quadros decorativos Foto Casa da Grazi

48. Decoração azul royal para sala com sofá branco e quadros na parede – Foto: MMPM

lavabo pequeno decorado com gabinete azul royal e iluminação de led Foto Pinterest

49. Banheiros e lavabos pequenos também podem receber a cor azul royal na decoração – Foto: Pinterest

Lavanderia com móvel azul royal- Foto Caroline Vicaria

50. Lavanderia com móvel azul combinando com o teto em outro tom de azul – Foto: Caroline Vicaria

Mesa de sala de jantar com jogo de jantar azul royal Foto Salvia Center

51. Decoração com mesa posta em azul royal – Foto: Salvia Center

Parede azul royal com armário aéreo e plantas Foto Guilherme Torres

52. Parede com revestimento 3D em tom de azul royal com armário de madeira e plantas – Foto: Guilherme Torres

c Foto Pinterest

53. Decoração com parede azul e vários quadros – Foto: Pinterest

Paredes em tons de azul royal Foto Yandex

54. Paredes em tons de azul royal – Foto: Yandex

Poltrona azul royal com rodinhas Foto Livepost

55. Modelo de poltrona azul royal com rodinhas – Foto: Livepost

Poltrona azul royal com papel de parede de tijolinhos Foto Mherger

56. Poltrona azul com fundo de papel de parede de tijolinhos – Foto: Mherger

Poltrona azul royal com visual sofisticado Foto Mamalu

57. Poltrona azul royal com visual sofisticado – Foto: Mamalu

Poltrona azul royal em sala charmosa Foto Dekoration Ideen Galerie

58. Charmosa poltrona azul royal para decoração de sala de estar – Foto: Dekoration Ideen Galerie

Poltrona com visual clássico azul royal Foto Welcome to Nursing Hello

59. Visual clássico para poltrona azul royal – Foto: Welcome to Nursing Hello

Poltrona e sofás em azul royal Foto Alamosa

60. Decoração para sala com mesa de centro de vidro e sofá azul escuro – Foto: Alamosa

Poltronas azul royal em sala de estar Foto Decorpad

61. Poltronas na cor azul royal são perfeitas para decorar uma sala toda branca – Foto: Decorpad

Poltronas e almofadas em azul royal Foto Ryan Doherty

62. Decoração para sala em tons neutros com poltronas e almofadas em azul royal – Foto: Ryan Doherty

Poltronas em azul royal Foto Hotel Pico da Urze

63. Poltronas em azul royal com pés palito – Foto: Hotel Pico da Urze

Quarto com parede azul royal com quadros decorativos Foto AMC Arquitetura

64. Quarto com parede azul com quadros decorativos – Foto: AMC Arquitetura

Quarto de casal com móveis em azul royal Foto SQ Arquitetos

65. Decoração para quarto de casal com papel de parede listrado e móveis na cor azul royal – Foto: SQ Arquitetos

Quarto de menino com tons de azul royal no tapete Foto Triplex Arquitetura

66. Quarto infantil decorado com tapete em vários tons de azul – Foto: Triplex Arquitetura

Quarto em tons de azul royal Foto Casa Cor Pernambuco 2017

67. Quarto de casal decorado com luminárias modernas e tons de azul – Foto: Casa Cor Pernambuco 2017

sala ampla decorada com tapete cinza e poltrona azul royal Foto Fernanda Marques

68. Decoração para sala ampla com tapete cinza e poltronas azul royal – Foto: o Fernanda Marques

Sala com parede e móveis em-tons de azul royal Foto MMPM

69. Sala com parede e móveis em tons de azul royal – Foto: MMPM

Sala com portas e portais em azul royal Foto Rico Mendonça

70. Sala com portas e portais azuis – Foto: Rico Mendonça