Tons de Azul: +80 Ideias e Dicas Para Usar e Abusar Dessa Cor
Decoração de casaVocê sabia que o azul é a cor preferida de cerca de 45% da população mundial? É verdade! Em parte, isso explica também o porquê de tanta gente procurar usar tons de azul na decoração. Afinal, sempre damos preferência para coisas que nos agradam, certo?
Outra boa explicação para o desejo de usar tons de azul na decoração é a influência dessa cor sobre nós e as sensações associadas a ela. A Psicologia das Cores e a Teoria das Cores explicam que cada cor nos estimula de formas diferentes e o azul marinho é uma cor que traz tranquilidade, serenidade e favorece atividades intelectuais e meditação, por isso, essa cor é muito usada também em quarto, sala e home office.
Pensando nisso, se você quer incorporar na sua decoração tons de azul está no lugar certo. Confira agora inúmeras dicas e possíveis combinações que você pode realizar com essa tonalidade super versátil.
Veja Também:
Tons de azul para quarto
O azul é considerado uma cor fria, assim como o verde e o roxo. Essas cores deixam os ambientes onde são aplicadas mais aconchegantes e, por isso, os tons de azul são ótimos para os quartos. Por serem tranquilizantes e trazerem uma sensação de relaxamento e paz, os tons de azul são boas escolhas para usar em todos os tipos de quartos, desde o quarto de bebê ao de casal.
Nesses ambientes, você pode usar os tons de azul para parede ou em detalhes, como roupas de cama, almofadas e quadros. Já quanto à escolha dos tons de azul para quarto, vai de acordo com a sua preferência mesmo.
Os tons de azul para quarto mais escuros são melhor aproveitados se usados com moderação, pois, se usados em excesso, podem acabar gerando sensações de angústia e tristeza. Já os tons de azul claros são mais seguros, como o azul bebê ou tons mais pastéis.
O azul turquesa está super em alta e também pode ser usado entre os tons de azul para quarto. Porém, como os tons de azul turquesa são mais energéticos e chamam bastante atenção, talvez seja melhor usá-los em detalhes e não entre os tons de azul para parede.
Além disso, se quiser criar um ambiente mais leve, recomendamos combinar os tons de azul com o branco e em alguns móveis, como criado mudo, estantes e penteadeiras. E, para dar mais romantismo ao cômodo, combine-os com o rosa, principalmente os tons mais claros.
Tons de azul para banheiro
Associado a cores da natureza, o azul é, muitas vezes, relacionado à água. Talvez por isso os tons de azul sejam também muito usados no banheiro.
Normalmente, os tons de azul para parede aparecem principalmente em revestimentos, como cerâmica para banheiro e as pastilhas. Isso porque, usando esse tipo de material, você pode inclusive misturar tons de azul para parede diferentes.
No banheiro, todos os tons de azul têm espaço e você pode usá-los no revestimento de parede, no chão ou mesmo nos móveis. Porém, nesse ambiente, que não costuma ser tão espaçoso, é bom ter cuidado ao usar os tons de azul escuro para não deixá-lo muito carregado.
Tons de azul para cozinha
Muitas pessoas acham que as cores frias não têm lugar na cozinha, mas está liberado, sim, usar tons de azul nesse cômodo! Aliás, com os azulejos e adesivos que imitam azulejos em alta, o azul tem invadido a cozinha.
É verdade que normalmente as cores quentes, como vermelho e amarelo, são normalmente mais usadas na cozinha do que os tons de azul. Isso porque são cores tidas como estimulantes, mas o aconchego dos tons de azul pode também ser muito bem-vindo nesse espaço da casa.
Entretanto, por mais que todos os tons de azul possam ser usados na cozinha, eles normalmente aparecem em móveis e em detalhes, como os revestimentos ou em itens decorativos.
Tons de azul para sala
A sala de estar ou de TV é um ambiente pensado para o bem-estar e o relaxamento. Por isso, os tons de azul são boas opções para serem usadas nesses ambientes. Aliás, para um “combo” de aconchego, você pode combinar seus tons de azul com móveis de madeira.
Se o seu estilo for mais moderno, o azul com cinza pode ser uma boa aposta. E, se quiser ousar com um tom sobre tom, você pode também combinar diferentes tons de azul. Por exemplo, usar azul bebê, azul Royal e tons de azul turquesa na décor, seja nos móveis, objetos de decoração ou mesmo nas paredes.
Quais são os tons de azul?
Apesar de simples, a cor azul possui nada mais, nada menos que 111 tons diferentes. Para te ajudar um pouco mais na hora de escolher os tons de azul que vai usar no seu projeto, vamos fazer aqui uma lista com alguns nomes de tons de azul.
Como posso nomear os diferentes tons de azul:
- azul celeste: é um tom que tenta se aproximar à cor do céu em um dia ensolarado e claro;
- azul turquesa: entre o azul e o verde fica o azul turquesa, uma cor muito ligada à sofisticação que também tem subtons. Entre os tons de azul turquesa, estão o azul turquesa brilhante e o azul piscina;
- azul anil: esse é um dos nomes de tons de azul mais conhecidos e existe uma discussão se esse é mesmo um tom de azul ou uma cor à parte. Sua coloração é escura, próxima ao tom do jeans;
- azul bebê: um tom claro, pouco intensa e bem agradável;
- azul cobalto: também conhecido como azul Bic, é um tom de azul escuro, porém bem vivo;
- azul marinho: inspirado nos uniformes da Marinha Real Britânica, esse é um dos nomes de tons de azul mais conhecidos. Se trata de um azul bem escuro.
Combinações que se harmonizam com tons de azul
O azul quando incorporado sozinho na decoração de um ambiente, transmite confiabilidade e seriedade. No entanto, os diversos tons de azul presente no mercado tornar o processo de decoração muito mais instigante, uma vez que as combinações com os diferentes tons de azul podem transformar qualquer ambiente.
Logo, separamos abaixo as principias cores que se harmonizam com os diferentes tons de azul.
Tons de azul com branco
Os tons de azul com branco, por si só já remetem ao tema náutico e, quando incorporados na decoração trazem ao ambiente leveza e elegância. Aqui, você pode usar e abusar dos mais diversos tons de azul, isso porque o branco é uma cor neutra facilitando assim a decoração do espaço.
Tons de azul com preto
Nesse ambiente, é indicado que uma terceira ou quarta cor seja incorporada no mesmo cômodo, a fim de que ocorra um contraste interessante entre essa combinação. As cores branca e marrom se tornam grande aliadas nessa etapa, pois se harmonizam perfeitamente com ambientes que mesclam tons de azul e preto.
Tons de azul com cinza
Equilíbrio e sofisticação é a palavra que defina a combinação entre tons de azul e cinza. Nesse ambiente, você pode incluir a tonalidade cinza nas paredes e explorar os tons de azul nos itens decorativos presentes no local, como almofadas, tapete, abajur e assim por diante.
Tons de azul com marrom
A tonalidade marrom transmite ao ambiente uma sensação de conforto e simplicidade, uma vez que essa cor é associada a madeira e a terra. Nesse ambiente, o sofá marrom faz o papel de neutro na decoração, permitindo assim que itens decorativos como almofadas e cortinas em tons de azul e amarelo se sobressaiam no ambiente da sala.
Tons de azul com rosa
Para quem quer dar aquela pitada de estilo romântico na decoração, a combinação entre tons de azul e rosa se torna perfeita. E caso você queira deixar o ambiente ainda mais leve e charmoso opte por incluir na decoração paredes brancas, pois o branco é sempre muito bem-vindo na mistura dessas duas cores.
Tons de azul com vermelho
A combinação entre essas duas cores transformam o ambiente em um espaço harmônico e aconchegante. Por esse motivo, você pode usar a criatividade e combinar os mais diferentes tons de azul e vermelho para decorar um cômodo.
Tons de azul com laranja
Que tal uma decoração ousada? Pois é, esse é o resultado da combinação de tons de azul com laranja no ambiente. Isso porque, ambas as cores acabam transmitindo vida e energia positiva no ambiente.
Tons de azul com amarelo
Para combinar tons de azul e amarelo em um único ambiente é necessário ter um estilo muito bem definido. Afinal, essas duas cores são muito vibrantes e chamam bastante atenção. Logo, caso você queira incluir essas duas tonalidades no ambiente, atente-se a quantidade de elementos decorativos presentes no espaço, para que a decoração não fique sobrecarregada.
Tons de azul com verde
A combinação entre essas duas cores transmitem frescor e equilíbrio ao ambiente. Por esse motivo, essa mistura é sempre muito bem-vinda em cômodos como a sala e quarto de bebê. Essas duas tonalidades podem ser utilizadas somente na parede ou apenas em elementos decorativos, como almofadas e puff.