1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Balcão de Cozinha: Confira +11 Modelos Para Incluir no Seu Projeto

Balcão de Cozinha: Confira +11 Modelos Para Incluir no Seu Projeto

O balcão de cozinha é indispensável na rotina, afinal, serve como suporte para a preparação das refeições, acomoda eletrodomésticos e pode ser usado para dividir ambientes.  

Existem diversas opções no mercado, seja no design, preço ou material, por isso, conhecer suas características é fundamental para escolher o melhor. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas especiais e uma seleção de projetos inspiradores de diversos profissionais. Acompanhe a seguir!

1. Balcão de cozinha como separador social 

Balcão de cozinha como divisor perfeito entre espaços, unindo funcionalidade e interação social – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: João Paulo Prado

O balcão de cozinha pode separar de maneira física e visual os ambientes, sem necessidade de paredes, como é o caso das cozinhas americanas e cozinhas com sala integrada.

Essa solução otimiza o espaço em cozinhas pequenas, torna os ambientes mais arejados e oferece uma área adicional para preparar alimentos ou para refeições em banquetas. 

Após selecionar os revestimentos de parede e piso, é crucial escolher o material do balcão de cozinha, especialmente se estiver próximo ao fogão ou forno embutido, garantindo resistência ao calor.

2. Balcão de cozinha de mármore

Balcão de cozinha de mármore é luxuoso, mas o material é suscetível a manchas e arranhões – Projeto: Dois A Arquitetura | Foto: Gabriela Daltro/CASACOR

O balcão feito de mármore é muito bonito e elegante, perfeito para cozinhas planejadas, mas o custo é bastante elevado. Por isso, muitas vezes esse tipo de material é mais indicado para funções decorativas. 

Além disso, utilizar uma bancada de mármore com frequência pode danificar a sua aparência. O mármore é um material mais poroso, ou seja, são mais suscetíveis a manchas. 

Caso o seu balcão de cozinha seja um item para dividir ambiente e mais decorativo, pode ser uma boa opção. Se você for usar constantemente, talvez não valha a pena. 

3. Balcão de cozinha de madeira 

Balcão de madeira precisa de tratamento especial para resistir ao calor e umidade da cozinha – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi @marianaorsifotografia

O balcão de cozinha em madeira requer tratamento específico para resistir à umidade e ao calor. Sua instalação é simplificada, afinal, dispensa o uso de cimento e água.

Para uma decoração com mais personalidade, você pode optar por um balcão de cozinha feito com madeira de demolição, já pensou? 

4. Balcão de cozinha de concreto, tecnocimento ou cimento queimado

Projeto: Essa cozinha moderna monocromática transborda sossego – Projeto: Bruno Ortega | Foto: Felipe Araújo/CASACOR

Um tipo de revestimento que está agradando a muitos amantes de cozinhas modernas é o concreto. Ele tem sido uma tendência em novos projetos, juntamente com o estilo industrial e o uso do cimento queimado.  

Esse tipo de balcão de cozinha necessita de proteção extra contra umidade e calor. E mesmo com essas precauções, pode apresentar rachaduras e manchas ao longo do tempo.

5. Balcão de cozinha sintética 

Balcão de cozinha Silestone + tons terrosos + decoração monocromática – Projeto: Beatriz Quinelato | Foto: Renato Navarro/CASACOR

Viva Decora Profissionais

O balcão de cozinha em materiais sintéticos, como Silestone, Technistone ou Marmoglass, produzidos a partir de quartzo e resinas, são resistentes, fáceis de limpar e combinam com muitos estilos decorativos. 

Bancadas acrílicas como Corian, Hi-mac e Staron, apesar de mais caras, oferecem variedade de cores e flexibilidade de modelagem, agregando valor estético e funcionalidade ao espaço da cozinha.

6. Balcão de cozinha de granito

A atmosfera rústica desta cozinha combina perfeitamente com a bancada feita com tampo de granito preto escovado – Projeto: Paula Guimarães | Foto: Jomar Bragança/CASACOR

O balcão de cozinha de granito pode ser considerado uma das melhores opções, principalmente para quem prefere pedras. Afinal, o material é natural e tem um custo mais acessível. 

Além disso, o granito é fácil de limpar e é resistente a riscos e impactos. A maior fragilidade desse material são os ácidos, que ocasionam a perda de brilho.

7. Balcão de cozinha de alvenaria 

Balcão de cozinha de alvenaria é ideal para quem busca algo personalizável –
Projeto: Ivia Maia e Mirlene Sales – Foto: Henrique Queiroga/CASACOR

 

O balcão de cozinha de alvenaria une funcionalidade e estilo, sendo ideal para quem procura algo durável e personalizável. 

Com sua altura ajustada para o uso com banquetas, ele se encaixa perfeitamente na rotina, seja para preparar alimentos ou para momentos de refeição casual. 

O tampo pode ser de granito, mármore ou ardósia, como na Cozinha Funcional, projeto assinado por Ivia Maia e Mirlene Sales para a CASACOR Minas 2021. 

8. Balcão de cozinha de porcelanato 

Porcelanato Óptico Cement foi especificado para este balcão de cozinha – Foto: Ceusa

 


O balcão de cozinha de porcelanato, além de ser resistente, fácil de limpar e disponível em várias cores e texturas, ganha destaque quando produzido com produtos Ceusa e Portinari

Essas marcas são conhecidas pela qualidade, inovação e diversidade de opções que oferecem, garantindo que o investimento no porcelanato não apenas eleve a estética da cozinha, mas também traga durabilidade e um acabamento impecável

9. Balcão de cozinha de inox 

Balcão de cozinha de inox é prático e uma boa escolha para quem deseja adotar um estilo contemporâneo – Projeto: Priscila Gabriel | Foto: Edgard Cesar/CASACOR

O balcão de cozinha de inox é uma escolha popular por sua durabilidade, resistência à corrosão e facilidade de limpeza. Ideal para ambientes modernos e profissionais, ele não absorve odores nem favorece a proliferação de bactérias. 

Além disso, o inox adiciona um toque de elegância e sofisticação ao espaço, combinando bem com diversos estilos de decoração. 

Apesar de ser mais comum em cozinhas industriais, seu design clean tem ganhado espaço em residências que buscam praticidade e um visual contemporâneo.

10. Balcão de cozinha de tijolos

A presença do tijolo na ilha e a madeira na bancada traz um toque acolhedor e campestre para esta cozinha – Projeto: Très Arquitetura | Foto: MCA Estúdio/CASACOR

Esse tipo de balcão de cozinha construído a partir de tijolos reais oferece uma estética rústica e charmosa para o ambiente. É um modelo valorizado pela sua robustez e pelo calor visual que oferece. 

Se você busca um toque tradicional ou campestre, vale a pena investir. No entanto, para garantir a durabilidade do balcão de cozinha de tijolos, é essencial que a superfície seja devidamente selada e tratada, especialmente se for usada com frequência para preparação de alimentos.

11. Balcão de cozinha de granilite 

Balcão de cozinha de granilite é durável, acessível e versátil – Projeto: Limdim House Studio | Foto: Do Sy/CASACOR

 


Por fim, temos o balcão de cozinha de granilite, mais uma opção prática e estilosa, conhecida pela sua durabilidade e variedade de cores. Esse modelo também é fácil de higienizar e tem um bom custo-benefício em comparação a outros materiais naturais. 

Outra vantagem é que o material se adapta a diferentes estilos de decoração, podendo ser utilizado tanto em áreas secas quanto úmidas, graças às suas variantes de acabamento.

Este foi nosso conteúdo com 11 modelos de balcão de cozinha para você usar no seu lar! Neste post, você conferiu projetos dos escritórios Fenda Arquitetura, Dois A Arquitetura e Interiores, Mandril Arquitetura, Bruno Ortega, Beatriz Quinelato, Paula Guimarães, Priscila Gabriel, Très Arquitetura e Limdim House Studio

Agora que sabe mais sobre o assunto, é o momento de começar a construir e reformar a cozinha dos seus sonhos. Para isso, conte com a Viva Decora Shop!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Altura de Bancada de Cozinha: +10 Ideias para o Seu Projeto

Cozinha Branca: Saiba Como Decorar +20 Modelos Inspiradores

Pia de Granito: +20 Ideias para Sua Pia de Cozinha e Banheiro

Cerâmica para Cozinha: Qual Escolher +20 Ideias de Revestimentos

Deixe um comentário

2 Comentários em "Balcão de Cozinha: Confira +11 Modelos Para Incluir no Seu Projeto"

[…] post Balcão de Cozinha: +84 Modelos Para Incluir no Seu Projeto appeared first on Viva […]

[…] +94 Modelos de Balcão de Cozinha Para Incluir no Seu Projeto […]

wpDiscuz