1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Banco de Madeira: Passo a Passo de Como Fazer e +69 Modelos Incríveis

Banco de Madeira: Passo a Passo de Como Fazer e +69 Modelos Incríveis

O banco de madeira já é um item clássico na mobília de muitas casas pelo mundo, sendo um móvel prático, ele auxilia tanto na otimização de um espaço quanto na decoração do ambiente. Com os diversos modelos de banco de madeira no mercado, esse móvel tem ganhado ainda mais espaço em diferentes ambientes, por ter uma grande resistência e muitas utilidades.

A madeira também é considerada um material elegante no ponto de vista decorativo, por isso é sempre muita utilizada por decoradores em seus projetos. A durabilidade e resistência do material são alguns dos pontos positivos em seu uso, pois além de poderem ser usadas em diferentes ambientes como em bancos de madeira para sala, mesa com banco de madeira ou banco de madeira para varanda, sua praticidade e diferentes tamanhos e modelos acrescentam em sua popularidade.

bancos de madeira para sala
1. Banco de madeira é um item decorativo incrível em qualquer ambiente – Foto: Via Pinterest

Como fazer banco de madeira

Podemos encontrar um banco de madeira a venda em grandes lojas de móveis, decoração e até mesmo construção, tendo assim diversas opções de modelos e tamanhos. Porém, muitas vezes deixamos passar uma oportunidade de dar um up na decoração sem gastar muito, pensando nisso, vamos ensinar como fazer banco de madeira de pallet que fica incrível em qualquer ambiente da casa.

Banco de madeira pallet
2. O banco de madeira de pallet é prático e fácil de fazer em casa – Foto: Via Pinterest

Os pontos positivos de buscar aprender como fazer banco de madeira é poder ser criativo e colocar um toque de personalidade e originalidade na decoração de sua casa. Um banco de madeira pallet é muito simples de se fazer e não serve só para decorações no estilo rústico, esse material pode ser usado em diferentes tipos de decorações, basta escolher as cores e detalhes ideais. Então, como fazer banco de madeira? Vamos começar com os materiais necessários:

  • Pallet com a medida de 1,30 x 1,00;
  • Martelo;
  • Serrote;
  • Parafusos;
  • Dobradiças;
  • Lixa;
  • Pincel e rolo para pintura;
  • Tinta para madeira (cor de sua preferência);
  • Almofadas, caso queira um maior conforto em seu banco de madeira.

Passo a passo

  1. Comece dividindo o seu pallet em três partes, deixando uma com a medida maior para o encosto, outra menor para o assento e outra para o pé do banco de madeira;
  2. Depois de separadas lixe todas as partes do pallet, deixando o material o mais liso possível, agora pinte na cor de sua preferência;
  3. Espere secar bem, em seguida utilize as dobradiças para prender a madeira que será o assento junto a que será usada como pés. Nesta etapa você pode usar uma parafusadeira elétrica que facilita o trabalho, mas caso não tenha em casa, não se preocupe, os palletts podem ser fixados manualmente;
  4. Após os pés e assento fixos, repita o processo com a madeira que será o encosto de seu banco de madeira;
  5. Nessa etapa a base do banco de madeira já está terminada, sendo assim você pode acrescentar detalhes do seu gosto pessoal a peça;
  6. Estofar ou não seu banco de madeira fica a seu critério, porém acrescentar almofadas no assento e encosto pode trazer mais conforto ao móvel.

Como usar o banco de madeira nos ambientes

O banco de madeira é uma peça bem democrática para ser usada na decoração, isso porque seus diferentes modelos e tamanhos de bancos de madeira criam diversas opções, sendo assim é possível escolher o banco de madeira perfeito para cada ambiente da sua casa. A praticidade do móvel unido a sua beleza para o complemento da decoração, são os pontos chave na hora da escolha do móvel para sua casa. Veja nossas dicas de como usar o banco de madeira nos ambientes.

bancos de madeira para sala
3. Os bancos de madeira são tão diversos que ficam ótimos em qualquer ambiente – Foto: Tua Casa

 

Bancos de madeira para sala

Ao escolher bancos de madeira para sala você terá diversas opções, uma vez que o móvel fica incrível no ambiente. Além de trazer um toque a mais na decoração seja optando por um banco de madeira de demolição, agregando assim responsabilidade ecológica a sua decoração ou banco de madeira pequeno que também ajuda na otimização do espaço. Os bancos de madeira para sala podem ser usados como substituto de alguns móveis como as mesas de centro ou mesas laterais, dando um ar mais criativo ao ambiente.

banco de madeira com almofadas
4. A escolha de bancos de madeira para sala devem seguir a linha de decoração dos demais móveis – Foto: Tua Casa

Banco de madeira para áreas externas

O banco de madeira para varanda e banco de madeira para jardim são ótimas opções de móveis para áreas externas de sua casa. Eles podem ser usados como aparadores de vasos e plantas ou serem um bom lugar para relaxar e descansar. Um banco de madeira para varanda e banco de madeira para jardim também possuem diversas opções de tamanhos e modelos como o banco de madeira de demolição ecologicamente correto, muito usado nas decorações de ambientes externos. Porém a escolha de estilo do banco de madeira para varanda e banco de madeira para jardim, não se limitam ao rústico, uma vez que as opções são variadas, dependendo apenas de seu estilo e gosto pessoal.

Banco de madeira jardim mesa
5. A área externa também é uma boa opção para se usar bancos de madeira – Foto: Via Pinterest

Bancos de madeira para cozinha

Ao escolher bancos de madeira para cozinha você deve buscar um móvel com maior durabilidade e praticidade para agregar ao ambiente. Os bancos de madeira para cozinha são ótimos complementos para a mobília do cômodo e podem ser usados em qualquer estilo de decoração desde a mais rústica até a mais contemporânea. Os diferentes modelos de bancos de madeira para cozinha devem seguir de acordo com o estilo do ambiente como por exemplo, caso a cozinha tenha um balcão o banco de madeira deve ser mais alto, agora se cozinha seguir a linha mais tradicional mesa com banco de madeira pode ser a escolha perfeita.

banco de madeira para balcão de cozinha
6. Caso sua cozinha possua balcão o ideal são os modelos de bancos mais altos – Foto: Revista Viva Decora

Mesa com banco de madeira

Ainda falando da cozinha, muitos móveis do ambiente são tradicionalmente de madeira, por conta da qualidade do material. Os modelos e formatos de uma mesa com banco de madeira são muito diversos, por isso escolher uma mesa de madeira com banco torna-se uma boa opção. Uma mesa de madeira com banco não se limita a decoração tradicional de tons amadeirados, uma vez que esses móveis podem ser pintados em diferentes cores e se adequam a qualquer estilo de cozinha.

bancos de madeira para cozinha
7. Bancos de madeira na cozinha são uma escolha clássica, não tem como errar – Foto: Decoração e arte

Modelos de bancos de madeira

O banco de madeira é um móvel muito versátil, por isso tem espaço em muitas decorações de casas por aí. Sua praticidade é tamanha que vai muito além de sua função original como um móvel para se sentar e vem sendo usado de diferentes formas na decoração. Por isso, vamos falar sobre os diferentes modelos de banco de madeira e como podem ser usados em sua casa.

Banco de madeira rústico

O banco de madeira rústico tem como característica seus formatos mais irregulares, uma vez que esse modelo de banco não segue os formatos tradicionais com linhas mais retas, além de conservar a coloração natural da madeira. Um banco de madeira rústico muitas vezes também é um banco de madeira de demolição, isso porque esse tipo de matéria prima visa destacar as formas e características reais da madeira. O estilo de decoração rústica vem ganhando cada vez mais espaço, por isso pode ser uma boa alternativa para se fugir dos estilos mais tradicionais de decoração em qualquer ambiente.

banco de madeira pequeno
8. Os bancos de madeira pequenos e rúticos ficam ótimos nas áreas externas – Foto: Decore você

Banco baú de madeira

O banco baú de madeira é um ótimo móvel para se usar na decoração e também organização de um ambiente. A praticidade do banco baú de madeira é um dos seus pontos positivos, além de poder ser usado em qualquer ambiente, tanto como os internos como a sala e quarto, mas também em ambientes externos como uma varanda coberta. Um banco baú de madeira pode ser encontrado em qualquer estilo desde o rústico até os mais vintages.

banco baú de madeira corredor
9. O banco baú de madeira é excelente para otimização de espaço – Foto: Revista Viva Decora

Banco de madeira alto e banco de madeira pequeno

A variação no tamanho dos bancos como um banco de madeira pequeno e banco de madeira alto, só mostram como o móvel é versátil e pode ser agregado em qualquer ambiente. Enquanto o banco de madeira pequeno tem como função trazer uma otimização de espaço maior para qualquer ambiente, o banco de madeira alto torna-se um móvel prático no local em que foi inserido como a cozinha, mas serve também como substituto de muitos móveis como uma mesa lateral.

banco de madeira para balcão
10. Os bancos de madeira mais altos são ótimos para o balcão de cozinha – Foto: Empório Tambo

Banco de madeira com almofadas

O banco de madeira com almofadas traz um conforto maior ao móvel e não se limita as áreas externas da casa. Além de ser prático e mais confortável o banco de madeira com almofadas pode ser usado como uma opção a mais na decoração, pois as almofadas podem ser de variadas cores e tons, dando assim um up no móvel e ambiente no qual ele está presente.

banco de madeira para varanda com assento
11. Áreas externas com bancos confortáveis são um ótimo ambiente para relaxar – Foto: Enjoei

Banco de madeira para balcão e banco de madeira com encosto

Existem diferentes modelos de um banco de madeira para balcão, por ser um móvel pensado para a cozinha ele deve ser prático, durável e trazer conforto, por isso optar por um banco de madeira com encosto é uma escolha. Com muitas variedade de formas e modelos o banco de madeira para balcão pode complementar qualquer estilo de decoração, desde os mais modernos até os mais clássicos. Falando do banco de madeira com encosto ele pode ser ainda mais confortável, caso seja estofado, tanto no assento até em seu encosto.

banco de madeira para balcão com encosto
12. Banco de madeira com encosto podem ser mais confortáveis – Foto: Casa ellegance

Veja+57 Modelos de Banco de Madeira Para se Inspirar

mesa de madeira com banco
13. A mesa de madeira com banco é uma boa opção para a cozinha – Foto: Via Pinterest
mesa de madeira com banco
14. A mesa de madeira com banco também fica bem na área externa – Foto: Madeira madeira
mesa de madeira com banco para cozinha
15. Mesa de madeira com banco são perfeitos na decoração – Foto: Duca móveis
bancos de madeira para varanda
16. Sua varanda fica ainda mais aconchegante com um banco de madeira – Foto: Via Pinterest
bancos de madeira para sala
17. Banco de madeira na sala ajudam na otimização de espaço – Foto: Revista Viva Decora
bancos de madeira para sala de estar
18. Diferentes designs deixam a decoração com banco de madeira ainda mais moderno – Foto: Revista Viva Decora

 

bancos de madeira para sala com almofadas
19. Bancos de madeiras com almofadas trazem mais conforto ao ambiente – Foto: Talita Lisboa Blog
bancos de madeira para sala sofá cinza
20. Os bancos de madeira também podem ter outros usos na decoração – Foto: Se fosse na minha sala
bancos de madeira para sala
21. As almofadas ajudam a trazer um maior conforto aos bancos de madeira – Foto: Se fosse na minha sala
bancos de madeira para sala sofá preto
22. Banco de madeira também pode trazer um toque de modernidade ao ambiente – Foto: Paris 7
bancos de madeira para sala vermelho
23. Banco de madeira como apoiador de vaso – Foto: Decoração e arte
bancos de madeira para cozinha
24. Mesa e banco de madeira são ótimos em qualquer cozinha – Foto: Westwing
bancos de madeira para cozinha tons claros
25. Madeira em diferentes tons podem determinar o estilo do ambiente – Foto: Idea Store
bancos de madeira para cozinha
26. Modelos mais rústicos da mesa e banco de madeira também podem ser uma ótima opção de decoração – Foto: Casa e arte
banco de madeira rústico para jardim
27. Banco de madeira rústica pode ser uma boa ideia para seu jardim – Foto: Via Pinterest
bancos de madeira para cozinha cozinha clean
28. Banco de madeira na cozinha também pode ajudar na organização e otimização de espaço – Foto: Via Pinterest
bancos de madeira para cozinha com felpudo
29. O banco de madeira pode ser combinado com diferentes bancos – Foto: Casa Claudia
banco de madeira varanda com almofadas coloridas
30. Banco com almofada traz comodidade ao ambiente – Foto: Via Pinterest
banco de madeira rústico cozinha cinza
31. Bancos de madeira altos para cozinha ficam ótimos com uma decoração moderna – Foto: Terra
banco de madeira rústico na calçada
32. Banco de madeira rústica agregam qualquer ambiente – Foto: Móveis da roça
banco de madeira rústico acolchoado
33. Banco de madeira com acolchoado pode seguir o estilo da decoração do ambiente – Foto: Decore pronto
banco de madeira rústico com encosto alto
34. Banco de madeira rústico alto é ótimo para acompanhar uma mesa alta – Foto: Via Pinterest
banco de madeira pequeno verde água
35. Banco de madeira colorido usado como aparador – Foto: Via Pinterest
banco de madeira rústico com ferradura
36. Banco de madeira rústico no jardim – Foto: Via Pinterest
banco de madeira pequeno azul
37. Banco de madeira colorida transmite um ar criativo ao ambiente – Foto: Via Pinterest
banco de madeira para varanda com detalhes
38. Banco de madeira na varanda com detalhes transmitem personalidade e aconchego – Foto: Via Pinterest
banco de madeira pequeno no jardim
39. O jardim com móveis de madeira são incríveis – Foto: Construindo decor
banco de madeira para varanda verde retrô
40. Modelo de banco de madeira retrô verde traz delicadeza ao ambiente – Foto: Westwing
banco de madeira para varanda várias
41. Um conjunto de mesa e cadeira de madeira fica incrível em uma área externa – Foto: Via Pinterest
banco de madeira para varanda com almofadas
42. Almofadas coloridas podem dar um toque de cor ao ambiente – Foto: Construdeia
banco de madeira para varanda com jardim vertical
43. Banco de madeira baixas podem complementar sua área externa com jardim – Foto: Via Pinterest
banco de madeira para varanda com assento azul
44. Colocar seu banco de madeira em locais arejados não é um problema – Foto: Via Pinterest
banco de madeira para balcão detalhes coloridos
45. Os bancos de madeira podem ser estofados para trazer mais conforto ao ambiente – Foto: Doce Obra
banco de madeira para balcão cozinha com ferro
46. Outros materiais também agregam ao design do banco de madeira – Foto: Via Pinterest
banco de madeira para balcão com encosto preto
47. Os tons mais escuros de um banco de madeira ficam muito elegantes em qualquer ambiente – Foto: Revista Viva Decora
banco de madeira para balcão coloridos
48. Trazer cor ao seu banco de madeira é uma ótima opção – Foto: Via Pinterest