1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Barbiecore na Decoração: o Que é, Como Usar +27 Ideias Para te Inspirar

Barbiecore na Decoração: o Que é, Como Usar +27 Ideias Para te Inspirar

A estética Barbiecore ganhou destaque mundo afora com o lançamento do superaguardado filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. 

E a influência do estilo se estendeu para além das telas de cinema, impulsionando tendências não só no mundo da moda, mas também na decoração e design de interiores. 

Até a Coral entrou na onda do Barbiecore e lançou uma collab com a boneca mais famosa do mundo. Resultado? Uma linha de 14 cores que remetem ao lúdico, com variações de rosa, mas também tons de amarelo, roxo e verde. 

A estreia do longa-metragem também influenciou os arquitetos e decoradores da CASACOR 2023: vários ambientes foram criados em diferentes tons de rosa. 

E você, quer levar um pouco do Barbiecore para sua casa? Confira, a seguir, dicas simples para aproveitar a tendência e 25 ideias para inspirar a decoração do seu lar. 

Afinal, o que é Barbiecore? 

Barbiecore na decoração: biblioteca do The Goodtime Hotel, localizado em Miami — Foto: The Goodtime Hotel/Divulgação
1. Barbiecore na decoração: na biblioteca do The Goodtime Hotel, localizado em Miami, o rosa está em diversas partes do ambiente — Foto: The Goodtime Hotel/Divulgação

O Barbiecore traz a icônica estética da Barbie para a vida real, marcada pelo rosa-choque, tons vibrantes e um ar divertido. Além disso, combina elementos vintage, estampas femininas, candy colours (ou tons pastéis), brilhos e acessórios que remetem à estética da boneca.

O bacana dessa tendência é que não existe um jeito certo ou errado de incorporar no seu décor. O Barbiecore é alegre e festivo, e perfeito para as pessoas expressarem suas personalidades como quiserem.   

Por que escolher o rosa na decoração?

A cor rosa traz sensações de bem-estar, conforto e calma. Na psicologia das cores, representa compaixão e cuidado, além de ser ligada à feminilidade e à infância.

Mas, não se engane, a cor não é restrita a espaços infantis ou femininos. Ela pode ser usada em qualquer ambiente, pois convida à tranquilidade e favorece a convivência.

Além disso, o rosa é versátil e combina com tons vibrantes, como verde e azul turquesa, criando um ambiente alegre, ou tons neutros, para um clima mais tranquilo e sofisticado.

O uso excessivo da cor, no entanto, pode causar sensações negativas, como transmitir uma imagem rígida e distante.

 

Com quais cores o rosa combina?

É possível apostar em um ambiente todo rosa para seguir a tendência Barbiecore ou misturar tons com outras cores para criar um espaço único. Vamos descobrir mais sobre essas combinações? Confira a seguir:

    • preto: para um décor moderno e contemporâneo;
    • bege: para uma decoração delicada. É ótimo para quartos de bebê;
    • amarelo: uma combinação ousada e vibrante, torna o espaço único e alegre;cinza: uma tendência atual, sendo as tonalidades mais
    • claras indicadas para espaços menores;
    • verde: cria um ambiente delicado com um toque de frescor;
    • azul: proporciona um ambiente leve e fresco, sem perder a delicadeza do rosa;
    • vermelho: combinação ousada, mas elegante e sofisticada com o rosa escuro;
    • branco: uma combinação clássica e que adiciona um toque delicado ao ambiente.

Como incorporar o estilo Barbiecore na decoração do lar?

Agora que sabe mais sobre o assunto, separamos dicas imperdíveis para te ajudar a incluir esse estilo nos ambientes da sua casa. Acompanhe!

Banheiro

Para incorporar o Barbiecore no banheiro, vale a pena investir em tons de rosa, desde pastel até o rosa-choque. O rosa queimado, em especial, é uma opção elegante e que ajuda a manter o equilíbrio das cores no ambiente. 

Barbiecore na decoração: metais dourados e estampas de flamingo fazem parte da estética do décor – Foto: Unsplash/Collov Home Design
2. Barbiecore na decoração do banheiro: metais dourados e estampa de flamingo são perfeitos para o décor – Foto: Unsplash/Collov Home Design

Os revestimentos podem seguir essa paleta, viu? O porcelanato Confete PK Natural da Ceusa, por exemplo, é perfeito para compor a estética, assim como o da Portinari Joy MZ Los DPK NAT.

Os metais na cor red gold ou dourado também fazem a diferença, dando um toque de glamour ao espaço. Armários, toalhas e acessórios rosados completam o espaço, reforçando a estética Barbiecore.

De modo geral, é interessante manter a harmonia no ambiente para evitar sobrecarga visual. Então, equilibre cores, texturas e elementos temáticos para manter o espaço divertido e bonito.  

Mesclar os itens do seu décor com outras cores, como branco ou preto, é uma boa pedida. Você também pode utilizar peças em tons vibrantes, como roxo ou laranja, para compor um ambiente estiloso e único.

Barbiecore na decoração: preto combina com diversos tons de rosa – Foto: Shutterstock
3. Barbiecore na decoração: combine o preto com diversos tons de rosa – Foto: Shutterstock

Cozinha

Na cozinha, a dica é também escolher revestimentos e armários em tons variados de rosa. Cores mais sutis são indicadas para evitar um visual muito infantil, como a rosa chá e rosa bebê. 

Barbiecore na decoração: armários em tons rosa compõem a decoração inspirada na boneca mais famosa do mundo – Foto: Shutterstock
4. Barbiecore na decoração: armários rosas se destacam no décor inspirado na boneca mais famosa do mundo – Foto: Shutterstock

A escolha de utensílios com designs fofos e românticos vai completar o décor. Pense em colheres e cortadores de biscoitos em formato laços e coração, por exemplo. Louças e talheres com estampas alegres ou com detalhes em dourado trazem elegância. 

Barbiecore na decoração: formas de coração ajudam a compor a estética da tendência – Foto: Shutterstock
5. Barbiecore na decoração: formas de coração ajudam a compor a estética na cozinha – Foto: Unsplash

Viva Decora Shop
Quanto aos eletrodomésticos, dá para brincar com aqueles em tons vibrantes, como azul ou verde. Amarelo, vermelho e branco também funcionam muito bem. Lembre-se de que é possível explorar mais cores além do rosa no estilo Barbiecore.

Sala 

Na sala, cores vibrantes e elementos retrô dão a vez. Não deixe de lado os móveis na cor rosa, claro, mas vale a pena equilibrar esses itens com tons frios, como turquesa, azul marinho e lilás. 

Invista em poltronas ou sofás vintage com detalhes curvilíneos ou em dourado. Mesas com tampos de vidro e bases ornamentadas também funcionam muito bem. 

Barbiecore na decoração: Casa Coral, na CASACOR SP, foi projetado com cores criadas pela Coral em collab com a Barbie – Foto: Renato Navarro/CASACOR
6. Barbiecore na decoração: Casa Coral foi projetada com cores criadas pela Coral em collab com a Barbie – Foto: Renato Navarro/CASACOR

Paredes, luminárias e tapetes rosas deixam o ambiente muito mais legal e a cara da boneca mais famosa do mundo. Utilize tons amadeirados, branco e cinza para criar um contraste chic. 

Você pode incluir artes inspiradas na Barbie para completar o visual Barbiecore. E as plantas não podem faltar, afinal, criam uma sensação de aconchego no ambiente. 

Quarto 

Além de escolher uma paleta de cores rosada para paredes, armários e outros itens, invista em roupa de cama temática e adicione texturas com almofadas e tapetes. Móveis vintage, como uma penteadeira rosa ou um móvel dourado, dão um toque retrô ao quarto

Barbiecore na decoração: tons de rosa na decoração do quarto – Foto: Shutterstock
7. Barbiecore na decoração: tons de rosa na decoração do quarto – Foto: Shutterstock

Outra dica bacana é mesclar poltronas e almofadas com cores neutras para criar um espaço acolhedor. Se a ideia é ter um guarda-roupa com penteadeira, por exemplo, opte por acessórios de cores suaves, com detalhes dourados ou prateados, combinando os elementos com tons de rosa para manter a harmonia.

Barbiecore na decoração: Riachuelo criou uma coleção especial com temática da Barbie – Foto: Divulgação/CASACOR
8. Barbiecore na decoração: Riachuelo criou uma coleção especial com temática da Barbie – Foto: Divulgação/CASACOR

Para finalizar, cortinas de rendas, com temas florais e delicados, criam um ambiente romântico, além de destacar a temática Barbiecore no cômodo.

E aí, gostou de saber mais sobre a tendência Barbiecore? Agora que está por aqui, aproveite para conferir mais ideias de decoração para usar na sua casa!

Legenda: 10. Barbiecore na decoração: tons rosa na Casa do Ser, na CASACOR SP 2023 – Foto: Amanda Bibiano/CASACOR
9. Barbiecore na decoração: tons de rosa na Casa do Ser, na CASACOR SP 2023 – Foto: Amanda Bibiano/CASACOR
Barbiecore na decoração: canecas rosas na cozinha – Foto: Unsplash
10. Barbiecore na decoração: canecas rosas e azuis na cozinha – Foto: Unsplash
11. Barbiecore na decoração: flamingos têm tudo a ver com a estética – Unsplash
12. Barbiecore na decoração: abajur espelhado com cúpula rosa e móvel espelhado dão brilho ao quarto – Foto: Unsplash
13. Barbiecore na decoração: flores também complementam o estilo – Foto: Unsplash
14. Barbiecore na decoração: a cor rosa combinada com tons azuis dá uma sensação de ambiente leve e fresco – Foto: Duda Senna Arquitetura
15. Barbiecore na decoração: mesa de centro retrô com pé palito + sofá rosa e cinza – Foto: Unsplash
16. Barbiecore na decoração: geladeira rosa dá um toque especial à cozinha – Foto: Shutterstock
16. Barbiecore na decoração: geladeira rosa dá um toque especial à cozinha – Foto: Shutterstock
16. Barbiecore na decoração: panelas rosas na cozinha – Foto: Unsplash
16. Barbiecore na decoração: panelas rosas e talheres dourados – Foto: Unsplash
17. Barbiecore na decoração: tons pasteis também fazem parte desse estilo – Foto: Canva
17. Barbiecore na decoração: tons pasteis também fazem parte do décor – Foto: Canva
18. Barbiecore na decoração: a combinação de tons deixa o estilo mais divertido – Foto: Canva
19. Barbiecore na decoração: verde e rosa são cores complementares dentro do círculo cromático, por isso, criam um constraste atraente – Foto: Unsplash
20. Barbiecore na decoração: branco + rosa na decoração do quarto infantil – Foto: Canva
21. Barbiecore na decoração: molduras douradas e tapete rosa se destacam no décor – Foto: Canva
22. Barbiecore na decoração: preto e rosa criam ambiente elegante – Foto: Canva
23. Barbiecore na decoração: rosa terroso é uma boa pedida para combinar com o preto – Foto: Ferm Living/ Divulgação
24. Barbiecore na decoração: talheres e pano de prato com estampa de coração – Foto: Ferm Living/ Divulgação
24. Barbiecore na decoração: talheres e pano de prato com estampa de coração – Foto: Canva
25. Barbiecore na decoração: tons de rosa + tapete roxo no quartinho infantil – Foto: Canva
26. Barbiecore na decoração: papel de parede de flores roxas e rosas – Foto: Canva
27. Barbiecore na decoração: cabeceira e edredom rosa – Foto: Canva

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Ambiente Serenidade Elemental by Deca | lof.d studio - CASACOR Itapema SC

Serenidade Elemental by Deca valoriza a conexão com a natureza e a fluidez das formas na CASACOR SC Itapema

Coleção Confete em formato hexagonal e trapézio aplicados na parede

Ceusa apresenta inspirações para uso de porcelanatos hexagonais

Projeto: AD|VP Arquitetura |Cozinha acessível no Ambiente Refúgio das memórias |CASACOR São Paulo 2024

AD|VP apresenta projeto com design e acessibilidade na CASACOR São Paulo

Projeto: Marcelo Salum | Ambiente Duratex | As Rosas Falam

Deca e Portinari aplicadas em combinações perfeitas na CASACOR São Paulo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36