Capim dos Pampas: Como Cultivar? +40 Arranjos Para Usar no Decor
Flores e PlantasA planta capim dos pampas, famosa na década de 70 e 80, voltou com tudo! Composta por inflorescências densas que se assemelham a grandes plumas, a planta capim dos pampas é uma verdadeira obra de arte da natureza. Podendo compor com maestria decorações minimalistas até as mais rústicas que seguem a identidade boho chic, a planta capim dos pampas vem se tornando o queridinha de muitos arquitetos e paisagistas e decoradores.
Logo, motivos não faltam para você conhecer de perto as características que tornam o capim dos pampas uma planta tão versátil e majestosa, não e mesmo? Confira informações valiosas sobre essa espécie e as diferentes maneiras de usá-la na decoração. Se inspire com lindos arranjos!
Veja também:
- Cacto Amendoim: Características, Cuidados, Como Cuidar e Propagar
- Avenca: Cultive e Atraia Prosperidade e Boas Energias Para o Lar
- Bambu da Sorte: Como Cultivar e Atrair Boas Energias Para o Ambiente
- Alamanda: Significado, Cores +Dicas Essenciais Para Cultivar no Jardim
- Asplênio: Tipos, Benefícios, Como Cuidar e Usar na Decoração
Capim dos pampas: características e curiosidades sobre a planta
Nativo do sul do Brasil e Argentina, o capim dos pampas, também conhecido como cana-dos-pampas, cortadeira, penacho-branco ou pluma, é uma planta perene que ao ser cultivada no solo em área externa pode chegar a 2,5 metros de altura.
Suas folhas que chegam a 2 metros de comprimento são lineares, longas, com arestas bem afiadas e cortantes, de cor verde azulada ou cinza-prateado. Já suas inflorescências são densas, se assemelham a grandes plumas e podem ser encontradas em tons brancos, caramelos, amarelados ou arroxeados.
Quando floresce o capim dos pampas?
O capim dos pampas é uma planta gigante e quando cultivada no solo em área externa pode chegar a 2,5 metros de altura. Suas inflorescências ocorrem principalmente no verão e outono e se assemelham com grande plumas e são encontradas em tons brancos, caramelos, amarelados ou arroxeados.
Como cuidar do capim dos pampas?
O capim dos pampas se desenvolve muito bem em climas Tropical, Subtropical e Temperado. Pode ser cultivado a pleno sol, mas tolera também meia sombra. Suas raízes apreciam solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
Paisagistas ainda recomendam fazer uma poda drástica, entre o final do inverno ou início da primavera, na planta a cada ano, cortando toda a planta próximo ao chão. A tarefa deve ser feita com luvas apropriadas, já que suas folhas são cortantes.
Propagação do capim dos pampas
O capim dos pampas se reproduz com muita facilidade, tanto que em alguns países ele é considerado uma planta invasora.
Sua propagação pode ocorrer por sementes ou por divisão de touceiras na primavera.
Como desidratar o capim dos pampas?
Você pode desidratar o capim dos pampas de diferentes maneiras. Nesse tópico vamos compartilhar duas dicas que irão ajudar a deixar o capim dos pampas seco.
A primeira dica é recomendada para quem deseja decorar a casa com pequenas quantidades de capim dos pampas seco. Nesse caso, passa-se o secador de cabelo em temperatura quente próximo as plumas do capim dos plantas. Seguidamente, de 30 em 30 dias aplica-se um fixador spray de cabelo, para evitar que as plumas caiam do galho.
A segunda dica é indicada para pessoas que desejam desidratar uma grande quantidade de capim dos pampas seco. Nesse caso, escolha um dia de muito sol e pouco vento, e posicione as hastes do capim dos pampas no chão para que recebam a luz natural. A cada 1 hora vire a haste de capim dos pampas seco e retire do chão ao cair da noite, para evitar que o sereno prejudique suas plumas.
Como usar capim dos pampas?
Famosa dos anos 70 e 80, a planta capim dos pampas voltou com tudo e pouco a pouco vem conquistando novamente seu espaço na decoração de interiores, na decoração de casamentos e demais celebrações.
Na decoração de jardins, o capim dos pampas pode ser usado como planta isolada em amplos gramados, proporcionando um belo efeito ornamental no projeto paisagístico.
Quando usada em arranjos florais, as flores do capim dos pampas são cortadas logo após desabrocharem e desidratadas ao sol. Tanto o capim dos pampas seco como o capim dos pampas artificial pode ser usado na decoração do hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, quarto, banheiro, home office e demais ambientes.
Na sala de estar, o arranjo com capim dos pampas pode decorar a mesa de centro, a mesa lateral ou o vaso pode ser posicionado no chão ao lado do sofá ou do painel da TV. Afinal, as hastes grandes das inflorescências do capim dos pampas são ótimas para dar altura à decoração.
Já na sala de jantar, os vasos com capim dos pampas são perfeitos para formar lindos arranjos de flores para mesa de jantar. Suas hastes podem inclusive decorar o buffet ou carrinho bar presente no ambiente.
No quarto de casal ou solteiro, vasos e cachepôs podem ficar sobre a mesa de cabeceira ou no chão próximos de espelhos, cômodas ou penteadeiras. Vale comentar que apesar da sua beleza, esta planta também pode causar alergias e até ferimentos já que suas folhas são cortantes, por isso evite decorar o quarto ou ambientes com crianças pequenas ou animais.
O capim dos pampas pode agregar valor aos acessórios para banheiro presentes no espaço. Vasos decorativos com plumas do capim dos pampas podem decorar a bancada de banheiro.
Como o capim dos pampas é uma planta muito tolerante a geadas, ventos e ao ar marino, ela nos últimos anos tem sido muito usado na decoração de casamento na praia e casamento no campo.
Além disso, muitas noivas passaram a incluir algumas hastes do capim dos pampas na hora de compor a formação do buquê de flores. Isso porque, além da textura, as plumas trazem movimento e um toque rústico para o arranjo.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!