1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Cacto Amendoim: Características, Cuidados, Como Cuidar e Propagar

Cacto Amendoim: Características, Cuidados, Como Cuidar e Propagar

O  cacto amendoim é um dos tipos de cactos mais fáceis de se cultivar em casa, tornando-se ideal para os iniciantes que desejam se aventurar nas práticas de jardinagem. Originário das regiões oeste e norte da Argentina, a espécie ainda nos presenteia com lindas floradas com flores vermelhas durante o ano.

Logo, motivos não faltam para você aprender como cultivar e propagar cacto amendoim no terraço, na varanda com cachepot ou no jardim não é mesmo? Confira agora as principais características, cuidados e coloque em prática as dicas de cultivo e propagação do cacto amendoim.

Como cuidar cacto amendoim: a espécie é originária das regiões oeste e norte da Argentina. Fonte: Suculentas Love
1. Como cuidar cacto amendoim: a espécie é originária das regiões oeste e norte da Argentina. Fonte: Suculentas Love

Cacto amendoim: características e curiosidades

Originário das regiões oeste e norte da Argentina, o cacto amendoim (Echinopsis chamaecereus), pertencente à família dos cactáceos, foi descoberto e descrito pela primeira vez em 1905. Seu nome popular vem justamente de sua aparência, já que os cactos, quando pequenos, se assemelham a amendoins.

O cacto amendoim é uma planta muito resiliente, ou seja, suporta muito bem as mudanças climáticas, mas não se desenvolve muito bem em locais com frio extremo. Com ciclo de vida perene, a floração do cacto amendoim com belas flores vermelhas ocorre na estação do verão, já que se trata de um período de muita luminosidade.

Como cuidar cacto amendoim: a planta suporta muito bem as mudanças climáticas, mas não se desenvolve muito bem sob frio extremo. Fonte: Suculentas Parque da Fonte
2. Como cuidar cacto amendoim: a planta suporta muito bem as mudanças climáticas, mas não se desenvolve muito bem sob frio extremo. Fonte: Suculentas Parque da Fonte

A haste encorpada do cacto amendoim apresenta cerca de 1 centímetro de diâmetro e pode crescer até 15 centímetros.Essas hastes encorpadas e verdes além de realizar a fotossíntese, também servem como reservatório de água. Vale comentar que ao atingir um determinado crescimento o cacto torna-se uma planta pendente necessitando que seu cultivo seja feito em vasos suspensos.

As flores de cor vermelha nascem por meio de aureolas laterais e podem atingir de 4 a 5 cm de diâmetro. 

Cacto amendoim florido: as flores podem atingir de 4 a 5 cm de diâmetro. Fonte: Suculentas Love
3. Cacto amendoim florido: as flores podem atingir de 4 a 5 cm de diâmetro. Fonte: Suculentas Love

Como cuidar cacto amendoim

O cultivo do cacto amendoim é simples e fácil, desde que algumas instruções de temperatura, luminosidade, qualidade do solo e rega sejam levadas em conta. Logo, para te auxiliar nessas etapas de como cuidar cacto amendoim, separamos abaixo alguns pontos que merecem atenção para que a planta floreça e cresça de forma saudável.

Temperatura para o cacto amendoim

Apesar do cacto amendoim se adaptar muito bem a altas temperaturas e mudanças climáticas, ele não se desenvolve muito bem sob frio extremo. Por isso, recomenda-se recolher vasos e floreiras da área externa em períodos de geada ou caso a temperatura fique abaixo de 15ºC ou 10ºC.

Iluminação para o cacto amendoim

O cacto amendoim é uma espécie que se desenvolve muito bem sob sol pleno, por isso a dica é colocar vasos e floreiras nas janelas, varandas, terraços ou no próprio jardim para que a planta receba a quantidade de luminosidade necessária para crescer e florescer.

Solo para o cacto amendoim

O solo ideal para o cacto amendoim é aquele bem drenado e, que apresenta em especial uma porção de terra calcária, pois a presença de cálcio faz com que o cacto amendoim cresça e tenha espinhos viçosos.

Rega para o cacto amendoim

É necessário respeitar uma boa pausa entre uma rega e outra. Logo, para evitar que sua planta fique encharcada é importante que você deixe o solo secar por completo entre uma rega e outra.

Cacto amendoim pendente: deixe o solo secar por completo entre uma rega e outra. Fonte: Flores Coloridas
4. Cacto amendoim pendente: deixe o solo secar por completo entre uma rega e outra. Fonte: Flores Coloridas

Como fazer o cacto amendoim florescer?

Uma dica valiosa para o seu cacto amendoim florescer é deixar os vasos e as floreiras de madeira bem expostos ao sol e não regar, ou seja, muito sol e pouquíssima água é o segredo para a flor do cacto amendoim aparecer.

A flor do cacto amendoim traz toda a sua beleza no verão. Fonte: Portal Vida Livre
5. A flor do cacto amendoim traz toda a sua beleza no verão. Fonte: Portal Vida Livre

Quanto tempo leva para o cacto amendoim florescer?

O cacto amendoim florido é uma planta perene e sua floração ocorre no verão, entre os meses de Novembro e Fevereiro. A floração ocorre nesse período pois é quando a planta está recebendo mais luminosidade.
Flor do cacto amendoim: a floração ocorre entre os entre os meses de Novembro e Fevereiro. Fonte: Folha GO
6. Flor do cacto amendoim: a floração ocorre entre os entre os meses de Novembro e Fevereiro. Fonte: Folha GO

Como tirar muda do cacto amendoim?

Caso você queira expandir o cultivo do cacto amendoim em casa, saiba que a propagação da planta pode ser feita de duas maneiras: por sementes ou por meio de estaquia.

Para a propagação por estaquia você precisa escolher um vaso de cacto amendoim com hastes bem firmes. Seguidamente selecione a hastes, lembrando que os pedaços são tirados cortando na altura da parte mais estreita, na base da ramificação. Vale ainda destacar que o desenvolvimento dos brotos é bem melhor quando preparados desde a primavera (setembro) até o início do outono (março).

Cacto amendoim florido: a propagação da planta pode ser feita por sementes ou por meio de estaquia. Fonte: Jardim Exótico
7. Cacto amendoim florido: a propagação da planta pode ser feita por sementes ou por meio de estaquia. Fonte: Jardim Exótico

E aí, o que achou do nosso post sobre como cuidar de cacto amendoim? Gostou?! Então, leia agora mesmo o texto “Mini Cactos: Como Cuidar, Plantar e +59 Ideias de Mini Jardins” e descubra como cuidar dos diferentes tipos de mini cactos em casa.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Dinheiro em Penca: Aprenda Como Cuidar da Planta da Prosperidade

Plantas com flores que alegram o paisagismo do jardim. Fonte: Portal Vida Livre

+27 Plantas Com Flores Para Cultivar, Alegrar e Colorir a Decoração

Gérbera rosa. Fonte: Pixabay

Gérbera: Significado, Cores, Dicas de Como Cultivar +42 Arranjos

Saiba como cuidar de begônia. Fonte: Pixabay

Begônia: Significado, Tipos, Cuidados e Dicas de Como Cultivar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz