Casa de alvenaria integra projetos rústicos

As construções mais antigas eram feitas de adobe ou tijolos, com o tempo outros materiais passaram a integrar o mercado de construção civil. Os tijolos são elementos atemporais e além de serem empregados na construção da casa de alvenaria, também são amplamente utilizados na decoração da área interna e externa de residências. Confira as dicas, do Viva Decora, de como ornamentar casas de alvenaria, integrando elementos de vários estilos de decoração, todavia priorizando o rústico.

casa de alvenaria

Construção de casas de alvenaria

A casa de alvenaria necessita de mão de obra profissional e de um bom projeto. Nesse modelo de construção a estrutura é indispensável. Diferente do que se imagina, a casa de alvenaria, quando bem estruturada, suporta a construção de lajes e pavimentos. O tijolo utilizado na casa de alvenaria custa até 50% menos que o tijolo convencional.

Casa de alvenaria com design moderno.

O terreno do projeto abaixo é desnivelado, de modo que foi feito uma base sólida para que a casa de alvenaria se mantenha estabilizada, mesmo com as intempéries do clima. Para reforçar a decoração da fachada, o arquiteto integrou um pequeno jardim na frente da casa.

casa de alvenaria

Fachada de tijolinhos

A casa de alvenaria ganha nova face no projeto acima, note que a fachada possui traços ortogonais e volumétricos que remetem ao estilo moderno. O acabamento da casa de alvenaria preserva traços antigos, quando não era utilizado revestimento nas paredes. O detalhe dos tijolos aparentes, destaca a fachada da casa e denota elegância dentro de um contexto rústico.

Projetos executados incluem salas que agregam estilo rústico.

Os tijolos aparentes também podem ser utilizados em paredes estratégicas no interior da casa. A sala de estar ficou com clima aconchegante, devido a integração da parede sem reboco.

Varanda gourmet com parede de alvenaria

As paredes de alvenaria são muito usuais nas áreas de lazer, especialmente em espaços gourmet com churrasqueira. A parede rústica, sem acabamento, remete às casas de campo e promove um clima tranqüilo e acolhedor.