Como fazer instalação elétrica residencial de lâmpada

A equipe do Viva Decora preparou um tutorial simples e ilustrado que vai te ensinar como fazer instalação elétrica residencial de lâmpadas. Afinal, nem sempre dispomos de ajuda profissional para realização de pequenos serviços em nossa residência. Também, entender como fazer instalação elétrica residencial é primordial para fiscalizar o serviço contratado e evitar golpes.

Não existem segredos de como fazer instalação elétrica residencial de lâmpada, mas é uma atividade que pode ser perigosa se não tomarmos algumas medidas de segurança. Saiba que não há como fazer instalação elétrica residencial sem antes desligar a chave geral de energia de sua residência. Além disso, é fundamental ter um aparelho de teste, chave proporcional ao parafuso, alicate, um estilete e fita isolante.

Veja como fazer instalação elétrica residencial de lâmpada.

Aprender como fazer instalação elétrica residencial de interruptor e lâmpada é essencial, pois essa é uma instalação simples, ideal para realização de pequenos reparos. Tenha um projeto elétrico da residência em mãos, para saber onde passam o fio fase e o neutro, facilitando a instalação elétrica. Entender como funciona o circuito elétrico da lâmpada até o interruptor, é fundamental para aprender como fazer instalação elétrica residencial de lâmpada.

como fazer instalação elétrica residencial

Como fazer instalação elétrica residencial

Tenha em mãos: um interruptor simples, soquete rosca para lâmpada comum, um disjuntor, fios, fita isolante, ferramentas, uma lâmpada e um conector de alimentação. Não esqueça que é preciso desligar toda a energia da residência, isso é fundamental para garantir sua segurança. Após tomar as medidas de segurança, faça uma emenda no fio FASE e leve-a até o borne do interruptor de luz (Veja a representação na imagem acima).

A energia do fio FASE passará para o interruptor que por sua vez irá transportar esta energia para o fio de retorno, de modo que sempre que o interruptor for acionado, a lâmpada receberá energia. Para que ocorra o retorno de energia, é necessário conectar outro fio ao borne do interruptor e conduzi-lo até o soquete da lâmpada. Garanta sua segurança fazendo também uma emenda no fio NEUTRO que está representado pelo fio azul, na imagem acima; essa emenda deve ser ligada ao soquete.

Após fazer a instalação é necessário constatar se os parafusos estão bem apertados, os fios e emendas devem estar isolados e para garantir maior segurança é necessário testar se os fios estão passando corrente,para tanto, utilize um multímetro.

Confira ambientes com projetos elétricos já executados.

Aprender como fazer instalação elétrica residencial vai auxiliar na manutenção de ambientes.