MDF ou MDP, conheça as peculiaridades de cada um

A escolha dos móveis é essencial para conferir mais estilo e organização ao ambiente. O design do móvel denota o conceito de decoração escolhido, traços retos imprimem modernidade, já os desenhos sofisticados remetem ao clima provençal. Móveis em mdf ou mdp recebem diferentes designs e cores, suprindo as necessidades de diferentes ambientes.

Após receberem os acabamentos devidos, dificilmente saberemos distinguir se o móvel é de mdf ou mdp. Então como diferenciar o mdf e o mdp? Qual a melhor escolha, mdf ou mdp? Confira as dicas disponibilizadas pelo Viva Decora.

Materiais similares, mas com preço e tecnologia diferentes.

Apesar da semelhança, algumas características diferem mdf ou mdp. O MDP é constituído de partículas de madeira aglutinadas, já o MDF possui fibras de madeira dispostas em placas, uma sob a outra. A melhor absorção de tintas e a resistência na montagem e desmontagem são características do MDP, já o MDF é mais maleável e possui excelente acabamento.

Evite molhar peças confeccionadas com mdf ou mdp, pois tanto o MDF quanto o MDP são vulneráveis a ambientes úmidos e podem ficar empenados com a exposição ao calor excessivo. Super práticos, os móveis de mdf ou mdp podem ser facilmente limpos com o auxilio de um pano levemente umedecido, porém não se esqueça de prosseguir secando o móvel com um pano seco. Para garantir maior durabilidade, finalize a limpeza aplicando silicone incolor para móveis.

Quarto de bebê com prateleiras e móveis em MDF ou MDP

Excelente aliada para falta de espaço, as prateleiras são muito versáteis, servindo para organização de pastas e livros ou mesmo para expor elementos decorativos. Note que o quarto do bebê ficou muito organizado com as prateleiras de MPF ou MDP.

 

O MDP suporta mais peso, de modo que seu uso é indicado para painéis, estantes e prateleiras.