Papel de parede nas áreas internas – Tipos e cuidados

O papel de parede é um acessório de decoração muito versátil e flexível, que pode ser utilizado em todos os ambientes da sua casa (internos e externos). Os papéis de parede são encontrados em diversos materiais.

Tipos

○ Mica: feito a partir de pedras naturais, possui textura;

○ TNT:  imita tecido, mas não é de fato;

○ Acetinado: garante menos acúmulo de poeira;

○ Vinilizado:  pode ser lavado;

○ Vinílico: tem maior resistência e é impermeável.

Papel_de_ Parede - Viva_Decora

O papel de parede é um acessório de decoração incrível e prático, mas nem todo mundo opta por utilizá-lo, por não saber qual é o melhor tipo para determinado ambiente ou como fazer a limpeza, ou ainda por receio de não conseguir retirá-lo e danificar a parede.

Aplicação

Com pequenos cuidados é possível manter o seu papel de parede intacto. Veja algumas dicas sobre como usar o papel de parede na decoração:

Em ambientes úmidos, como lavabos, cozinhas, copas, ou em casas de praia, o papel de parede mais indicado é o do tipo vinílico, pois possui mais resistência e é impermeável. Já o papel de parede acetinado é ideal para os quartos, pois acumula menos poeira. O TNT e o Mica podem ser excelentes na decoração da sua sala.

papel de parede_Viva_Decora

Sala_de_Estar_Viva_Decora

Os papéis de parede não devem ser aplicados em paredes sujas, com pó, ou danificadas com mofo. Também não é aconselhável fazer a aplicação em paredes que não tenham acabamento, pois, assim, não aderem perfeitamente à superfície.  O ideal é que a parede esteja completamente limpa para poder receber o revestimento. Caso a parede tenha sido pintada recentemente, espere algumas semanas para aplicar o papel de parede.  Para aplicar esse tipo de revestimento são necessárias espátulas próprias, que você encontra em casas de materiais de construção.

Manutenção

Para manter o seu papel de parede limpo (Acetinado, TNT e Mica) basta você remover a poeira com um pano úmido. Já os papéis de parede do tipo Vinílico e Vinilizado podem ser lavados com detergente e água, pois são impermeáveis. Vale ressaltar que para cada tipo de papel de parede e para cada marca, existem alguns cuidados específicos também. Por conta disso, é necessário estar sempre atento as instruções na hora de aplicar o papel e em relação às recomendações que são propostas pelo fabricante.
O papel de parede é um revestimento com grande durabilidade e manutenção simples. Utilize esse revestimento sem medo e deixe a sua casa linda, elegante e moderna.

Por Equipe Lopes