Tijolo à vista: veja algumas dicas e exemplos

É um material a princípio pesado, volumoso, porém fácil de trabalhar e de baixo custo. Usado não somente em paredes externas e muros, o tijolo à vista é utilizado com muito estilo em ambientes internos. Ele já foi considerado ultrapassado, mas atualmente está com tudo, pois pode estar inserido em ambientes tradicionais, rústicos, mas também nos mais contemporâneos com sua beleza, textura e charme que são únicos.

Tijolo à vista

Na parede do corredor de circulação tijolo à vista

Na parede do corredor de circulação

 

Ele pode ter vários tipos de acabamento, tudo vai depender da decoração e da funcionalidade que se espera do revestimento. O acabamento natural é apenas impermeabilizado, mas é mantida a cor original sem pintura. Existe também a opção de pátina, onde o tijolo é pintado, lixado e depois impermeabilizado. A opção de demolição é quando retira-se o reboco da parede e deixa com o aspecto envelhecido. O tijolo à vista pintado, comum, não é lixado depois da pintura, e essa pintura é feita por completo.

 

Tijolo à vista dá um charme rústico aos ambientes

Tijolo a vista dá um charme rústico aos ambientes

 

Alguns detalhes para a decoração: quando jogamos a iluminação no tijolo a vista ele forma um jogo de sombras em sua forma irregular, o que acaba transformando a parede em um painel decorativo. O importante é saber que esse tipo de revestimento dá muita personalidade ao ambiente onde estiver inserido. Esse revestimento combina bem com um piso de madeira e também com um porcelanato.

Na sala de jantar tijolo à vista

Na sala de jantar

 

Tipos de rejuntamento para os tijolos a vista:

  • Junta cheia: nesse caso a argamassa fica nivelado com os tijolos, criando uma superfície plana.
  • Junta frisada: o rejunte (no caso, a argamassa) aparece, mas retira-se o excesso para criar uma profundidade entre as peças.
  • Junta seca: a argamassa não fica aparente, dando a impressão de que os tijolos foram apenas colocados um em cima do outro, apenas empilhados.

Existem algumas opções de materiais que imitam o tijolo aparente, porém deve-se tomar muito cuidado na utilização deles. São: placas de tijolos, papel de parede com desenhos de tijolos, tijolos plásticos, e algumas cerâmicas e porcelanatos que imitam tijolo.

Nessa parede você pode colocar seus quadros, objetos de arte e eles ganharão vida! Com o restante da sala na cor branca, ela se torna a parede de destaque mesmo que você não queira colocar mais nenhum tipo de elemento.

Parede de destaque na sala de estar tijolo à vista

Parede de destaque na sala de estar