1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Casa na Árvore: Como Montar, Cuidados e Investimento para ter Uma

Casa na Árvore: Como Montar, Cuidados e Investimento para ter Uma

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Esse espaço tão presente em filmes, desenhos animados e novelas é um ambiente que, fora da ficção, é bem raro de ser encontrado. No entanto, ter uma casa na árvore é um sonho de criança que pode sim ser realizado! Basta ter uma bela árvore, um projeto adequado e um investimento.

Casa na árvore na Mata Atlântica, projeto do Studio ArquitetUras.

Esta casa na árvore foi projetada pelas profissionais do Studio ArquitetUras. Ela está situada no meio da Mata Atlântica. Batizada como Casa do Tarzan, possibilita que as crianças se divirtam com segurança, já que possui corrimãos e guarda corpos para evitar acidentes.

 

As arquitetas Luciana Uras e Beatriz Messeder, do Studio ArquitetUras, de São Paulo, foram contratadas por um casal com dois filhos crianças. A família tinha uma casa de praia em um condomínio situado na Mata Atlântica e os pequenos sonhavam com uma casa na árvore onde pudessem brincar e “os adultos não entrassem”. Diante do sonho, as profissionais construíram “Casa do Tarzan”, como o projeto foi batizado.

Conversamos com a dupla de profissionais do Studio ArquitetUras para descobrir alguns pontos para ficar atento na hora de executar este projeto e com o arquiteto Sergio Cabral, da contain [it], idealizador do Projeto Caduco e que constrói casas na árvore desde 2013. Veja as dicas abaixo!

Casa na árvore na Mata Atlântica, projeto do Studio ArquitetUras.

Para ter uma casa na árvore, é preciso se atentar para a espécie na qual a estrutura será construída. A segurança do local, os insetos e a integração do espaço com a natureza também devem ser considerados.

Ponto 1: Escolha a árvore adequada.

Antes de iniciar a construção da sua casa na árvore, é preciso selecionar a árvore adequada para o projeto. Isso inclui uma que suporte a estrutura. “A árvore tem que estar sadia e ter porte para aguentar a casa em questão. Uma árvore com o porte do tronco de 30 cm de diâmetro, já comporta uma construção leve. No Brasil, por termos uma micro fauna mais rica e complexa do que outros lugares do mundo, não é aconselhado que se faça furos no tronco pois a árvore se torna um canal aberto para possíveis agressores da casa de madeira (como cupins e broca). Também é preciso ser levado em consideração o movimento de crescimento da árvore”, afirma o arquiteto Sergio Cabral, da contain [it], especialista neste tipo de projeto.

Ponto 2: Tenha um projeto adequado.

É preciso tomar cuidado para a construção não ser perigosa e para que os pequenos não se machuquem. “Atenção aos acessos. São importantes estruturas como o corrimão na escada e o guarda-corpo em toda a volta da casa. Invista em uma altura que dificulte alguma criança cair acidentalmente”, conta Beatriz Messeder. Ela complementa que também é interessante que o interior da morada seja visível por quem está do lado de fora. “Uma preocupação dos pais na hora de pedir uma casa na árvore é poder visualizar o que as crianças estão fazendo ali. Na Casa do Tarzan, por exemplo, optamos por uma estrutura apenas com “paredes” de troncos nos limites com os vizinhos e sem paredes na área frontal, onde existe apenas um guarda-corpo vazado do mesmo material. Isso possibilitou aos pais enxergarem a brincadeira dos pequenos”, conta Luciana Uras.

Ponto 3: Cuidado com os mosquitos.

Por geralmente estarem no meio do mato, é importante que as casas na árvore tenham estruturas que protejam as crianças dos insetos. “Em nosso projeto, investimos em um pendente central cuja lâmpada é amarela e própria para espantar mosquitos”, afirma Luciana Uras.

Ponto 4: Aproveite-se da natureza ao seu redor.

Em uma casa na árvore, nada mais coerente do que integrar a estrutura da morada ao ambiente ao seu redor. As profissionais do Studio ArquitetUras investiram em materiais naturais e com certificação ambiental. “Investimos em materiais naturais como o uso de troncos certificados que, mesmo tratados,

possuem acabamento rústico e se integram à paisagem. Para a escolha dos materiais, ressaltamos a importância de se pensar na sustentabilidade, preferindo os que seja possível verificar a procedência e os totalmente reversíveis, ou seja, que possam ser reutilizados”, defende Beatriz Messeder.

Ponto 5: Esteja preparado para investir.

Realizar esse sonho tem seu custo para que a casa fique segura e as crianças não se machuquem. Na estrutura construída pelas profissionais do Studio ArquitetUras, foram investidos R$ 6.500 reais. Sergio Cabral, da contain [it], informa que o preço varia de projeto para projeto. Em geral, o valor (incluindo estrutura, fechamento e telhado) é cerca de R$ 1mil/m².

Casa na árvore na Mata Atlântica, projeto do Studio ArquitetUras.

Batizada como Casa do Tarzan, está é uma casa na árvore projetada pelas arquitetas do Studio ArquitetUras. As profissionais realizaram o sonho das crianças, que queriam brincar em um lugar ondem os adultos não as vissem!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Apartamento pequeno decorado com ambientes completamente integrados Projeto de Casa Aberta

Apartamento Pequeno Decorado: Dicas Infalíveis +71 Inspirações

Casas pré-fabricadas de madeira com janelas de madeira

Casas Pré-Fabricadas: Conheça Vantagens e Desvantagens +55 Modelos

65697- modelos de casas -alphaville-k1-02-sq-arquitetos-associados-viva-decora

+100 Modelos de Casas para Inspirar o seu Projeto

decoração rústica para sala com parede de vidro e parede revestida com pedras foto-pinterest

Decoração Rústica para Casa de Campo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz