1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Tem gente que adora casas de Vila. Eu definitivamente sou uma dessas pessoas que tem prazer em descobrir esses pequenos ‘oasis ’dentro dos bairros super adensados de São Paulo. O que me fascina é que são casas pequenas… Compactas e charmosas !

Muita gente tem optado por morar em casas pequenas ao invés de apartamentos. Mesmo com toda a questão da segurança que envolve morar em um condomínio, a casa ainda proporciona a sonhada privacidade de ter um cantinho ‘só seu ’.

Mas nem sempre é tarefa fácil se mudar para um espaço reduzido. Nessas horas, não exite em contratar um arquiteto para lhe ajudar a elaborar sua casa com ambientes multifuncionais e organizados.

Como deixar uma casa pequena confortável e funcional

A iluminação é sua aliada;

Aqui, quanto mais vidro, melhor. Como normalmente as casas pequenas estão em terrenos pequenos, as principais aberturas se concentram na frente e no fundo da casa, já que as laterais são estreitas.

Os caixilhos podem ser de alumínio, PVC ,madeira ou ferro.As duas última requerem uma manutenção periódica de verniz ou pintura ,mas dependendo do estilo da casa vale a pena apostar nesses itens.

 

Espaços multifuncionais;

Aqui nenhum espaço deve ser desperdiçado! A sala é integrada com a cozinha, e a escada que leva para o quarto recebe armários, nichos e forno.Espaços foram  inteiramente aproveitados. Roupas e demais itens que devem ficar guardados foram organizados no grande armário que ocupa todo o pé direito duplo.

 

Use móveis práticos e inteligentes:

Em espaços reduzidos, um bom projeto de marcenaria é essencial na hora de ocupar todas as áreas: Neste caso organizou mezanino, armários , bancadas, prateleiras  e nichos.

 

Fazer uso de um único material amplia e integra os ambientes .Neste caso foi a madeira, mas pode ser o cimento queimado também.Dê preferência a cores claras. Neste mesmo espaço temos cozinha, sala de estar, lareira e biblioteca.O mezanino esconde o quarto de casal, que ganha estantes e armários na continuidade do móvel que vem da sala. Nada fora do lugar.

 

Um quintal privativo;

As vezes a casa é bem pequena, mas sempre sobra um espacinho gostoso para fazer uma área de lazer .Se você não tiver como plantar grama, não tem problema, pode transferir o verde para as paredes e ainda ter um chuveirão para se refrescar nos dias de calor sobre um deck de madeira bacana.

 

Aqui, entre casa e edícula, ainda deu para colocar uma churrasqueira e ainda deixar a passagem charmosa usando revestimentos de parede com cara de ladrilho hidráulico e vasos moderninhos.

 

Minha casa é um container;

Quem disse que uma casa precisa ser convencional? Aqui estão dois exemplos de casas pequenas super bacanas que fogem do convencional. Você pode usar essa ideia para fazer a ‘casca’ da casa ou apenas o revestimento externo da fachada dando um contexto de arquitetura industrial.

Decoração Praiana para Casa de Praia

Ana Novak é colaboradora da Revista Viva Decora e arquiteta do Studio Novak

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Apartamento pequeno decorado com ambientes completamente integrados Projeto de Casa Aberta

Apartamento Pequeno Decorado: Dicas Infalíveis +71 Inspirações

Casas pré-fabricadas de madeira com janelas de madeira

Casas Pré-Fabricadas: Conheça Vantagens e Desvantagens +55 Modelos

65697- modelos de casas -alphaville-k1-02-sq-arquitetos-associados-viva-decora

+100 Modelos de Casas para Inspirar o seu Projeto

decoração rústica para sala com parede de vidro e parede revestida com pedras foto-pinterest

Decoração Rústica para Casa de Campo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz