1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como Economizar Energia: 5 Dicas Eficazes Para Colocar em Prática

Como Economizar Energia: 5 Dicas Eficazes Para Colocar em Prática

O valor da conta de luz no final do mês tem sido uma preocupação constante na vida dos brasileiros, por isso é importante saber como economizar energia. Isso porque as cobranças de tarifas por bandeira mudam a todo momento e não há meio de prever a quantidade de gasto mensal.

Como as taxas adicionais na fatura estão relacionadas diretamente com o consumo de energia, preparamos um guia de como economizar energia. Você vai perceber como economizar energia está ligada a mudança de hábitos e veja que com algumas alterações na casa, é possível reduzir o valor da conta de energia elétrica.

Aprenda como economizar energia investindo em iluminação natural nos ambientes da casa
1. Aprenda como economizar energia investindo em iluminação natural nos ambientes da casa. Fonte: Pinterest

Assista o vídeo com algumas dicas de como economizar energia

O que fazer para consumir menos energia?

Siga nossos 5 passos de como economizar energia para diminuir a conta de luz!

1. Pinte Paredes de Cores Claras

Se você está programando uma reforma ou quer entrar de cabeça na economia de energia, pintar as paredes com cores claras é uma boa maneira de como economizar energia elétrica. As cores claras ajudam a distribuir pelo ambiente a luminosidade natural que entra pelas janelas.

A primeira dica de como economizar energia é pintar as paredes da casa com cores claras
2. A primeira dica de como economizar energia é pintar as paredes da casa com cores claras. Projeto por Dado Castello.

Outra dica para complementar de como economizar energia: Deixe as cortinas e portas dos ambientes abertas durante o dia, evitando acender luzes de forma desnecessária. É uma delícia aproveitar a claridade do dia e curtir a luz do sol e, além disso, você ainda economiza uns quilowatts!

2. Mude os Móveis de Lugar

No escritório, home office ou no ambiente de estudos e leitura, mover poltronas e escrivaninhas para perto da janela é uma boa forma de como economizar energia elétrica, a luz do dia, e ainda por cima, curtir a paisagem. Assim, a luz do ambiente pode ficar apagada por mais tempo, tornando uma excelente forma de economizar energia.

Coloque a escrivaninha próxima à janela e aproveite a iluminação natural.
3. Como economizar energia com pequenas atitudes: Coloque a escrivaninha próxima à janela e aproveite a iluminação natural. Fonte: Pinterest

3. Tome Cuidado com a Geladeira

Um eletrodoméstico imprescindível, a geladeira pode consumir mais energia caso certos cuidados não sejam tomados. A borracha da porta deve estar sempre firme, oferecendo um pouco de resistência quando puxada.

Caso ela abra com muita facilidade, pode ser um sinal de que é hora de trocá-la. Esses cuidados básicos são uma das maneiras de como economizar energia.

Testar a firmeza da porta da geladeira é uma dica de como economizar energia elétrica
4. Testar a firmeza da porta da geladeira é uma dica de como economizar energia elétrica. Projeto por Estudio AE

Procure abrir a geladeira o mínimo possível para começar como economizar energia: Após servir as refeições, por exemplo, junte tudo que é guardado na geladeira e guarde abrindo a porta apenas uma vez. Com a porta aberta por menos tempo e com menos frequência, o ar frio escapa em menos quantidade e o motor não precisa trabalhar mais vezes para resfriar o equipamento.

Como economizar energia depende da manutenção constante dos eletrodomésticos, periodicamente programe uma visita de um técnico especializado.

4. Troque as Lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes e de LED são as mais econômicas e têm alta capacidade de iluminação. Se você ainda usa alguma lâmpada incandescente, procure fazer a troca o mais rápido possível. Essa é uma das principais dicas de como economizar energia e você vai sentir uma diferença significativa na fatura.

como economizar energia lampadas LED mauren buest 145686
5. Como economizar energia: as lâmpadas de LED são formas de economizar energia, sem deixar de iluminar totalmente o ambiente. Projeto por Mauren Buest.

Um detalhe importante de como economizar energia: Grande parte do consumo das lâmpadas fluorescentes está no ato de acender. Apagar e acender a todo momento pode acarretar em maior consumo de energia.

5. Otimize o uso dos equipamentos

Juntar uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez é uma forma de aproveitar melhor a máquina de lavar e de como economizar energia elétrica.

O mesmo vale para a hora de passar as roupas: Junte diversas peças e ligue o ferro apenas uma vez. As peças que amassam pouco podem sair do varal para o guarda roupas e você também pode usar o ferro desligado, mas ainda quente, para passar peças menores ou mais fáceis de desamassar.

como economizar energia lavanderia giuliano luchetti 29872
6. Otimize o serviço na lavanderia, juntando roupas para lavar e para passar para saber como economizar energia! Projeto por Giuliano Luchetti.

Outra medida importante de como economizar energia é evitar dormir com a televisão ligada. Se o sono bater, programe-a para desligar com um temporizador.

No chuveiro, o ideal é tomar banhos de, no máximo, 10 minutos. Outra forma eficaz de como economizar energia é deixar a chave de temperatura na posição “verão”: essa atitude pode economizar até 30% do consumo.

Uma forma eficaz de como economizar energia é deixar a chave de temperatura na posição "verão"
7. Uma forma eficaz de como economizar energia é deixar a chave de temperatura na posição “verão”. Fonte: Ps do Vidro

O que consome muita energia elétrica?

Você sabe o que consome mais energia em casa? Os aparelhos eletrônicos como geladeiras, microondas, chuveiros, máquina lava e seca e ar condicionado estão no topo dessa lista.

Nem todo eletrodoméstico consome a mesma quantidade de energia que o outro, mas você pode aprender a calcular quanto cada um consome.

Cada aparelho possui uma potência, cujo número é apresentado em watts é W. Por exemplo: a geladeira = 3.600 W. Porém, às vezes, em modelos com potência maior de 1000W, ele poderá ser especificado como KW (kilowatts).

Para calcular o consumo de energia, basta multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas.

Você também pode acessar o site da Enel para simular o gasto mensal e saber como economizar energia em casa.

Qual o horário que mais gasta energia?

Sim, alguns horários consomem mais energia que os outros e, para saber como economizar energia, você pode usaro os que menos consomem ao seu favor.

O horário que mais gasta energia é entre às 18h e 21h, isso porque é o horário que muitas casas funcionam ao mesmo tempo. Portanto, se você quer começar o processo de como economizar energia, use seus eletrodomésticos durante a manhã ou à tarde.

Confira os 5 hábitos que fazem toda a diferença na economia de energia

Infográfico - Como economizar energia
Infográfico – Como economizar energia

Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Mesa decorada com jogo americano de crochê colorido Foto Circulo

Leve o Artesanato para a Mesa Posta: Inspirações para Deixar suas Refeições mais Deliciosas!

Como tirar mofo da parede com dicas simples

Como Tirar Mofo da Parede: 5 Receitas com Vinagre, Bicarbonato e Álcool

Caminho de Mesa de Crochê: Passo a Passo, +61 Ideias de Trilho de Mesa Simples

Como Limpar Microondas: Passo a Passo Simples e Fácil

Deixe um comentário

2 Comentários em "Como Economizar Energia: 5 Dicas Eficazes Para Colocar em Prática"

Thais

Me mudei recetemente e fiquei espantado com o valor da energia, vou trocar todas as lampadas por led pra ver se diminui o consumo de energia. Na outra casa eu pagava metade do valor de agora e olha que nessa nova casa eu nao uso ar condicionado

wpDiscuz