1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo

Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo

Foi-se a época em que fazer crochê era coisa de vovó. Hoje muitas pessoas querem aprender como fazer crochê, esse artesanato que além de garantir lindas peças para a decoração, também funciona como uma forma de terapia para desestressar e para muitas pessoas também é uma fonte de renda.

Por isso, hoje nós vamos falar sobre algumas dicas de como fazer crochê para iniciantes, para que você também possa começar a investir nesse tipo de artesanato.

aprenda como fazer crochê para iniciantes

1. Veja dicas de como fazer crochê para iniciantes

Dicas de como fazer crochê

Há quem queira aprender como fazer crochê para iniciantes como uma forma de ganhar uma renda extra, há outras pessoas que querem aprender como uma forma de terapia e também tem aqueles que querem saber como fazer crochê passo a passo apenas pela curiosidade e interesse em aprender algo novo, e claro, tem aquelas pessoas que já sabem o básico e querem dicas de como fazer flor de crochê para aplicar em peças como almofadas e colchas, e outras que querem saber como fazer tapete de crochê para decorar a casa.

O que realmente importa é que como aprender a fazer crochê pode trazer muitos ganhos para a sua vida. Porém, existem alguns detalhes que precisam ser analisados em como aprender a fazer crochê, esses detalhes seriam qual a melhor agulha, que tipo de linha escolher, quais os pontos mais fáceis de como fazer crochê para iniciantes, enfim, nós vamos falar um pouco mais sobre esses pontos a seguir.

tutorial de como fazer flor de crochê

2. Veja o tutorial de como fazer flor de crochê

Como aprender a fazer crochê: escolhendo tipos de agulhas

É impossível saber como se faz crochê sem saber escolher tipos de agulha que você vai usar. Quando você sair para procurar as suas agulhas de crochê, com certeza você encontrará modelos de agulhas com diâmetro diversos e isso acontece porque cada tipo de trabalho e ponto de crochê requer um determinado diâmetro de agulha.

Quando você começar a pesquisar receitas de crochê na internet você vai conseguir observar que geralmente vem anotado o tipo de agulha que é necessário, mas basicamente a regra para as agulhas de como se faz crochê é: linha grossa com agulha grossa e linha fina com agulha fina.

agulha e lã para crochê

3. Antes de aprender como se faz crochê é necessário saber escolher as agulhas e linhas

Outro ponto que você com certeza vai observar quando começar a aprender como se faz crochê é que as agulhas podem ser feitas em vários tipos de materiais. As lojas vendem agulhas de plástico, metal, madeira, coloridas, emborrachadas, enfim, existem vários tipos de agulhas de crochê para escolher.

Alguns trabalhos, por exemplo, como fazer tapete de crochê é provável que você encontre receitas pedindo agulhas mais grossas, pois como o tapete fica no chão e todo mundo pisa, é interessante usar uma linha mais grossa, mas saiba que isso não é uma regra.

Como fazer crochê: escolhendo linhas

Como nós já falamos brevemente acima, mas vamos revisar aqui: a escolha da linha depende muito da escolha da agulha. Para a agulha mais grossa, é necessário usar uma linha mais grossa, já para a agulha mais fina, usa-se a linha mais fina.

Para escolher qual a cor de linha usar, é necessário saber como é o trabalho que você vai fazer, mas uma dica bem interessante é que no mercado existem linhas para crochê que são coloridas, onde o fio possui várias cores ou mesmo várias tonalidades de uma só cor, dando um efeito incrível no trabalho, principalmente se você estiver aprendendo como fazer flor de crochê.

Dica de como fazer crochê para iniciante: se você está agora entrando no universo do crochê, uma dica de como aprender a fazer crochê de forma mais fácil é optar por trabalhar com linhas e agulhas mais finas no começo, facilitando o processo de como fazer crochê passo a passo.

Como fazer crochê passo a passo: pontos e abreviações

Existem diversos pontos de crochê, alguns são mais simples outros mais complexos, mas todo trabalho em crochê começa por um dos pontos mais famosos que é a correntinha.

Algo muito importante em como fazer crochê passo a passo é o nome e as abreviações dos pontos, afinal, as receitas de crochê geralmente vem com essas informações e é sempre bom a gente entender em sobre o que estamos aprendendo. Por isso, abaixo listamos os quatro principais pontos de crochê e também as suas abreviações, afinal, isso será muito útil para você no processo de como fazer crochê para iniciante.

dicas de como fazer crochê

4. Uma das primeiras dicas de como fazer crochê para iniciante é saber os nomes dos pontos mais básicos

Como fazer crochê: ponto correntinha

O mais famoso de todos os pontos de crochê, o correntinha ou corr é um dos mais fáceis de fazer e está sempre presente em todo trabalho de crochê.

Geralmente o ponto correntinha é utilizado como um treinamento para quem está no processo de como aprender a fazer crochê.

Para fazer a correntinha você precisa fazer um nó móvel na ponta da agulha, depois, pegue a linha e passe na agulha e puxe por dentro do nó, esse é o primeiro ponto da correntinha, depois é só continuar fazendo o mesmo processo até a quantidade necessária que a receita pede.

como fazer crochê passo a passo

5. O ponto correntinha é o primeiro ponto que você precisa aprender em como se faz crochê

Como fazer crochê: ponto baixo

O ponto baixo também é conhecido pelo abreviatura pb é necessário para quem está aprendendo como fazer tapete de crochê, pois, o ponto baixo deixa a trama da peça firme devido seus pontos mais fechados.

Para o ponto baixo é necessário fazer primeiro duas correntinhas e depois passar a agulha por dentro da segunda casa e enrole a linha na agulha e passe por dentro da casinha, faça outro laço na agulha e passe pelas duas casas, assim ficará apenas um ponto na agulha.

como aprender a fazer crochê

6. Veja o básico de como aprender a fazer crochê

Como fazer crochê: ponto baixíssimo

O ponto baixíssimo que usa a abreviatura pbx é comumente usado para trazer mais firmeza nas bordas do trabalho e também para fazer a finalização das peças. O ponto baixíssimo funciona mais como um ponto de apoio para o crochê, visto que ele não fica visível quando o trabalho em crochê é finalizado.

Para o ponto baixíssimo você precisa colocar a agulha na correntinha e fazer um laço, depois você puxa o laço por dentro das duas correntinhas.

Como fazer crochê: ponto alto

Ao contrário do ponto baixo, o ponto alto tem uma trama mais aberta e é indicado para trabalhos mais moles.

Para o ponto alto você precisa enrolar a linha na agulha e contar três pontos, em seguida você faz um laço e leva a agulha para o quarto ponto, puxando a linha em seguida. Assim a agulha fica com três pontos.

Esses quatro pontos são os mais básicos e para quem está começando a aprender como se faz crochê são os pontos mais indicados, mas além deles existem outros para quem já tem mais habilidade, como o ponto colmeia, ponto candeia, o ponto x e o meio ponto alto.

como fazer tapete de crochê com linha grossa

7. Geralmente o como fazer tapete de crochê sempre usará linhas mais grossas

5 dicas importantes de como fazer crochê para iniciantes

  1. No início prefira agulhas maiores e linhas mais finas
  2. Comece a praticar em uma peça teste
  3. Comece com linhas com uma única cor, o processo fica mais fácil
  4. Procure receitas simples de como fazer crochê para treinar
  5. Estude as abreviaturas dos pontos principais, mas também outras que são usadas nas receitas.

Assista ao passo a passo de como fazer crochê

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

modelo vintage de caixa de MDF decorada  Foto Episcopal Assembly

Caixa de MDF Decorada: Saiba como Pintar, Veja Técnicas +68 Modelos

Letras em ponto cruz toalhas

Letras em Ponto Cruz: Borde e Personalize as Suas Peças

Cortina de coração vermelho com glitter Foto de Ele&Ela

Cortina de Coração: Passo a Passo +61 Modelos para Inspirar

Como deixar a casa cheirosa com flores Projeto de Marilia Veiga

Como Deixar a Casa Cheirosa: Conheça 10 Técnicas Infalíveis

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz