1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como instalar um ventilador de teto com segurança.

Como instalar um ventilador de teto com segurança.

Ventiladores de teto são elementos importantes na decoração, pois além do efeito visual positivo, também são peças funcionais que amenizam o calor. Existem diversos modelos, alguns ainda mais funcionais possuem lâmpadas integradas. Saiba escolher e como instalar um ventilador de teto, confira também os projetos dos parceiros do Viva Decora e deixe sua decoração mais harmônica.

Obviamente, antes de saber como instalar um ventilador de teto, é preciso escolher o local e o modelo de ventilador que melhor se adéque ao espaço. Fatores como peso da peça e tamanho devem ser considerados. Pois não há como instalar um ventilador de teto de maneira segura sem levar em conta o peso que o teto suporta, principalmente teto com forro de gesso.

Instalação do ventilador de teto

Saber como instalar um ventilador de teto não isenta a necessidade de um profissional, mas facilita a instalação segura. Pois além do posicionamento do ventilador, também existe a instalação elétrica que exige máxima atenção e pode ser perigosa. Antes de começar a instalação, lembre-se de que não há como instalar um ventilador de teto sem antes desligar a energia geral da residência.

Monte o ventilador segundo as instruções do fabricante, desligue a chave geral de energia e identifique os fios fase e neutro. São necessários dois fios para instalação da lâmpada, dois para instalação do ventilador e um fio terra, do contrário é necessário passar um fio até o teto. Conecte os fios à lâmpada e ao ventilador e isole-os. Preste devida atenção à fixação da peça e cuide para que o ventilador não enrole nos fios quando estiver circulando ar.

 

 

Como instalar um ventilador de teto, levando em conta o posicionamento

A altura em que o ventilador será instalado também é de suma importância, do contrário podem ocorrer acidentes. O espaço entre as pás do ventilador e o chão deve ser de no mínimo 2,3 m. Instale o ventilador com no mínimo 50 cm de distância entre as pás e a parede, do contrário as pás poderão sofrer danos e a circulação de ar será comprometida.

A distância entre o teto e o ventilador garante circulação de ar e previne acidentes, como o super aquecimento da peça. A distância ideal entre o teto e as pás do ventilador compreende 20 centímetros. Por falar em pás, escolha ventiladores com maior número de pás, pois a circulação de ar será maior e o barulho será reduzido.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

modelo vintage de caixa de MDF decorada  Foto Episcopal Assembly

Caixa de MDF Decorada: Saiba como Pintar, Veja Técnicas +68 Modelos

Letras em ponto cruz toalhas

Letras em Ponto Cruz: Borde e Personalize as Suas Peças

Cortina de coração vermelho com glitter Foto de Ele&Ela

Cortina de Coração: Passo a Passo +61 Modelos para Inspirar

Como deixar a casa cheirosa com flores Projeto de Marilia Veiga

Como Deixar a Casa Cheirosa: Conheça 10 Técnicas Infalíveis

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como instalar um ventilador de teto com segurança."

Nilceia S. Custodio

Tenho uma duvida,que gostaria que fosse respondida:-
Quando se coloca um armário modulado de 60 cm de profundidade, deve-se tambem
mudar o ventilador de teto,isso é centraliza-lo no ambiente ou permanecer no ponto de
luz original, qual o melhor uso?
Obrigado
Nilceia

wpDiscuz