1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Limpar o Piso de Cimento Queimado: Confira Dicas Simples

Como Limpar o Piso de Cimento Queimado: Confira Dicas Simples

Você sabe como limpar o piso de cimento queimado? Esse tipo de revestimento se tornou uma escolha popular não só por se adaptar perfeitamente a diversos estilos de decoração, mas também pela simplicidade na limpeza e manutenção.

Quer descobrir como cuidar dessa textura de cimento? Preparamos um passo a passo para te mostrar como limpar o piso de cimento queimado de um jeito fácil. Confira a seguir!

O que é piso de cimento queimado? 

O cimento queimado é resultado da mistura de cimento, areia e água. O fogo não faz parte do processo de feitura do revestimento. Esse, na verdade, é só um nome dado para a técnica de jogar cimento seco sobre a argamassa úmida.

Existem dois tipos de cimento queimado no mercado: o de base cimentícia e o de base acrílica. O de base cimentícia é o mais comum e precisa ser preparado antes da aplicação. 

Por outro lado, o de base acrílica já vem pronto para uso. Ele tem sido a escolha de muitos em reformas por render bastante e ter bom custo-benefício. Com apenas um balde, você consegue cobrir grandes áreas.

Você vai encontrar esse tipo de revestimento na cor cinza facilmente, mas saiba que é possível usar pó de mármore para deixá-lo mais claro. E se quiser cor, dá para utilizar pigmentos coloridos também. 

Como fazer a manutenção do piso de cimento queimado?

Uma vantagem do piso de cimento queimado é sua resistência a manchas, principalmente quando recebe um bom impermeabilizante durante a instalação. Isso porque esse tipo de produto torna a remoção de sujeiras incrustadas mais fácil. 

Além disso, evita que o piso absorva tanta água durante as lavagens ou em caso de derramamento de produtos líquidos.

Para garantir a manutenção adequada do piso queimado, é essencial evitar produtos abrasivos ou corrosivos durante a limpeza. Itens como água sanitária, álcool, cloro, amônia, água oxigenada ou esponja de aço danificam a superfície e podem prejudicar a aparência do piso. 

A dica é utilizar produtos de limpeza suaves, como detergente e sabão neutros, além de panos de microfibra ou algodão e vassouras de cerdas macias. Confira mais algumas dicas para manter a beleza do piso de cimento queimado:

  • não arraste móveis pesados: isso pode riscar e desgastar o revestimento. Use protetores nos pés dos móveis ou levante-os ao movimentar;
  • evite derramamentos de líquidos coloridos: alguns podem manchar o piso, ainda mais se não forem limpos rapidamente;
  • não deixe água acumular: o cimento queimado é resistente, mas o excesso de água pode causar manchas e danos. Sempre seque bem após a limpeza;
  • evite impactos fortes: o piso é durável, mas não é à prova de impactos. Quedas de objetos pesados podem causar rachaduras ou riscos;
Piso de cimento queimado: revestimento tem manutenção fácil e boa durabilidade – Foto: Shutterstock

Como limpar o piso de cimento queimado de forma correta? 

Criamos um passo a passo simples sobre como limpar o piso de cimento queimado da maneira certa. Acompanhe para fazer em casa: 

  1. Prepare seus materiais: separe o balde, detergente ou sabão neutro, um esfregão ou pano macio e seco, e uma vassoura de cerdas macias.
  2. Remova a sujeira solta: comece varrendo ou aspirando o chão para remover a sujeira e os detritos. Se você deixar esses resíduos, eles podem arranhar o piso durante a limpeza.
  3. Prepare a solução de limpeza: encha o balde com água e adicione o detergente ou sabão neutro. Não é necessário fazer muita espuma, apenas o suficiente para limpar o piso.
  4. Limpe o piso: mergulhe o esfregão na solução de limpeza e torça-o para retirar o excesso de água. Em seguida, passe o esfregão pelo piso de maneira uniforme, sem deixar acumular água.
  5. Seque o piso: depois de limpar o piso, seque com um pano macio e seco. 
  6. Limpeza profunda: se o piso de cimento queimado estiver muito sujo, repita o processo. Para sujeiras mais persistentes, pode ser necessário usar uma escova de cerdas macias.

Saber como limpar o piso de cimento queimado ajuda a prolongar a sua durabilidade, evitando danos e manchas. Não se esqueça de que a manutenção adequada e os produtos certos ajudam a manter esse tipo de revestimento sempre impecável. 

Gostou de saber como limpar o piso de cimento queimado? Compartilhe o conteúdo em suas redes e ajude mais pessoas a garantir a manutenção adequada desse revestimento. 

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Revestimento em Pedra: Tipos Mais Utilizados + 18 Ideias Para Se Inspirar

Cores para Área Externa: Conheça as Tendências +25 Inspirações

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz