1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Granilite: O Que É, Vantagens e +13 Formas de Usar o Revestimento

Granilite: O Que É, Vantagens e +13 Formas de Usar o Revestimento

Você já deve ter visto uma casa mais antiga com piso cheio de pedacinhos coloridos, não é? Esse revestimento é conhecido como granilite, um material acessível e resistente que ganhou notoriedade na década de 1940. 

Como o universo decorativo vive resgatando tendências para renovar os ambientes com estilo, o granilite agora é uma das grandes tendências para usar na sua casa.

A boa notícia é que esse tipo de revestimento pode enfeitar os quatro cantos da sua casa. Basta escolher a melhor tonalidade e saber misturar objetos de decoração certos para ter um ambiente com a sua cara. 

E para você que quer apostar nessa tendência, confira nossas dicas abaixo e se inspire com projetos de Vanessa Vidal Arquitetura, SP Estudio Arquitetura, Studio MH Arquitetura, Juliana Pippi, Thamires Moleiro Interiores, Michel Safatle, Suite Arquitetos e ub|urzedobarusso arquitetura

Afinal, o que é granilite? 

1. Granilite é um revestimento composto de cimento e grânulos de pedras naturais como mármore e quartzo – Projeto: Vanessa Vidal Arquitetura | Foto: Flávio Dias

O granilite é feito de uma base cimentícia composta por areia, água e cimento com grânulos de várias pedras naturais. Devido à variedade de pedras utilizadas, existem diferentes tonalidades de granilite. Alguns podem ser cor de rosa, enquanto outros, mais clássicos, podem ser brancos.

Outro fator que varia é o tamanho dos grânulos. Alguns são maiores e mais chamativos, enquanto outros têm pedras bem pequenas na composição, resultando em uma mistura de cores mais sutil. 

É importante também entender a diferença entre o granilite e o marmorite, pois é comum confundir os dois. A maior diferença está na composição: o granilite é feito com grânulos de vários materiais, enquanto o marmorite é feito apenas de mármore. 

2. Granilite pode ser usado em pisos, paredes, bancadas, escadas, áreas internas e externas – Projeto: SP Estudio Arquitetura | Foto: Felco

Granilite também não tem nada a ver com granito, uma rocha natural composta por minerais como quartzo, feldspato e mica. Enquanto o granito é extraído e cortado diretamente das pedreiras, o granilite é um material composto com diferentes acabamentos e colorações.  

A outra diferença é que o granito é mais resistente a riscos e calor, sendo ideal para bancadas de cozinha, enquanto o granilite é mais usado em pisos e paredes devido à sua versatilidade e estética​.

Quais são as vantagens e desvantagens do granilite? 

3. Granilite é durável, resistente a manchas e arranhões e tem baixa manutenção – Projeto: Studio MH Arquitetura | Foto: André Nazareth/CASACOR

O granilite oferece diversas vantagens, como durabilidade, resistência à água e uma ampla variedade de cores e opções de design, permitindo personalização para diferentes ambientes. 

Ele é ideal para áreas de alto tráfego e é fácil de limpar, necessitando apenas de sabão neutro para a manutenção. Com uma boa rotina de cuidados, o granilite pode durar bastante em diferentes superfícies, como pisos, paredes e bancadas

4. Água e sabão neutro são suficientes para limpar o granilite – Projeto: Juliana Pippi | Foto: Mariana Boro/CASACOR

No entanto, o granilite também apresenta desvantagens. O custo inicial de aplicação é alto, especialmente em áreas pequenas onde pode haver um preço mínimo. Além disso, a instalação requer profissionais especializados para evitar problemas como fissuras e desplacamentos. 

Qual textura de granilite escolher?

5. Granilite pode ser polido, com superfície lisa e brilhante, ou fulget, com textura natural das pedrinhas – Projeto: Thamires Moleiro Interiores | Foto: Gustavo Award

Viva Decora Shop
O granilite pode ser encontrado de duas formas: polido ou fulget. A textura granilite polida é lisa e brilhante. Já a fulget, apresenta a textura granilite das pedrinhas usadas na composição. É uma versão mais natural. 

A nossa dica é evitar colocar a textura granilite polida em ambientes de área molhada, pois pode ficar muito escorregadio. Porém, se você estiver em busca de uma bancada nova ou até de revestimentos para enfeitar o banheiro, pode apostar no granilite na parede sem medo. 

Quanto o custa o granilite?

6. Preço do granilite pode variar conforme polimento, tamanho, espessura e materiais usados na compsoicao – Projeto: Michel Safatle | Foto: Ruy Teixeira/CASACOR

O valor do granilite fica entre R$46,00 e R$68,00 por metro quadrado. No entanto, pode variar de acordo com diversos fatores, como materiais usados na composição, espessura, tamanho e polimento do material. 

O preço do também pode variar bastante dependendo do local onde você comprar o granilite. Por isso, recomendamos que adquira de empresas especializadas e confiáveis, mesmo que o preço seja um pouco mais alto, para garantir que o produto esteja impecável e atenda às suas expectativas.

Como usar o granilite na decoração? 

Agora que você já sabe tudo sobre o material granilite, confira abaixo as melhores formas de usá-lo para decorar a sua casa!

Porcelanato granilite

7. Porcelanato Confete WH NAT foi especificado neste banheiro moderno – Foto: Ceusa

O porcelanato que imita granilite é uma excelente escolha para uma decoração moderna e diferenciada. Afinal, combina a estética do granilite com a durabilidade e fácil manutenção do porcelanato, sendo ideal para pisos, paredes e bancadas.

8. Confete HEXA GR MIX é um porcelanato com superfície natural – Foto: Ceusa

Mas, é importante ter cuidado ao escolher a cor. Evite modelos muito coloridos, pois podem causar cansaço visual rapidamente. De modo geral, a melhor opção é o granilite branco, porque ele é neutro e combina com diferentes estilos de decoração.

Bancada de granilite

9. A espaçosa bancada e as cubas desta cozinha receberam o revestimento granilite – Projeto: Suite Arquitetos | Foto: Ricardo Bassetti/CASACOR

Você pretende fazer uma ilha ou bancada na cozinha? Que tal inovar fazendo uma bancada de granilite? O efeito no ambiente é lindo. 

10. Bancada de granilite + cooktop + parede com acabamento cimentício – Projeto/Foto: ub|urzedobarusso arquitetura

Assim como demos a dica para o revestimento, você pode usar o granilite como grande destaque do ambiente. É só escolher as cores que mais te agradam e combinam com os móveis do local. 

Papel de parede granilite

11. Papel de parede de granilite é econômico e pode ser trocado sempre que você quiser – Foto: Shutterstock

 

O efeito do granilite é tão bonito que as empresas passaram a criar um papel de parede que imita o material. A vantagem de investir nesse material é que você economiza na aplicação e fica mais livre para trocar sempre que quiser. 

Assim como a pedra, existe uma grande variedade de papel de parede granilite, com cores e tamanhos que podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência e o estilo da decoração do seu espaço. 

Objetos de decoração

12. Granilite adiciona um toque moderno e elegante a objetos de decoração como vasos, mesas, luminárias e velas – Foto: Shutterstock

O granilite pode ser usado em objetos de decoração para adicionar um toque moderno e elegante ao ambiente. Você pode encontrar vasos, mesas, luminárias e até velas feitas de granilite ou com estampa que o imita.

13. A textura única do granilite se destaca em qualquer ambiente, do rústico ao moderno – Foto: Shuttertsock

Como pode conferir, o granilite é atemporal e combina com diferentes estilos. Ele pode ser usado para criar pisos, paredes e bancadas únicas, personalizando ambientes internos e externos com elegância e durabilidade. Você só precisa adaptar o revestimento ao seu estilo, seja moderno ou clássico. 

Gostou do conteúdo? Aproveite que está por aqui e confira a Viva Decora Shop, a melhor loja para construir e reformar o seu lar!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Revestimento Marmorizado: 10 Ideias para Incluir no seu Projeto

Banheiro compacto com Cuba Slim de Apoio Redonda – Salvia

Deca apresenta tipos de cuba no modelo slim ideais para lares compactos

Apartamento Studio: 8 Truques de Decoração e +10 Ideias

Dormitório com Piso Laminado Nogueira Flórida marca Durafloor

Durafloor dá dicas para calcular a quantidade de piso por área

Deixe um comentário

2 Comentários em "Granilite: O Que É, Vantagens e +13 Formas de Usar o Revestimento"

[…] Tags: Papel de Parede, Papel de Parede para Quarto, Pisos, Reforma, Revestimentos Fonte: Viva Decora  fevereiro 12, 2021/0 Comentários/por webmasterTags: Decoração, Decoração de Interiores, […]

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36