1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Como Rebocar Parede: Aprenda de Uma Forma Rápida e Fácil

Como Rebocar Parede: Aprenda de Uma Forma Rápida e Fácil

O ano já começou e, se você incluiu na sua lista de desejos reformar aquela parede da sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, saiba que alguns conceitos devem ser levados em consideração antes de iniciar uma obra. E dentre as inúmeras informações que fazem parte do dia a dia de um canteiro de obras, está a colocação do reboco nas paredes. Mas, afinal, como rebocar parede?

Pois é! Se você deseja transformar o espaço do seu imóvel, porém ainda está em dúvidas sobre como rebocar parede, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separemos informações, dicas e um mini tutorial sobre como rebocar parede. Confira!

Aprenda como rebocar a parede do seu imóvel e transforme seu ambiente
1. Aprenda como rebocar a parede do seu imóvel e transforme seu ambiente. Fonte: Cimento Mauá

 

O que é reboco de parede?

Durante a realização de uma reforma palavras como reboco, emboço e chapisco são constantemente mencionadas pelos profissionais no canteiro de obras. Mas, afinal, o que vem a ser reboco, emboço e chapisco? De forma simplificada pode-se dizer que reboco, emboço e chapisco são camadas de argamassa de diferentes espessuras e particularidades, responsáveis por revestir muros e paredes na construção civil.

Como fazer reboco na parede
2. Como fazer reboco na parede. Fonte: Mapa de Obra

Chapisco

O chapisco é a primeira camada de argamassa a ser aplicada e sua presença tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento. Sua superfície é áspera facilitando assim a penetração da camada de emboço que vem logo em seguida. Sua preparação é feita normalmente com cimento, areia grossa e água com traço de 1:3.

Emboço

Após a aplicação do chapisco é necessário regular a estrutura da superfície da parede, logo, é nesse momento que a camada de emboço entra em ação. Aqui, a camada de emboço tem a função de preparar a parede para receber o assentamento de peças de cerâmica ou para receber a camada de reboco, caso a parede ou muro seja pintado posteriormente.

Reboco

Por fim, temos o reboco que se trata da última camada de argamassa em um processo de revestimento. O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.

Camadas de revestimento de argamassa
3. Camadas de revestimento de argamassa. Fonte: Tudo Construção

Vale comentar, que quando o cliente deseja assentar peças de cerâmica na parede, são necessários somente as camadas de chapisco e emboço. Agora, em projetos onde irá ser aplicado pintura, os profissionais devem realizar a aplicação das três camadas (chapisco, emboço e reboco) para a obtenção de uma superfície mais lisa, para que posteriormente receba a camada de tinta.

Por que é importante saber como rebocar parede?

Você já se questionou por que é importante rebocar a parede ou muro de um imóvel? Se sim, saiba que a resposta é simples. O reboco é a última camada de argamassa e sua presença faz parte do processo de finalização da construção de uma parede, e serve para impermeabilizá-la. Entenda que sem a reboco, a estrutura da sua parede ficaria rústica e áspera.

Como fazer reboco de parede

E agora, como fazer reboco de parede? Antes de qualquer coisa é importante que você determine quais paredes irão receber a camada de reboco, pois assim será possível calcular com precisão a quantidade necessária de argamassa que será utilizada no ambiente. Normalmente, as argamassas de reboco são compostas por areia, cimento, cal, água e eventualmente aditivos.

Contudo, caso você não queira ter esse tipo de trabalho é possível encontrar no mercado argamassa pronta, a qual exige apenas a adição de água em sua composição para uso. Além disso, providencie materiais e equipamentos específicos, a fim de garantir a qualidade do serviço realizado.

Como fazer reboco de parede com qualidade
4. Como fazer reboco de parede com qualidade. Fonte: Mapa de Obra

Vale ainda mencionar, que uma obra por mais pequena que seja pode ser feita de diferentes formas. Nessa direção, antes de reformar ou construir é necessário avaliar com cuidado quais das opções de reboco mais se adaptam as suas necessidades, isto é, feito com gesso ou argamassa.

Como rebocar parede interna

Normalmente, a espessura média de um reboco interno deve ser 15mm ou 1,5cm. Contudo, para chegar nessas medidas a alvenaria da obra deve estar de acordo para que a estrutura não apresente um reboco mais grosso. Para fazer o reboco na parte interna da parede é preciso seguir a medida de 3+2+1 e aditivo.

Como fazer reboco de parede interna: Materiais

  • Pá de bico com cabo
  • 3 baldes de areia
  • 2 baldes de cal
  • 1 balde de cimento
  • Aditivo
  • Água

Como fazer reboco de parede interna: Passo a passo

  1. Separe um espaço no canteiro de obra;
  2. Com o auxílio de uma pá de bico com cabo, misture a areia, cal, cimento e aditivo;
  3. Movimente a massa até obter uma mistura com consistência de farofa;
  4. Adicione água aos poucos até que você tenha uma massa homogênea.
Como rebocar parede interna
5. Como rebocar parede interna. Fonte: Pinterest

Como rebocar parede externa

Já a espessura média de um reboco externo deve ser 20mm ou 2cm, seguindo é claro as orientações de reboco para área interna. Para fazer o reboco na parte externa da parede é preciso seguir a medida de 2+2+1 e aditivo.

Como fazer reboco de parede externa: Materiais

  • Pá de bico com cabo
  • 2 baldes de areia
  • 2 baldes de cal
  • 1 balde de cimento
  • Aditivo
  • Água

Como fazer reboco de parede externa: Passo a passo

  1. Separe um espaço no canteiro de obra;
  2. Com o auxílio de uma pá de bico com cabo, misture a areia, cal, cimento e aditivo;
  3. Movimente a massa até obter uma mistura com consistência de farofa;
  4. Adicione água aos poucos até que você tenha uma massa homogênea.
Como rebocar parede externa
6. Como rebocar parede externa. Fonte: Pinterest

Como rebocar parede com argamassa

Durante uma construção, caso você opte por rebocar parede com argamassa será necessário colocar as três camadas de revestimento na sua parede (chapisco, emboço e reboco). Dentre as vantagens pode-se destacar que por se tratar de uma massa de cimento, cal e areia, a estrutura da argamassa se mostra bem mais resistente e durável na construção. Por esse motivo, recomenda-se rebocar parede com argamassa em áreas externas que estão em contato constante com chuvas.

Rebocar a parede com argamassa além de amenizar a temperatura de ambientes internos, cria uma excelente acústica para o espaço. E apesar de algumas pessoas não considerarem esse tipo de reboco bonito, vale ressaltar que sua superfície permite acabamentos com massa corrida, pintura direta, grafiato e papel de parede.

 Como rebocar parede com argamassa
7. Como rebocar parede com argamassa. Fonte Blog PraConstruir

Como desvantagem, caso o trabalho não tenha sido feito de forma correta, possíveis trinas pode aparecer na parede com reboco de argamassa. Além disso, o custo final da construção se mostra mais alto quando comparado a outras soluções de revestimento.

Como rebocar parede com gesso

Ao contrário da argamassa, que precisa que a parede esteja preparada com as devidas camadas de chapisco, emboço e reboco, o gesso pode ser aplicado diretamente nos blocos e tijolos de sustentação do imóvel, isso é claro, se a estrutura se mostrar plana e dentro do esquadro.

Mas, afinal, quais as vantagens de aprender como rebocar parede com gesso: Dentre as vantagens de aplicação do gesso está o custo que é bem menor, pois não exige tanto consumo de material e as etapas de execução são menores. Além disso, a camada de gesso é capaz de dar um bom acabamento à parede, deixando-a com uma superfície lisa, uniforme e sem imperfeições.

Como rebocar parede com gesso
8. Como rebocar parede com gesso. Fonte: Pinterest

Como impermeabilizar parede externa com reboco

As paredes externas por estarem expostas ao ar livre, estão sujeitas a umidade vinda da parte de cima do imóvel e principalmente dos respingos de chuva. Logo, para que os problemas com a umidade não ocorram é necessário saber como impermeabilizar parede externa com reboco. Mas, afinal, como impermeabilizar parede externa com reboco? Descubra agora no tópico abaixo.

Como impermeabilizar parede externa com reboco: Passo a passo

Antes de aplicar o impermeabilizante é importante que você lixe toda a superfície da parede a fim de deixá-la lisa e pronta para receber o produto. Por esse motivo, com o auxílio de uma espátula de aço retire toda a parte que estiver solta na parede, pois caso contrário o efeito do impermeabilizante não será efetivo. Após lixar toda a parede retire o pó ou qualquer outro vestígio de poeira no local. Por fim, com a ajuda de um pincel ou rolo aplique o impermeabilizante conforme as instruções do fabricante na embalagem.

Como impermeabilizar parede externa com reboco
9. Como impermeabilizar parede externa com reboco. Fonte: Pinterest

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Fechadura para Porta de Madeira: Conheça os Tipos para sua Casa 

Reserve um espaço na varanda para incluir uma churrasqueira para apartamento

Dicas Para Escolher a Melhor Churrasqueira para Apartamento

As churrasqueiras portáteis podem ser posicionadas na cozinha, no quintal ou até mesmo ser levada em viagens

Conheça os Diferentes Modelos de Churrasqueiras Portáteis

Aprenda como escolher as melhores churrasqueiras elétricas para o seu ambiente

Como Escolher as Melhores Churrasqueiras Elétricas Para Seu Ambiente

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz