1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como Tirar Papel de Parede: Conheça 4 Métodos Simples e Acessíveis

Como Tirar Papel de Parede: Conheça 4 Métodos Simples e Acessíveis

O papel de parede é uma forma fácil e barata de transformar a decoração. Ele voltou a ser tendência nos últimos anos e existem cada vez mais tipos e estampas disponíveis no mercado. Mas o que fazer se o seu estiver danificado ou soltando? Ou ainda se quiser trocar o papel ou usar outro tipo de material na parede? Aqui nós vamos ensinar quatro formas fáceis de como tirar papel de parede.

O que você precisa saber sobre como tirar papel de parede

Seja qual for o seu motivo para querer saber como tirar papel colado na parede, já adiantamos que não é algo tão difícil, mas também não é um processo rápido. Existem modelos diferentes de papel de parede e eles oferecem níveis diferentes de resistência à retirada.

Como tirar papel de parede de forma simples

1. Nem sempre a forma de como tirar papel de parede vai ser tão simples

Os papeis de parede removíveis saem facilmente, basta puxar uma ponta que ele se solta. Porém, se você quer saber como tirar papel de parede tradicional, saiba que é necessário mais esforço.

Antes de falarmos sobre os métodos de como tirar papel de parede, é bom que você saiba que todos usam água. Então, se o seu papel de parede for impermeável, primeiro deverá retirar a película protetora. Caso não consiga, faça alguns cortes nele com um estilete para que a água consiga passar.

Como tirar papel de parede com furos

2. Para conseguir tirar o seu papel de parede, pode ser necessário fazer furos nele

O que fazer antes de tirar o papel de parede

Estamos quase chegando às formas de como retirar papel de parede, porém primeiro precisamos falar sobre o que fazer antes de começar esse processo. Como dissemos anteriormente, isso pode demorar horas, então o ideal seria fazer no final de semana, com tempo livre e luz natural.

Por que a luz natural é importante? Simples, porque você vai precisar desligar o disjuntor do ambiente antes de começar a colocar em prática o método que escolher de como tirar o papel de parede. Além disso, também é indispensável cobrir tomadas e interruptores com fita para evitar acidentes.

Como tirar papel de parede com espátula

3. Um dos materiais essenciais para conseguir tirar o papel de parede é a espátula

Afastar os móveis das paredes é outra tarefa importante, assim você evita que eles acabem molhados. Agora que você já sabe tudo isso, vamos à lista de materiais necessários para todas as formas de como tirar papel de parede:

  • Espátula de plástico
  • Rolo de pintura
  • Bandeja de pintura ou balde

Como tirar papel de parede com água

Esta é uma das maneiras mais simples de como tirar adesivo de parede. Basta encher um balde com água quente e usar o rolo de pintura para molhar a parede até que o papel e a cola amoleçam. Aí é só usar a espátula para retirar o material de baixo para cima.

Como tirar papel de parede com água

4. O rolo de pintura é ótimo para alcançar todos a extensão da parede

Como tirar papel de parede com amaciante

A segunda forma de como tirar papel colado na parede é com uma mistura de amaciante e água quente. A proporção é de 1/4 de amaciante para 3/4 de água ou ainda 1/2 amaciante e 1/2 água. Com a solução pronta, é só aplicar sobre a parede com o rolo de pintura, deixar de molho por alguns minutos e usar a espátula para retirar o papel de baixo para cima.

Como tirar papel de parede com amaciante

5. Pode ser que o papel rasgue enquanto você retira, mas é só continuar de onde ele partiu

Como tirar papel de parede com vinagre

O terceiro método de como retirar papel de parede é com vinagre branco e água quente. Em um recipiente, misture 1/5 de vinagre e 4/5 de água. Em seguida, use o rolo de pintura para passar a solução sobre a parede até que o papel e a cola amoleçam. Para garantir que o cheiro saia do ambiente, deixe as janelas e as portas abertas.

Como tirar papel de parede com vinagre

6. Se achar mais fácil usar a espátula de cima para baixo, fique à vontade

Como tirar papel de parede com vaporizador

Se você tiver acesso a um vaporizador, pode usá-lo como um jeito de como tirar adesivo de parede. É só aplicar o vapor em seções segurando o aparelho contra o papel de parede e, à medida que for avançando, levantar o papel com a espátula.

Para garantir sua segurança, use luvas e mangas compridas, assim você se protege do vapor e das gotas que podem se soltar do vaporizador.

Como tirar papel de parede com vaporizador

7. Cuide da sua segurança enquanto coloca este método de como tirar papel de parede em prática

Bônus: como tirar cola de papel de parede com detergente

Depois de você escolher um desses meios de como tirar papel de parede e colocá-lo em prática, você pode perceber que um pouco da cola continua na parede. Para retirá-la, é só usar uma mistura de água quente e detergente e passá-la na superfície com uma esponja. Por fim, enxágue com um pano úmido.

Como tirar papel de parede com cola

8. Agora você já sabe como tirar papel de parede e como tirar a cola também!

Assista o vídeo com dicas de como tirar papel de parede


 

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

decoração rústica com filtro dos sonhos  Foto Coisas da Maria

Filtro dos Sonhos: O Que É, Como Fazer +60 Modelos

Árvore de natal artesanal com estrutura de madeira e enfeites de natal Foto de Pinterest

80 Modelos de Árvore de Natal Artesanal +Passo a Passos

Tapete de crochê redondo na sala

Tapete de Crochê Redondo: +70 Modelos para Você Decorar

modelo vintage de caixa de MDF decorada  Foto Episcopal Assembly

Caixa de MDF Decorada: Saiba como Pintar, Veja Técnicas +68 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz