1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Telhado verde: conheça diferentes modelos

Telhado verde: conheça diferentes modelos

O uso de telhados verdes pode ser um grande aliado para diminuir o aquecimento global, além de ser uma maneira de arborizar centros urbanos. A ação melhora a qualidade do ar e melhora o isolamento térmico da construção onde foi instalada.

Para casas, a melhor maneira de instalar e optar por um sistema, que impede a infiltração de água e outros problemas. Já construções com telhado em laje permitem a montagem de telhados verdes com mais facilidade. Além dos sistemas de montagem, é possível também montar um jardim ou uma horta com diversos vasos. Além de ser mais fácil, esse modelo permite alterações de plantas e posicionamento dos itens no local, que pode ser ainda usado de maneira social, com bancos e cadeiras para os moradores. No caso das hortas, o local pode ser bom também para incentivar uma melhor alimentação.

Confira algumas ideias de como montar um telhado verde

 

telhado verde

Imagem daqui.

O Conservatório de Música, em Sidney, na Austrália, foi feito por Water Sensitive Urban Design. A construção mostra que, além de fazer bem para o meio ambiente, os telhados verdes também são uma forma de decorar uma construção.

Construção do Banco Nacional da Dinamarca é feita em módulos e usa diversas espécies de plantas, mantendo o jardim por períodos mais longos do ano, devido à sazonalidade

green-roof3

Montado em um ponto de ônibus, o telhado verde de espécies baixas é ideal para fazer parte de uma cidade, já que exige pouca manutenção

VictoriaBCMarriottPacificNW_RegionalArchCC-BY-4

Feito com plantas maiores no telhado intermediário de um prédio, esse jardim deixa o ambiente urbano mais agradável para seus moradores, principalmente aqueles que moram nesse prédio e nos arredores.

 

telhado verde no onibus

Feito no telhado de um ônibus, esse telhado verde foi um protótipo criado por Marco Castro Cosio, para a empresa NYU, e passou por um período de testes nas ruas para ser aprimorado.

telhado verde

O restaurante Bell, Book & Candle (NY) utiliza o teto para plantar as verduras que usa para as próprias comidas. Assim, faz um telhado verde, planta alimentos sem agrotóxicos ou outras substâncias e são consumidos sempre frescos.

telhado verde horta

Esse é um modelo de horta com vasos que pode ser aplicado em um telhado de laje. Esse formato permite uma maior mobilidade das plantas e pode ser feito com várias plantas, inclusive de tamanhos variados.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Casa de alvenaria com dois pavimentos

Casa de Alvenaria Convencional, Estrutural e Pré-Fabricada +14 Modelos

Sala de estar com sanca de gesso aberta Projeto de Only Design

61 Modelos de Sanca de Gesso Para te Inspirar a Fazer Ambientes Lindos

Piso Intertravado

Piso Intertravado: +40 Modelos Práticos e Modernos

decoração com azulejo para cozinha rosa

Azulejo para Cozinha: Confira +35 Projetos Charmosos e Econômicos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Telhado verde: conheça diferentes modelos"

[…]  Telhados verdes contribuem para o conforto térmico, uma vez que absorvem 90% do calor que incidiria sobre o imóvel, e ainda favorecem o isolamento acústico, pois absorvem parte do ruído do entorno. Também é possível otimizar o isolamento térmico do imóvel, escolhendo bem as cores utilizadas na pintura das fachadas e coberturas, pois as cores claras não absorvem tão bem o calor como as cores escuras. […]

wpDiscuz