1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Construções sustentáveis

Construções sustentáveis

Você sabe como a sua casa pode ajudar o planeta? Uma construção não sustentável produz muito CO2, consome energia limpa, consome muita água, extrai matéria prima e não recicla, gerando muitos resíduos nocivos ao meio ambiente. Todos esses danos podem ocorrer durante a construção e depois, durante a vida útil da edificação.

Veja algumas ideias simples para ter uma casa “verde” e conheça os melhores materiais para construir ou reformar de forma sustentável:

Aquecimento solar: o uso da energia solar, ao invés de energia elétrica, para aquecimento da água, é interessante por ser uma fonte energética abundante e gratuita.

Arquitetura_Viva_Decora_Construcoes_sustentaveis

Jardim sobre a laje ou telhado: Conhecido com telhado “verde”, uma das suas funções é fornecer isolamento acústico e térmico. A estrutura da cobertura deve estar imperbeabilizada e preparada para receber esse jardim. Uma solução mais barata e mais simples é a colocação de vasos e pequenos arbustos sobre a laje.

Arquitetura_Viva_Decora_Construcoes_sustentaveis

Madeiras de demolição e ou de reflorestamento certificadas: se estiverem em bom estado para serem reutilizadas, podem ser uma ótima alternativa, por exemplo: pergolados, painéis de televisão, mesas, portas, bancadas, pisos e revestimentos.

Tijolos ecológicos: Compostos de resíduos de construção, com formato contendo dois furos, favorecem a acústica interna. Seu uso na obra é simples, pois elimina a necessidade de formas de madeira para as estruturas de concreto, reduz a necessidade de ferragens e argamassa para assentamento.

Arquitetura_Viva_Decora_Construcoes_sustentaveis

Placas e Forros ecológicos: feitos a partir da reciclagem de embalagens Tetra Pak, oferecem benefícios, como: conforto térmico, acústico, anti-mofo, resistência ao fogo e a água. Podem substituir os compensados, madeirite e até o Dry Wall.

Tinta ecológica: tintas compostas de matérias primas renováveis e isentas de COVs (compostos orgânicos voláteis), sem odor, diminuem o impacto na qualidade do ar.

Piso drenante ou intertravado: esse tipo de piso possibilita a drenagem da água, pois o solo permanece permeável, evitando alagamentos e alimentando o lençol freático. Sua colocação é muito simples: basta preparar o solo e encaixar as peças de concreto.

Arquitetura_Viva_Decora_Construcoes_sustentaveis

Metais em aço inox:  o aço inoxidável, considerado o metal mais resistente e menos nocivo ao meio ambiente, possui alta resistência à oxidação natural.

Válvula de descarga com duplo fluxo: esse tipo de válvula proporciona economia de 50% no volume de água, pois possui duplo acionamento, com quantidades diferentes de água para resíduos líquidos e sólidos.

Torneiras com redutor de vazão: contém pequenos anéis que controlam a saída de água da torneira, evitando o desperdício. Sua instalação é muito simples e tem barata.

Iluminação com LED e sensor de presença: as lâmpadas LED possuem maior eficiência energética, pois conseguem converter 80% da energia em luz, têm maior durabilidade, não emitem raios ultravioletas e infravermelhos, e não aquecem o ambiente.  O uso do sensor de presença é interessante para ambientes que não têm necessidade de ficar iluminados o tempo todo.

Cisterna de água:  repositório para armazenamento de água da chuva, para diversos usos: descarga em vasos sanitários, rega de plantas do jardim, limpeza de áreas externas (quintal) etc.   Para o sucesso desse tipo de projeto, é necessário um olhar atento e muita criatividade. Muitas vezes, o material selecionado precisa de uma adaptação, pequenos reparos ou adequações, para que atenda às necessidades do uso a que se destina, sem perder a sua funcionalidade. É possível usar esses recursos sustentáveis para compor a construção de forma harmoniosa, sem deixar de lado a beleza da obra.

Por  Gabrielle Veroneze Mendes, Arquiteta da Urbanity Arquitetura

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

A presença do forro de madeira no quarto traz conforto e aconchego para os moradores

Forro de Madeira: Tipos, Vantagens e +68 Ideias Para se Inspirar

O tecido para parede com folhagem está em alta

Tecido para Parede: +64 Ambientes Lindos e Dicas de Como Colar

Carpete de Madeira: Vantagens, Cuidados e +70 Ambientes Charmosos

Tijolo de Vidro

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz