1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Cores para casa: dicas para você escolher bem

Cores para casa: dicas para você escolher bem

Branco, cinza, off white, preto, vermelho, verde. Inusitadas ou clássicas, são tantas as opções de tinta para revestir as paredes que fica difícil eleger uma. Afinal, quais cores são indicadas para cada ambiente? O que dita as regras das cores para casa?

Confira algumas dicas de cores para casa

Como a maioria dos artifícios em decoração, não tem regra definida exceto o equilíbrio. Equilíbrio com o conceito do projeto como um todo, com as preferencias da família, com as atividades exercidas, com o restante dos elementos da casa.

O clássico branco não tem contraindicação; fica bem para 99% dos casos e permite ousar bastante em relação aos móveis, revestimentos e restante da decoração em geral. Traz a iluminação para dentro da casa.

Uma das cores para casa com aspecto clean, contemporâneo e cool é o cinza: em qualquer intensidade que quiser utilizá-lo, e combine com muito PB e toques de cores fortes no restante da decoração.

Optando por estas cores para casa claras e neutras, a ousadia fica por conta do restante da decoração. Lembrem-se que tudo têm cor, não somente o mobiliário; plantas e flores, objetos decorativos, almofadas, cortinas, livros, quadros, tapetes, materiais como madeira e pedras, equipamentos, marcenaria, absolutamente tudo agrega cor ao visual.

O cinza chumbo e o fendi ou marrom escuro são muito elegantes e por incrível que pareça, são tão básicos que conseguem ser combinados com qualquer outro tipo de cor.

A dica é aliá-los com cores claras que deem contraste e profundidade aos ambientes; por exemplo, com forro, rodapé e portas brancas, além do mobiliário. Afinal, a sensação de amplitude de um ambiente é bem orgânica e não depende somente do tamanho em si mas também de nossa percepção de todos os outros elementos que enxergamos juntos, como altura do pé direito, da quantidade de iluminação natural ou artificial, tamanho das janelas, colocação de elementos como espelhos, decoração, vista, e etc.

Tem também, temida pela maioria, a cor preta; gosto muito para por exemplo um ambiente pequeno, ou uma parede de um ambiente, dando um super contraste e agregando ousadia ao projeto.

cores para casa preto

Cozinha preta

Saindo do âmbito das cores neutras, chegamos no patamar das cores mais vibrantes. Gosto muito também, pois imprimem alegria e personalidade a qualquer local.

Para cada cor, há milhares de tons. Seja atento a isso e na hora de escolher, caso esteja inseguro, opte pelos tons mais sofisticados e menos infantis. Não tem erro. Por exemplo, amarelo. Ao invés de colocar uma amarelo quase fluorescente na parede, opte por um tom mais fechado e sóbrio, como o mostarda ou o laranja queimado.

 

Mesma coisa vale para o verde: ao invés do verde bandeira, o verde militar cai muito bem em quase todos ambientes. Ao invés de azul royal, o azul petróleo ou marinho. Vermelho vivo? Melhor um bordô.

LI1_2786 cores para casa

Banheiro amarelo

Neste caso, optando por colocar cores fortes e vibrantes nas paredes, seja mais cuidadoso com o mobiliário e decoração escolhida, para que não brigue com o “astro” do ambiente e que assim, convivam em harmonia. Não tenham medo de ousar nas cores a serem escolhidas para seu lar, as cores existem para serem usadas – sempre com parcimônia, é claro!

Carla Cuono é colaboradora da Revista Viva Decora e Arquiteta Titular do escritório Carla Cuono Arquitetura e Interiores.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quarto de casal com parede cor palha com roupa de cama marrom, branco e azul Foto de GD Home

Cor Palha: 52 Inspirações para Você Mudar o Visual da sua Casa

Silestone em cozinha moderna casaearquitetura

Silestone: Confira +50 Modelos de Pedras para Decorar a Sua Casa

Sala de estar com piso cerâmico claro brilhante Foto de Antonio di Maro

Piso Cerâmico: Conheça os Tipos e Saiba Escolher +50 Modelos

Revestimento de parede externa com pedras naturais

Revestimento de Parede Externa: Saiba Valorizar o Seu Imóvel

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz