1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Cortina de Renda: Veja Como a Colocar em Sua Casa e +50 Modelos

Cortina de Renda: Veja Como a Colocar em Sua Casa e +50 Modelos

Diferente do que muitos pensam, as boas e velhas cortinas ainda são um item necessário para casas e apartamentos. Além de manterem a privacidade do ambiente, com as cortinas você pode se proteger do sol quando uma baixa luminosidade for necessária. Justamente por isso. o mercado de itens para casa continua produzindo cortinas dos mais variados tipos, ainda que a cortina de renda seja, de longe, um dos modelos mais populares.

O amor que muitos possuem pela cortina de renda pode ser explicado de muitas formas, afinal estamos falando de um item muito versátil, bonito, simples e, um dos pontos mais importantes, que possui um ótimo custo-benefício. Portanto, não é a toa que muitos buscam ter um boa cortina de renda em casa, e sabendo disso o mercado continua a desenvolver modelos cada vez mais específicos e que atendem a diferentes demandas.

cortina de renda - cortina branca de prensa com detalhes
1. A cortina de renda ainda é muito popular. Foto: Idei Dekoru

Isso significa que você consegue encontrar com muita facilidade modelos de cortina de renda para cozinha, de cortina de renda para sala, de cortina de renda para quarto, banheiro, varanda e assim por diante. No que diz respeito ao revestimento utilizado, você também pode ter em casa diferentes tipos, os quais vão desde a cortina de renda com forro até modelos mais simples, como cortinas de outros tecidos, mas que usem a renda para criar detalhes decorativos.

Se você deseja saber um pouco mais sobre cada modelo de cortina de renda e entender de que forma elas podem ser colocadas em sua casa de modo que combinem com o restante da decoração, continue conosco e confira uma série de informações valiosas. Aproveite e veja nossa galeria com modelos que sem dúvidas farão você se inspirar.

Como escolher uma boa cortina de renda para cozinha?

A cortina de renda para cozinha é um dos modelos mais populares, já que estamos falando de um cômodo que costuma pedir por uma boa proteção para manter a decoração equilibrada e funcional. Dito isso, antes de escolher a melhor cortina de renda para cozinha, é necessário que você analise muito bem o cômodo, pois pode ser que o item acabe sendo prejudicado pelo preparo das refeições e provoque até mesmo acidentes.

cortina de renda - cortina para cozinha
2. A cortina de renda para cozinha é ainda mais popular. Foto: Viva Decora

Isso pode acontecer sobretudo se a cortina de renda ficar em uma janela que, por sua vez, se encontra sobre o fogão. Isso fará com que a gordura acabe incrustada no tecido e prejudique a peça como um todo. Além disso, pode ser que alguma brasa ou item quente toque a estrutura da cortina de renda de modo a fazer com que ela pegue fogo, causando acidentes sérios. Por isso, se for esse o caso, o melhor a se fazer é não optar por uma cortina de renda ou de qualquer tecido e, sim, por uma proteção de metal ou madeira.

Agora, se a cortina de renda para cozinha ficará longe de perigo, você pode escolher uma infinidade de modelos, sobretudo se a sua cozinha possuir uma decoração mais sóbria e que vai bem com tudo. Ainda que seja mais comum encontrarmos cortina de renda na cor branca, não é difícil ver diferentes tonalidades por aí. Ou seja, a tarefa de inserir uma boa cortina de renda é mais fácil do que você pensa, por isso vá sempre atrás de um modelo que combine com a sua cozinha e mantenha a unicidade visual do restante da decoração.

As grandeza da cortina de renda para sala

Assim como muitos pensam, o ideal é que a cortina de renda para sala seja grandiosa e faça jus à decoração daquele que talvez seja o cômodo mais importante da casa. No entanto, isso não significa que seja necessário uma cortina de renda detalhada e que chame a atenção. Muito pelo contrário: o interessante de uma cortina de renda para sala é, e sempre deve ser, o fato de ela reunir a delicadeza do tecido e a magnanimidade do corte, de modo a deixar a janela devidamente coberta, mas sem carregá-la.

cortina de renda - cortina de sala para varão
3. A cortina de renda para sala é muito importante para dar vida ao cômodo. Foto: Pinterest

Opte, portanto, por uma cortina de renda para sala que seja grande no sentido físico da palavra, isto é, que tenha um comprimento que vá desde o varão até pouco antes do piso. Apesar de tomar uma boa parte da parede, a transparência da renda não deixará que o ambiente fique carregado, permitindo que a sala como um todo ganhe um toque de delicadeza que apenas esse tecido tão nobre é capaz de oferecer à decoração do cômodo.

Em relação às cores, na cortina de renda para sala vale o mesmo que foi recomendado para a de cozinha: escolha uma tonalidade que converse com a decoração já estabelecida. Se for o caso de você não saber muito bem o que isso significa, o branco ou um rosa em tom frio são ótimas escolhas, pois combinam com diferentes arranjos decorativos e dificilmente usurpam o respiro que deve haver no cômodo.

A cortina de renda para quarto deve prezar pela privacidade

Mais do que qualquer outro modelo, a cortina de renda para quarto deve ter como principal característica o fato de garantir a privacidade de quem lá dorme. Isso significa que a cortina de renda branca e sem forro, apesar de delicada, talvez não seja a melhor das opções, já que esse é um tipo que tem a desvantagem de ser quase transparente. Dito isso, o melhor a se fazer é sempre optar por algum modelo que ofereça de fato o mantenimento da privacidade que é tão cara a um quarto.

cortina de renda - cortina de renda com detalhes nas extremidades
4. A cortina de renda para quarto deve prezar pela privacidade. Foto: Pinterest

A cortina de renda para quarto, portanto, pode ser um pouco mais difícil de ser escolhida, o que não significa que esse seja um tipo de cortina a ser excluída da lista de opções. Na verdade, a cortina de renda dá ao cômodo a delicadeza necessária para uma decoração que necessariamente trabalha com itens de grande porte, como é o caso da cama e do guarda-roupa. Por isso, a cortina de renda pode entrar como o objeto que oferece o respiro que o cômodo pede, o que certamente é um ponto positivo.

Além isso, é importante que a cortina de renda para quarto tenha um design que converse não apenas com a decoração, mas com as pessoas que nele dormem, pois estamos falando do cômodo mais pessoal da casa e que costuma ser lembrado como tal. Logo, o interessante é procurar por modelos que brinquem com um tema ou estilo que combine com o gosto do dono do quarto, algo que pode ser facilmente encontrado nas mais variadas lojas de departamento.

As vantagens da cortina de renda com forro

Quando o assunto é privacidade, não podemos deixar de lado a cortina de renda com forro, afinal, esse é um modelo que, por conta da estrutura reforçada, é feliz na função de manter a intimidade dos moradores da casa. Além disso, a cortina de renda com forro é uma ótima opção para controlar a entrada da luz do sol no ambiente, algo muito importante não apenas para quartos, como também para salas, que podem sofrer com um super aquecimento do cômodo.

cortina de renda - cortina de renda amarelada para sala de estar
5. A cortina de renda com forro possui muitas vantagens. Foto: Dafiti

Esse modelo de cortina de renda com forro também pode ser interessante se associado a um xale de mesmo tecido, o que deixará a decoração mais completa e também dará um toque de sofisticação que vai bem com qualquer cômodo. O válido, se tratando de um cortina de renda com forro, é escolher um modelo que não pese o ambiente, ou seja, que reúna a estrutura reforçada do forro e a delicadeza que a renda por si só possui.

Gostou das nossas dicas? Então confira nossa galeria com modelos lindos de cortina de renda

cortina de renda - cortina de banheiro
6. A cortina de renda costuma ter uma transparência. Foto: Dica Rápida
cortina de renda - cortina de banheiro de renda
7. A cortina de renda também é utilizado em banheiro. Foto: Houzz
cortina de renda - cortina de renda amarelada
8. A transparência da cortina de renda é muito interessante. Foto: Way Fair
cortina de renda - cortina de renda branca
9. A cortina de renda pode ter detalhes decorativos. Foto: La Redoute Portugal
cortina de renda - cortina de renda branca decorada
10. Detalhes em formatos e folhas são muito comuns na cortina de renda. Foto: Tô Decorando
cortina de renda - cortina de renda branca em janela de cozinha
11. A cortina de renda transparente pode não impedir a iluminação natural. Foto: Sua Decoração
cortina de renda - cortina de renda branca em porta
12. A cortina de renda pode ser apenas um detalhe decorativo. Foto: Crazy Patterns
cortina de renda - cortina de renda branca para sala de estar
13. Cortina de renda com xale parece ficar mais completa. Foto: Revista Artesanato
cortina de renda - cortina de renda branca simples
14. Desenhos variados são lindos em qualquer cortina de renda. Foto: Casa Max Enxovais
cortina de renda - cortina de renda com babado
15. A cortina de renda branca é a mais comum. Foto: Dica Rápida
cortina de renda - cortina de renda com desenhos
16. Desenhos coloridos são lindos em uma cortina de renda. Foto: Sua Decoração
cortina de renda - cortina de renda com desenhos de café
17. A cortina de renda pode ser um grande adereço decorativo. Foto: Dafiti
cortina de renda - cortina de renda com desenhos de galinha
18. A cortina de renda pode ser apenas uma brincadeira no cômodo. Foto: Sua Decoração
cortina de renda - cortina de renda com desenhos simples
19. A cortina de renda possui uma beleza delicada. Foto: Queen Anne
cortina de renda - cortina de renda com detalhes
20. A cortina de renda com forro é muito interessante. Foto: Ladolli
cortina de renda - cortina de renda com detalhes
21. Detalhes vazados são lindos na cortina de renda. Foto: Nina Jin
cortina de renda - cortina de renda com detalhes
22. A cortina de renda também pode ser usado como divisória de cômodo. Foto: Paper Blog
cortina de renda - cortina de renda com detalhes desenhados
23. Muitos desenhos podem ser feitos em uma cortina de renda. Foto: Decor Fácil
cortina de renda - cortina de renda com flores
24. Flores são desenhos comuns em uma cortina de renda. Foto: Formosa Casa
cortina de renda - cortina de renda em V
25. Janelas de qualquer tipo podem ter uma cortina de renda. Foto: Lojas Donna
cortina de renda - cortina de renda grande branca
26. Decorações clássicas costumam utilizar a cortina de renda. Foto: Casa e Construção
cortina de renda - cortina de renda grande branca
27. A cortina de renda branca simples é o que há de mais delicado. Foto: Pinterest
cortina de renda - cortina de renda para cozinha
28. A cortina de renda pode ter formatos distintos. Foto: Decor Fácil
cortina de renda - cortina de renda para janela alta
29. A parte de baixo da cortina de renda costuma possuir um detalhe diferente. Foto: Pinterest
cortina de renda - cortina de renda para portas
30. A cortina de renda também é utilizada em Foto: Remodelaciones
cortina de renda - cortina de renda pequena branca
31. A cortina de renda pode ser apenas um detalhe na decoração. Foto: Pinterest
cortina de renda - cortina de renda pequena para cozinha
32. A cortina de renda costuma ser muito barata. Foto: Artesanato Lu Guimarães
cortina de renda - cortina de renda transparente
33. O bom da cortina de renda é o fato de ela não carregar o ambiente. Foto: Que Amor de Casa
cortina de renda - cortina de renda transparente decorada
34. A cortina de renda é mais comum na cozinha. Foto: Artlux Cortinas e Persianas
cortina de renda - cortina de renda vazada
35. A cortina de renda com muitos detalhes pode dar muito destaque ao ambiente. Foto: Pinterest
cortina de renda - cortina de varão de renda
36. Há quem use apenas o xale da cortina de renda. Foto: Natalianis
cortina de renda - cortina para cozinha branca de renda
37. A cortina de renda pode ser singela. Foto: Sturbridge Yankee
cortina de renda - cortina para quarto decorada
38. Outra cores podem existir na cortina de renda. Foto: Our Divine Creations
cortina de renda - cortina para sala
39. Qualquer casa clássica pede uma cortina de renda. Foto: Dafiti
cortina de renda - cortina pequena de renda
40. A cortina de renda com flores é o que há de mais comum. Foto: Touch of Class
cortina de renda - detalhe de cortina com renda
41. A cortina de renda pode ter pequenos detalhes que o transformam em um item básico. Foto: Blum Haus Interiores
cortina de renda - detalhe de cortina de renda
42. A cortina de renda pode ser associada a muitos itens. Foto: Etsy
cortina de renda - detalhe de cortina de renda
43. Formatos diferentes de cortina de renda são o que a tornam versátil. Foto: Sua Decoração
cortina de renda - detalhe de cortina de renda branca
44. A cortina de renda chama a atenção pela delicadeza. Foto: Eu Amo Artesanar
cortina de renda - detalhe de cortina de renda branca
45. O interessante da cortina de renda é que ela pode ser associada a diferentes itens. Foto: Top Buzz
cortina de renda - porta com cortina de renda
46. A cortina de renda também pode dar vida ao ambiente. Foto: Velvet Strawberries
cortina de renda - proteção de cortina feita de renda
47. A cortina de renda pode ser associada a outros tipos de cortina, inclusive. Foto: Remodelaciones
cortina de renda - cortina branca pequena
48. Os detalhes da cortina de renda são o que agrada as pessoas. Foto: Sua Decoração
cortina de renda - cortina com detalhes em renda
49. Misturar tecidos é algo comum na cortina de renda. Foto: Ali Express
cortina de renda - cortina com detalhes em renda
50. Misturar cores pode ser interessante na cortina de renda. Foto: Ketkes

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

cadeira-acapulco-colorida

Cadeira Acapulco: +62 Inspirações para Usar na sua Decoração 

revestimento de parede verde esmeralda para banheiro decorado com gabinete de madeira  Foto Jeff Mindell

Verde Esmeralda: +63 Dicas de Decoração com essa Cor

cozinha em U com bancada de madeira e armários planejados brancos Foto Webcomunica

Cozinha em U: Veja +61 Modelos e Dicas de Decoração

moveis-de-ferro

Móveis de Ferro: +60 Ideias para Varanda, Jardim e Cozinhas Modernas

Deixe um comentário

1 Comentário em "Cortina de Renda: Veja Como a Colocar em Sua Casa e +50 Modelos"

sonia beatriz lopes de gouvea

onde encontrar em são paulo

wpDiscuz