1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Dicas Exclusivas Para Acertar na Escolha das Cortinas Para Quarto

Dicas Exclusivas Para Acertar na Escolha das Cortinas Para Quarto

As cortinas para quarto além de complementarem com estilo a decoração do dormitório, elas exercem um papel importante de filtrar ou bloquear a entrada de luz natural. Logo, diante de tantas opções de cortinas para quarto no mercado é preciso escolher com atenção para que a peça atenda as suas necessidades.

As cortinas para quarto com tecidos leves filtram a luz natural
1. As cortinas para quarto com tecidos leves filtram a luz natural. Projeto por A.M Studio Arquitetura

Como escolher as cortinas para quarto ideal?

Há uma infinidade de modelos de cortinas para quarto. Por essa razão, é importante estar atento a alguns detalhes antes de realizar a compra da sua cortina. Confira algumas dicas abaixo que vão te ajudar a identificar o modelo de cortina ideal para o seu quarto:

  • Avalie a medida da janela: use uma fita métrica e anote as medidas de largura e altura da janela, considerando uma folga de 20 cm para cada lado e de pelo menos 10 cm do batente superior;
  • Defina o estilo da cortina: persianas, cortina blecaute ou com tecidos mais leves, por exemplo, podem complementar a decoração do seu dormitório. Por isso, é importante avaliar os diferentes modelos para que a opção escolhida atenda as suas necessidade e se conecte com a decoração do cômodo;
  • Escolha o suporte da cortina: cortinas para quarto blackout ou aquelas feitas com tecidos mais leves podem ficar fixadas por meio de varões ou trilhos. Logo, avalie qual a opção melhor se adapta ao seu projeto;
  • Observe a altura da cortina: normalmente as cortinas para quarto vão do teto ao chão, dando a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante, mas caso seja da sua vontade é possível encontrar modelos de cortina para quarto curta.
A cortina para quarto casal escolhida se conecta com a parede de tijolinho aparente
2. A cortina para quarto casal escolhida se conecta com a parede de tijolinho aparente. Projeto por SP Estudio

Como deve ser a cortina do quarto?

As cortinas para quarto podem ser confeccionadas em tecidos leves e finos ou com tecidos mais grossos e pesados. Por isso, as cortinas para quarto além de se conectarem com o estilo dos móveis, devem estar adequada ao tipo de luminosidade que se deseja proporcionar dentro do dormitório.

Se você deseja um ambiente com entrada parcial de luz, por exemplo, opte pelos modelos de cortinas para quarto com tecidos finos e em tons claros. Agora, se o objetivo é bloquear totalmente a luminosidade opte pela cortina para janela de quarto blackout. Assim, suas noites sobre a cama box serão mais confortáveis.

Invista em cortinas para quarto feminino do tipo blackout
3. Invista em cortinas para quarto feminino do tipo blackout. Projeto por Carol Tasiro

E aí, gostou das dicas? Sim! Então, confira agora os modelos de cortinas para quarto da Viva Decora e escolha a versão ideal para o seu dormitório!

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Quarto de Adolescente Masculino: +60 Dicas e Ideias para Decorar

Conheça os Modelos de Base Box Casal para Seu Quarto 

Dicas de Como Escolher a Melhor Cama Box Casal Grande 

Veja Qual a Melhor Cama Box Baú Casal para Seu Quarto 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz