Como decorar cozinha pequena com sofisticação para aproveitar espaço

A cozinha é considerada o coração da casa, e para muitas famílias é onde se reúnem todos os dias para as refeições e para as reuniões familiares. Ela deve ser organizada, funcional e prática. Quando a cozinha é muito pequena, devemos aproveitar cada espaço livre. Por isso, um profissional de interiores é bem importante neste momento para ajudar a planejar tudo que é essencial.

Veja como decorar cozinha pequena com sofisticação para aproveitar espaço

As cozinhas estilo “americanas” (abertas) são muito comuns em caso de cozinhas pequenas, pois ampliam e integram os ambientes, o que hoje é uma forte tendência na decoração.

Atualmente há muitas opções de eletros, então a dica é optar pelos menores por fora e maiores por dentro e sempre que possível embuti-los. O espaço aéreo também deve ser bem aproveitado, sem interferir no espaço livre da circulação. É bom lembrar que espaços esquecidos como “ em cima da geladeira” também devem ser aproveitados, pode ser um lugar para peças ou objetos que não são usados com frequência.

Costumo especificar para meus clientes, neste caso, linhas retas nos armários para que fiquem mais clean e vidros frontais que também trazem leveza e amplitude.

Para este projeto por exemplo, tudo está em seu devido lugar. A prioridade dos recém-casados era muito armário, por isso ganharam um belo superior de 1,80m para todos os pratos, copos e travessas diárias, com abertura praticamente sem qualquer esforço, graças a tecnologia do pistão, que pode ser aberta e fechada em um movimento suave, trazendo muita praticidade ao dia a dia. Já o microondas que não é muito usado, foi sutilmente embutido no armário inferior.

A frente da bancada virado para cozinha, também foi projetado um armário inferior para alimentos mais utilizados para café da manhã e latarias e virado para sala, também serve de apoio e integração com os visitantes.

Detalhes como porta temperos e lixeiras embutidas, organizador de talheres, divisores internos de gavetas fazem toda diferença para manter uma cozinha organizada e funcional.

 

 

Semara Brito é colaboradora da Revista Viva Decora e desenvolve projetos para espaços residenciais, corporativos, hoteleiros e empreendimentos imobiliários.