1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Melhores Panelas: Principais Tipos e Dicas Valiosas Para Comprar o Material Ideal

Melhores Panelas: Principais Tipos e Dicas Valiosas Para Comprar o Material Ideal

Você sabe quais são as melhores panelas para a sua cozinha? Antes de começar a se aventurar no universo culinário, é importante conhecer os diferentes materiais como eles influenciam na preparação dos seus pratos.

Pensando nisso, montamos um guia completo com todas as informações que você precisa saber na hora de comprar as melhores panelas para cozinhar. Conheça os materiais e se prepare para adquirir o melhor jogo de panelas completo! 

Quais são os principais tipos de panelas?

Você pode usar qualquer um dos materiais listados abaixo para escolher as melhores panelas para incluir no armário de cozinha. No entanto, é importante conhecer os prós e os contras de cada uma delas. Confira! 

Panela de alumínio 

Caçarola Tramontina Lyon em Alumínio Forjado com Revestimento Interno e Externo Antiaderente Starflon High Performance com Tampa 26 cm 4,6 L – Foto: Tramontina

A panela de alumínio é leve e apresenta alta condutividade térmica, que permite que o calor seja distribuído de maneira uniforme em toda a superfície da panela. Por isso, é uma boa opção para restaurantes.   

Panela Tramontina Lyon em Alumínio Forjado com Revestimento Interno Antiaderente Starflon e Externo de Silicone com Tampa 20 cm 2,8 L – Foto: Tramontina

Contudo, a panela de alumínio requer mais cuidados para limpar. Se você usar os produtos errados, pode danificar a peça. 

Saiba que o uso de palha de aço e utensílios que arranham o fundo da peça não são recomendados. Além disso, elas não são as melhores panelas para usar em cooktops elétricos

Panela de aço inox

Caldeirão Tramontina Una em Aço Inox com Fundo Triplo e Tampa de Vidro 16 cm 2,2 L – Foto: Tramontina

As panelas de aço são super resistentes e fáceis de limpar. São as melhores panelas para cozinhar alimentos líquidos, como sopas e refogados. 

No entanto, quem tem alergia a níquel ou ao cromo, precisa se atentar à qualidade desse modelo, pois ele tem esses elementos na composição.

Assim, uma boa marca para investir é a Tramontina, afinal de contas, os modelos são seguros e não liberam nenhum tipo de resíduo nas suas receitas. 

Panela Tramontina Una em Aço Inox com Fundo Triplo e Tampa de Vidro 16 cm 1,4 L – Foto: Tramontina

E para evitar riscos e desgastes na panela de aço inox, é importante evitar o uso de utensílios metálicos para cozinhar, preferindo os de silicone ou madeira. O ideal é lavar a peça com uma bucha macia sempre e não usar palha de aço.  

Panela de ferro

Panelas de ferro não devem ser colocadas na lava-louças – Foto: Shutterstock

Viva Decora Profissionais
As melhores panelas de ferro são conhecidas por sua baixa condutividade térmica, além da habilidade em manter altas temperaturas, o que as torna perfeitas para cozinhar carnes e frituras. 

Mas, existem desvantagens. O ferro também pode ser liberado durante o cozimento dos alimentos e, a longo prazo, pode causar problemas cardíacos, câncer intestinal e até Alzheimer.  

Ademais, o material oxida com o tempo e pode enferrujar, caso não tenha a manutenção correta. Outro ponto é que não é possível utilizá-la na lava-louças e, toda vez que você lavar, precisa secar a panela de ferro imediatamente. 

Panela de barro 

Panelas de barro liberam o calor lentamente durante o cozimento, mas são muito frágeis e podem quebrar facilmente – Foto: Shutterstock

Se você está em busca da melhor panela de cerâmica, a panela de barro é uma ótima opção. Como o barro não é um material metálico, a peça vai esquentando e liberando o calor lentamente. 

Embora sejam práticas de lavar, a panelas de barro é frágil e pode quebrar devido ao choque térmico ou se cair acidentalmente. 

Panela de vidro

Panela de vidro é atóxica, no entanto, não é resistente e deve ser usada em fogo baixo – Foto: Shutterstock

O vidro é um bom para armazenar alimentos porque não transfere nenhum tipo de material para a comida. Mas, o material não é resistente à mudança de temperatura e não é um bom condutor térmico. 

O recomendado é usar a panela de vidro para preparar comidas em fogo baixo ou apenas no forno tradicional e micro-ondas.  

Panela de cobre 

Panela de cobre é durável, mas pouco prática no dia a dia – Foto: Shutterstock

A panela de cobre tem boa durabilidade e é fácil de limpar. Além disso, apresenta uma condutividade térmica muito alta, o que evita que a comida queime. 

Por outro lado, as panelas de cobre são pesadas, pouco práticas para usar no dia a dia e podem liberar cobre durante a preparação de alimentos, sobretudo se não tiverem um revestimento interno, como o estanho, que não é tóxico. 

Panela cerâmica

Panela de cerâmica necessita de cuidados especiais e pode ser mais cara do que outros modelos – Foto: Shutterstock

 

As panelas de cerâmica são conhecidas pela sua beleza e praticidade, sendo antiaderentes e retendo o calor para manter os alimentos quentes por mais tempo. 

Contudo, são frágeis e podem quebrar facilmente com quedas, além de alguns modelos terem revestimentos delicados que demandam cuidados especiais. Também costumam ser mais caras quando comparadas a outros modelos. 

Qual é a melhor panela antiaderente?

Panela Tramontina Lyon em Alumínio Forjado com Revestimento Interno Antiaderente Starflon e Externo de Silicone Dourado com Tampa 20 cm 2,8 L – Foto: Tramontina

A melhor panela antiaderente oferece um equilíbrio entre funcionalidade, durabilidade e valor. Para fazer uma boa escolha, considere fatores como o tipo de revestimento antiaderente, a compatibilidade com seu tipo de fogão e a facilidade de limpeza. 

É também importante considerar o tamanho da panela de acordo com suas necessidades culinárias, além de suas preferências pessoais. 

A Tramontina tem um antiaderente exclusivo da marca, sabia? O Starflon High Performance não gruda, é fácil de limpar e muito mais durável. 

Outra vantagem é que esse antiaderente é livre de PFOA, um composto químico associado a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, doenças no fígado e infertilidade. 

Qual é a melhor panela de pressão? 

Panela de Pressão Tramontina Brava em Aço Inox com Fundo Triplo 20 cm 4,5 L pode ser utilizada em diferentes tipos de fogão como gás, elétrico, vitrocerâmico ou indução – Foto: Tramontina

As panelas de pressão são utilizadas para acelerar o cozimento de um alimento, como feijão e carnes. Contudo, você precisa comprar uma que tenha um excelente sistema de segurança, pois quando mal utilizada, ela corre o risco de explodir.

Modelos de aço inoxidável são populares pela robustez e facilidade de limpeza, enquanto as de alumínio são leves e aquecem rápido. A escolha entre esses dois tipos depende de suas necessidades. 

É preciso considerar que as de aço inoxidável são duráveis, não reagem com alimentos e são fáceis de limpar, sendo uma opção mais saudável e de longo prazo. 

Já as de alumínio são mais leves, aquecem mais rápido e são geralmente mais acessíveis, no entanto, podem sofrer desgaste mais rapidamente e reagir com certos alimentos. 

Que tipo de panela é mais saudável?

O jogo de Panelas Tramontina Una em Aço Inox com Fundo Triplo e Tampas de Vidro 5 Peças distribui o calor uniformemente, proporcionando um cozimento mais rápido e uniforme – Foto: Tramontina

As melhores panelas para a saúde são de vidro, porcelana, cerâmica e aço inox. 
Essas opções evitam a liberação de metais pesados e substâncias tóxicas durante o cozimento. Mesmo assim, é importante optar por marcas de qualidade para garantir uma preparação mais segura dos alimentos.

Agora que você já conhece as melhores panelas, é só montar seu jogo de melhores panelas de acordo com a sua rotina e começar a preparar pratos deliciosos!

E lembre-se: as melhores panelas para o seu lar estão na Viva Decora Shop. Acesse agora mesmo para conferir!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Lista de Utensílios de Cozinha: Saiba Quais Itens São Indispensáveis

Confira 9 Itens Para Montar Uma Cozinha Americana

Cozinha Planejada Com Bancada: Dicas e +10 Ideias Funcionais para Fazer a Sua

Cozinha com Coifa: Descubra como Decorar +10 Projetos Lindos

Deixe um comentário

2 Comentários em "Melhores Panelas: Principais Tipos e Dicas Valiosas Para Comprar o Material Ideal"

[…] Fonte: vivadecora Author: Bruna Tosi […]

[…] Melhores Panelas: Saiba Qual a Melhor Panela para Cozinhar  […]

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36