Como decorar cozinha independente do seu estilo

A cozinha é o coração da casa, isso ninguém duvida, mesmo assim, às vezes, na hora de reformar e decorar a casa, esse espaço acaba perdendo espaço para projetos de salas e quartos. Felizmente o hábito de cozinhar tem se tornado mais comum, mesmo entre as pessoas que trabalham fora e em tese tem pouco tempo para essa atividade. Por isso a equipe do Viva Decora separou dicas de como decorar cozinha em estilos diferentes.

E em tempos de imóveis cada vez menores, uma boa reforma na cozinha se faz essencial, além de dar o seu estilo para a decoração do espaço, a funcionalidade do ambiente também é muito importante.

Veja como decorar cozinha em estilos diferentes

No ambiente da imagem acima, podemos vez que os profissionais responsáveis pelo projeto usaram o revestimento de azulejos hidráulicos, em tons de azul que combinam com os cogobós que separam a cozinha da área de serviço. Os armários planejados aproveitam com perfeição os espaços do ambiente e servem, inclusive, para abrigar a lavadora de louças.

Os especialistas garantem que para um bom funcionamento da cozinha, deve ser respeitado o posicionamento na chamada formação de triangulação, ou seja, os elementos principais, a geladeira, a pia e o fogão, devem estar dispostos em formato de triângulo. Isso facilita e muito a utilização e o funcionamento da cozinha no dia a dia.

 

Apartamentos pequenos costumam se beneficiar do uso do modelo de cozinha americana, apesar do espaço reduzido, é possível organizar e dispor os ambientes focando na funcionalidade e utilização do ambiente. Novamente os armários planejados fazem a diferença na hora de guardar todos os utensílios, e deixar organizada, afinal o ambiente fica exposto para a área social da casa, como sala de estar ou jantar.

Também é possível fazer uma cozinha americana com toques de modernidade, a parede pintada com tinta lousa, permite que sejam escritos recados e receitas, além de dar uma personalidade de decoração personalizada e sempre mutante. Apesar de escurecer um pouco o espaço, a cozinha pode receber um ponto de cor, que serve para iluminar o espaço, como é o caso da geladeira amarela, estrela do projeto acima.

Para contrastar com o estilo moderno, o uso de cadeiras com desenho mais vintage fazem bem o papel na decoração dessa cozinha.

 

Para os mais tradicionais, a cozinha feita em tons predominantemente claros pode ser uma boa, a modernidade fica por conta dos eletrodomésticos em inox, da parede espelhada atrás do fogão, e também pelo toque de cor dado pelas garrafas, transformadas em vasos em cima da mesa. A vantagem desse tipo de base neutra, é que qualquer ponto de cor vai se destacar com beleza.