Decoração para cozinha americana, chave para aproveitar o espaço

Optar por uma cozinha americana, ou seja, integrada a outros ambientes da casa (em geral sala de estar ou televisão) é vantajoso em especial se você tem espaços reduzidos na sua casa ou apartamento. Com isso, integrando-os, você ganha em termos de sensação de amplitude e promove uma maior interação entre os frequentadores do local. Além do que, fica muito aconchegante e charmoso.

Mas isso, obviamente, depende de como esta iniciativa é promovida. O que é a solução para muitos casos, se não for feito adequadamente, pode dar origem a um ambiente mal resolvido, que não vai causar a sensação agradável da qual estamos falando.

O que determina o sucesso desta ideia é, no geral, um bom projeto de design de interiores aliado ao de decoração. Isso por que os direcionamentos na concepção desta cozinha mudam, e é preciso seguir algumas orientações básicas.

 

Decoração para cozinha americana: dicas básicas para seu dia a dia

Primeiramente uma cozinha americana não serve para todo tipo de pessoa, leve em consideração o seu comportamento relacionado aos hábitos alimentares. Se sua família gosta muito de comidas fritas, assados, preparações complexas que deixam a cozinha “de pernas pro ar”, fica evidente que não lhes cai bem esta opção. O cheiro forte se espalhará pelos ambientes sociais da casa, e isso nem sempre é adequado, além do que, o visual não será dos mais bacanas quando estiver sendo utilizada.

A cozinha americana precisa se manter minimamente limpa e organizada no dia-a-dia, portanto pense sobre isso antes de instalar uma dessas, ou vai sofrer por não poder ficar a vontade para bagunçar sua própria cozinha! Caso sinta que é seu perfil, invista, pois será um ambiente que lhe ocasionará muitos bons momentos.

Nem sempre é preciso haver uma delimitação clara de onde está situada a cozinha e a sala, dada pelo piso diferenciado, por exemplo, ou por um balcão, uma mesa. Se quiser unir tudo, faça isso, mas o investimento em materiais “coringas” que casem com as necessidades dos dois ambientes deverá ser maior, como um piso que possa ser lavado e também seja confortável para uma sala, como um carpete de madeira ou piso de madeira de demolição. Fica um luxo!

Caso não queira ousar tanto, crie uma delimitação sutil entre os espaços, e as funções de cada um ficam mais claras. Na cozinha use um revestimento fácil de ser limpo, enquanto que na sala já pode pintar as paredes, ou revesti-las com tecido ou papel. A chave é combinar as texturas e cores, harmonizar.

A decoração para cozinha americana pede eletrodomésticos mais elaborados, por jogos de panelas bonitos e que possam ficar expostos (pendure-as!), itens de decoração como quadros, bandejas, belos lustres. Capriche para fazer de sua cozinha americana um ambiente de celebração. Aí é só desfrutar!
Marina Arruda  é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição.