Decorar cozinhas: saiba como compor seu espaço sem errar

Foi-se a época em que a cozinha era um espaço apenas para preparar as refeições. Cozinhar é uma arte que conquista aspirantes a chef que buscam decorar a cozinha de acordo com a sua personalidade gourmet.

 Veja dicas para decorar cozinhas

Alguns itens não podem faltar quando o assunto é decorar a cozinha como, por exemplo, os eletrodomésticos que antigamente serviam apenas para facilitar os afazeres domésticos como, cozinhar e conservar os alimentos. Hoje, além de facilitar o dia a dia das pessoas, eles fazem parte da decoração de cozinhas e espaços gourmets e apresentam diversas utilidades quem combinam com o perfil do morador. Mas como saber qual o modelo mais indicado e como combinar com a decoração da casa?

 

A designer de interiores Bia Sartori, que assina o Loft 03 da CASA COR CAMPINAS 2014, explica que para escolher a geladeira ideal para decorar a cozinha primeiro deve-se verificar o espaço disponível no projeto. “O cliente precisa verificar a largura e profundidade além de pensar nos hábitos de armazenamento.” A arquiteta Eliana Barros, responsável pelo Café Bistrô Santa Rita, complementa que o importante é descobrir como os proprietários veem a cozinha. “Devemos analisar as questões como gostar de receber visitas, de se aventurar na cozinha e o convívio familiar. Essas características ajudam a especificar os elementos que mais se adequam àquela família”.

Outro ponto a ser observado para decorar uma cozinha é a técnica de posicionar os eletrodomésticos no ambiente. “A geladeira deve estar próxima à área de preparo, na frente ou ao lado da pia e bancada. Já o fogão deve estar ao lado da área de preparo, que serve como apoio. Outra dica é nunca deixar o frio próximo ao quente”.

Próximo à eles devem estar as bancadas para o preparo de massas, doces e outros alimentos. “Esses itens devem estar bem próximos para facilitar o preparo dos alimentos e higienização”, enfatiza Eliana. Em baixo da bancada pode-se compor a hora de decorar cozinhas com banquetas que podem se tornar ser um ótimo local para realizar refeições rápidas.

Ao decorar a cozinha deve-se combinar os produtos com o restante do ambiente. Para quem gosta de mudanças sempre, uma ótima opção é adesivar a geladeira. “Em algumas ambientes as geladeiras coloridas conferem um charme especial à decoração da cozinha. Adesivos brilhantes, lisos, foscos, estampados ou amadeirados podem ser usados mas tudo tem que compor com a personalidade do ambiente e de quem usa esse ambiente. Tem que tomar cuidado para não sobrecarregar demais”, finaliza Bia.

 

Texto escrito por Equipe da Casa Cor Campinas