Imagens de cozinhas, a evolução desse ambiente em casa

Entre todos os ambientes da casa, a cozinha, sem dúvida, foi o ambiente que passou pela maior evolução nos últimos tempos. Inicialmente, elas eram  construídas no fundo do quintal, muitas vezes em chão batido, próximo de onde eram criados os animais. Era um lugar sem chaminé e todo enfumaçado.

Para sua próxima reforma, veja essas imagens de cozinhas e veja como o ambiente se transformou com o passar dos anos

Com o  tempo, a humanidade passou pela Revolução Industrial, as indústrias foram absorvendo a mão de obra rural e as pessoas foram se adaptando as novas formas de viver. No decorrer dos séculos, as cozinhas passaram a ocupar diferentes lugares dentro das moradias. Primeiro se acoplaram ao fundo, como o último ambiente da casa, com saídas para os quintais.

Com a construção dos prédios, os projetos foram posicionando as cozinhas cada vez mais próximas das salas de jantar. A vida das pessoas começou a ter uma nova realidade de trabalhos e estudos, as famílias eram numerosas e ainda contavam com os funcionários domésticos. As cidades começaram a se desenvolver, as indústrias e o comércio a se multiplicar.

O mercado imobiliário em constante valorização, o metro quadrado aumentando e por conta disto, as áreas dos apartamentos diminuindo.
A tecnologia foi ganhando um lugar importantíssimo, colaborando para a globalização, transformando as áreas econômicas, sociais, políticas e culturais, promovendo assim uma nova ordem mundial.

Com o competitivo mercado de trabalho, as famílias ficaram menores e os novos apartamentos foram retirando de suas plantas os dormitórios de funcionários. As pessoas passaram a assumir muitas vezes o compromisso com a sua alimentação e nesse processo o grau de exigência das cozinhas “pilotadas” por homens e mulheres aumentou e muitos viraram verdadeiros gourmets.

Atualmente, as pequenas áreas contemplam acabamentos sofisticados, projetados por atentos Designers de Interiores ou Arquitetos.
Os eletrodomésticos passaram a ser sonhos de consumo, exibidos em nichos, prateleiras e bancadas facilitando muito o dia a dia. As cozinhas de hoje ocupam posições privilegiadas nos projetos residenciais, sofisticados e modernos.

Elas foram abertas para os livings, propiciando e agregando as famílias, amigos e até sendo palco de bons negócios. Hoje, é uma delícia estar na cozinha, preparando guloseimas e menus caprichados para quem a gente gosta. Cozinhar virou o grande barato da vida!

Josiane Castro Josiane Castro é colaboradora da Revista Viva Decora e Diretora da Regional ABD-RS