1. Home
  2. Revista
  3. Banheiro
  4. Quais São os Diferentes Tipos de Cubas de Banheiro?

Quais São os Diferentes Tipos de Cubas de Banheiro?

Construir ou reformar um banheiro exige atenção e planejamento, especialmente no que se refere à seleção das cubas de banheiro. Afinal, existem diversos modelos no mercado que podem complementar a sua decoração com estilo e personalidade. 

Pensando nisso, preparamos um post especial com os principais modelos de cubas de banheiro. Você ainda vai conhecer dicas simples para escolher a melhor peça. Vamos lá? 

Quais são os tipos de cubas para banheiro?

As cubas de banheiro estão disponíveis em diversos formatos, cores e acabamentos. Destacamos as principais a seguir. Confira! 

Cubas de embutir

São as mais comuns e mais utilizadas. As cubas de embutir, sejam redondas, retangulares ou quadradas, são instaladas embaixo da superfície do móvel ou bancada. Elas dão um visual limpo e podem ser boas opções para banheiros tradicionais, ajudando a criar uma sensação de mais espaço.

Cubas de embutir unem funcionalidade e sofisticação – Foto: Divulgação Deca

Cubas de sobrepor

Cubas de sobrepor são instaladas em cima da bancada, deixando suas bordas à vista. Podem ser uma escolha estilosa para banheiros contemporâneos, sabia? Experimente combiná-las com torneiras de mesa para criar um visual moderno.

Cubas de sobrepor quadradas elevam o design do banheiro com linhas nítidas e modernas – Foto: Divulgação Deca

Cubas de apoio

Ficam inteiramente sobre a bancada e são um ponto de destaque no banheiro, trazendo um toque de sofisticação e modernidade. Outra vantagem é que cubas de apoio combinam tanto com espaços pequenos como amplos e podem ser exploradas em diversos formatos e materiais, como inox ou cimento.  

Cubas de apoio combinam com bancadas de madeira, mármore, granito ou superfícies contemporâneas – Foto: Divulgação Deca

Cubas de semi-encaixe

Cubas de semi-encaixe são perfeitas para bancadas de tamanho reduzido, pois uma parte delas se projeta para fora do móvel. Mesmo em espaços pequenos, essa opção de cuba de banheiro pode ser excelente se você quer realçar a pia e conseguir um visual bem moderno e elegante.

Cubas de semi-encaixe são muitos utilizadas em espaços compactos, mas isso não é uma regra – Foto: Divulgação Deca

Cubas suspensas

Esse tipo de cuba é fixa diretamente na parede, não necessita de um móvel de apoio e é bastante útil quando o espaço do banheiro é limitado. Alguns modelos acompanham suporte para sabonete ou toalhas. Uma dica bacana é combinar a cuba suspensa com prateleiras, móveis com rodízios ou mesmo nichos na parte de cima. 

Cubas suspensas otimizam o espaço e perfeitas para banheiros pequenos – Foto: Divulgação Deca
Viva Decora Profissionais

Cubas esculpidas

Feitas no próprio material da bancada ou móvel, são únicas e personalizadas, criando uma aparência harmoniosa e exclusiva à decoração do banheiro. Cubas esculpidas, também conhecidas como cubas escavadas, são ótimas para projetos luxuosos e personalizados. Podem ser feitas de mármore, porcelanato ou granito. 

A cuba esculpida tem um design moderno e pode ser feita de acordo com o seu banheiro – Foto: Shutterstock

Cubas de piso

Um dos tipos de cubas de banheiro mais modernos que existem! Cubas de piso, ou de pedestal, são instaladas diretamente no chão e sem a necessidade de móveis ou bancadas. São boas pedidas para espaços menores ou com design minimalista porque elas apresentam um visual limpo. A coluna esconde a tubulação, contribuindo para a elegância e sofisticação. 

Cubas de piso são ideais para quem curte um décor mais moderno – Foto: Divulgação Deca

Cubas de parede

Esse tipo de cuba de banheiro é fixa diretamente na parede, por isso, libera espaço no chão, o que facilita a limpeza e pode ser útil em banheiros menores. Uma decoração minimalista também pode realçar essa opção. 

Cubas de paredes são compactas e fixadas diretamente na parede – Foto: Shutterstock

Dicas para escolher a melhor cuba de banheiro

As cubas de banheiro agregarem valor estético ao espaço, além de exercerem um papel essencial nesse cômodo, uma vez que é sobre ela que realizamos nossa higiene diária.

Por isso, o modelo escolhido, além de se conectar principalmente com o gabinete para banheiro e acabamento do vaso sanitário, precisa ser funcional e prático.

Mas, como escolher corretamente as cubas de banheiro? Pensando na infinidade de cubas de banheiro diferentes existentes no mercado, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de compra. Confira!

Avalie o tamanho do cômodo

Procure tirar todas as medidas do local com uma trena ou fita métrica, pois assim será possível acertar no tamanho correto das peças. Isso influenciará diretamente no tipo de cuba de banheiro que você pode escolher.

Defina o tipo de sistema das cubas de banheiro

Com as medidas em mãos, é possível definir se a cuba de banheiro será embutida, de sobrepor, de parede, de apoio, semi-encaixe, esculpida ou suspensa. 

Outro ponto para considerar é o custo e a complexidade da instalação ao escolher sua peça. Alguns tipos de cubas de banheiro necessitam de instalação profissional, enquanto outras podem ser instaladas por você mesmo. 

Observe o material e acabamento das cubas de banheiro

A cuba de banheiros é uma parte visível e importante do seu banheiro, por isso, a cor e o material das peças devem se conectar com o restante da decoração, além de agradar seu gosto pessoal. 

Dentre as opções mais clássicas podemos destacar as cubas de banheiro redonda e quadrada com acabamento branco. Saiba que peças nesse tom são muito adaptáveis aos mais diversos estilos de decoração.

Se você está à procura de modelos nada convencionais, pode investir em cubas de banheiro modernas, como é o caso das cubas de banheiro de vidro ou cubas de banheiro de mármore.

Vale lembrar que cada material tem suas vantagens e desvantagens, por isso, é fundamental considerar a durabilidade, a praticidade na higienização e o décor que você gosta. 

Cubas de porcelana ou louça, por exemplo, são conhecidas por sua durabilidade e facilidade de limpeza. Resistentes a manchas e arranhões, esses materiais não descolorem com o tempo. Além disso, sua superfície lisa e não porosa facilita a remoção de sujeiras e impede o surgimento de bactérias.

Onde comprar cubas de banheiro?

Se você está em busca da cuba de banheiro perfeita, saiba que a Loja Obra Fácil e a Depocasa podem ser suas aliadas nesse processo, afinal, ambas as lojas oferecem uma ampla variedade de cubas para todos os estilos, gostos e necessidades. 

Por lá, você conta com um atendimento exclusivo e times de vendas qualificados e preparados para te ajudar a escolher o modelo ideal, sempre considerando o espaço disponível, o estilo da decoração e o seu orçamento.

Cubas de banheiro são importantes tanto na estética quanto na funcionalidade do ambiente. Independentemente do tamanho do seu banheiro, é fundamental fazer a escolha adequada para criar um espaço acolhedor e do jeitinho que você quer.

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais! Assim, você ajuda mais gente a escolher o melhor modelo de cuba para o banheiro. 

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Toalheiro Térmico: o Que é, Como Funciona e Vantagens

Banheiros Pequenos: Dicas e +20 Projetos Para Decorar e Otimizar o Espaço

Como Escolher as Torneiras da Casa Visando Custo x Benefícios?

Tinta Para Piso de Banheiro: Qual é a Melhor e Como Utilizar?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz