1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Decoração Personalizada Com Artesanato: 6 Ideias Para Usar Em Casa

Decoração Personalizada Com Artesanato: 6 Ideias Para Usar Em Casa

Inspire-se com criações artesanais regionais brasileiras para fazer uma decoração personalizada e autêntica em diferentes espaços da casa.

O artesanato de raiz é um patrimônio cultural do Brasil. Traços únicos feitos à mão, representações culturais, sustentabilidade na criação de peças e tantos outros aspectos mostram a riqueza de um povo plural, criativo e cheio de identidade e história. E levar isso para a decoração dos nossos ambientes é uma forma de valorizar tamanho significado e trabalho árduo de artesãos e pequenos produtores.

Mesmo quando usam a mesma matéria prima, as cinco regiões brasileiras imprimem sua vivência e costumes de forma singular: nenhuma peça é igual a outra. Por isso, neste post queremos inspirar você a transformar sua casa em um espaço autêntico e totalmente personalizado com peças feitas por mãos brasileiras.

Personalize seus espaços com peças únicas e exclusivas de artesanato
1. Personalize seus espaços com peças únicas e exclusivas de artesanato. Crédito: Tok&Stok

Como inserir artesanato na decoração de um jeito harmonioso

1. Comece pelos detalhes

Uma das melhores coisas de decorar com artesanato é passar pela etapa da identificação. Sempre existe um formato, uma cor, um significado ou textura que nos toca de um jeito diferente e traz uma aproximação com o que acreditamos. E muitas vezes eles fazem parte do nosso dia a dia.

Vasos e cestos organizadores de palha, por exemplo, são grandes aliados da decoração e da organização da casa, e podem ser os detalhes que trarão personalidade ao seu espaço. Jogos americanos e porta-guardanapos feitos à mão também são delicados e ainda garantem funcionalidade à mesa.

Produzido pelo artesão Clóvis José Perez, de Piraquara (PR), as peças esculpidas em madeira mostram a delicadeza de um trabalho feito à mão
2. Produzido pelo artesão Clóvis José Perez, de Piraquara (PR), as peças esculpidas em madeira mostram a delicadeza de um trabalho feito à mão. Crédito: Tok&Stok

2. Mais cor para espaços neutros

Se a sua casa tem algum espaço ou ambiente todo branco ou bege que pareça monótono, é hora de levar um pouco de cor — e o artesanato é uma ótima porta de entrada. Adornos coloridos à mão ou levando as cores da sua matéria prima criam um efeito personalizado e luminoso no ambiente, que fica mais acolhedor.

A cultura local de uma comunidade também é inspiração para diversas peças
3. A cultura local de uma comunidade também é inspiração para diversas peças. Na foto, as cores são destaque da obra do ceramista Johannes Lacerda. Crédito: Tok&Stok

3. Cantinho do artesanato

Para dar um destaque de respeito para suas peças de artesanato, criar um cantinho só para expor cada uma delas é uma ótima ideia. Reúna cestos, vasos, arranjos naturais, adornos e utensílios feitos à mão para uma composição harmônica, que conversa entre si.

Caso a decoração de todo o espaço não tenha elementos regionais e naturais, vale inserir os elementos aos poucos para não criar uma alegoria muito fora do padrão visual que o cômodo está habituado.

Peças de linho, madeira, algodão e palha criam cenários regionais autênticos e relaxantes
4. Peças de linho, madeira, algodão e palha criam cenários regionais autênticos e relaxantes. Crédito: Tok&Stok

4. Mesa temática

Que tal criar o dia do artesanato em casa e usar apenas peças feitas à mão em uma das refeições? Esta também é uma maneira legal de começar uma conversa com convidados. Você pode escolher bandejas que combinam com o estilo da cozinha ou sala de jantar, pratos personalizados e enfeites que carregam um histórico especial para você ou seus amigos.

Uma mesa posta aconchegante com jogo americano, pratos e guardanapos artesanais
5. Uma mesa posta aconchegante com jogo americano, pratos e guardanapos artesanais. Crédito: Tok&Stok
Viva Decora Profissionais
Montar uma mesa posta com peças feitas e decoradas à mão faz toda a diferença em uma decoração artesanal personalizada
6. Montar uma mesa posta com peças feitas e decoradas à mão faz toda a diferença em uma decoração artesanal personalizada. Crédito: Tok&Stok
Cantinho do artesanato com peças de barro
7. Cantinho do artesanato com peças de barro. Crédito: Tok&Stok

5. Jardim personalizado

Outro ótimo espaço para colocar suas peças de artesanato é na varanda, jardim ou até na sua hortinha. Pequenos vasos de barro ou cerâmica são o destino certo para plantinhas como suculentas e pequenos cactos, enquanto os maiores e alongados podem abrigar espécies como a costela de adão, espada de são jorge ou alguns tipos de palmeira.

Peças de madeira podem deixar seus espaços com estilo rústico e repletos de originalidade
8. Peças de madeira podem deixar seus espaços com estilo rústico e repletos de originalidade. As peças foram criadas pelo artesão Janduy Baccarini Costa. Crédito: Tok&Stok
Delicados, os cestos de palha tornam qualquer decoração autêntica
9. Delicados, os cestos de palha tornam qualquer decoração autêntica. Crédito: Tok&Stok

6. Atmosfera de bem-estar

Um espaço relaxante em casa pode ser o refúgio ideal no final de um dia cansativo de trabalho. Para criá-lo, alguns elementos são fundamentais, como um espaço silencioso com um bom estofado, tapetes ou almofadas macias, aromatizadores, baixa luminosidade e uma decoração que estimule o relaxamento. É aí que entra o artesanato: muitas peças feitas à mão contam com a delicadeza e ternura que esse espaço pede.

Cestos de palha, bonecas de cerâmica pintadas à mão, arranjos naturais e vasos são alguns exemplos de adornos que vão preencher a sua decoração com beleza e suavidade.

Adornos em cerâmica mostram traços únicos feitos à mão
10. Adornos em cerâmica mostram traços únicos feitos à mão. Na foto, destaque para a peça da família Batista da Aldeia Cachoeirinha, de Miranda – MS)
Detalhes que chamam a atenção em qualquer composição nos ambientes
11. Detalhes que chamam a atenção em qualquer composição nos ambientes. Crédito: Tok&Stok
Produzida manualmente por artesãos do agreste paraibano, a rede Sarapintada é feita com algodão reaproveitado
12. Produzida manualmente por artesãos do agreste paraibano, a rede Sarapintada é feita com algodão reaproveitado. Crédito: Tok&Stok
As peças dos irmãos Ana e Zé Araújo, de MG, têm inspiração na fauna e flora brasileira
13. As peças dos irmãos Ana e Zé Araújo, de MG, têm inspiração na fauna e flora brasileira. Crédito: Tok&Stok
riadas por artesãos indígenas, essas peças são de madeira proveniente da queda natural das árvores
14. Criadas por artesãos indígenas, essas peças são de madeira proveniente da queda natural das árvores. Crédito: Tok&Stok

Agora é com você: aproveite essas ideias e obras artesanais para decorar seus espaços. Valorize o trabalho de artesãos de todo o Brasil e leve mais da história de cada região do País para sua casa.

Este conteúdo foi produzido pela Tok&Stok, que reúne dicas e inspirações de decoração no blog #TokEmCasa.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Mesa de Natal Simples: +65 Ideias Bonitas e Fáceis de Fazer

Odorizador de Ambientes: Aprenda Como Fazer para Perfumar seu Lar

Tapete de crochê para sala. Fonte: Home Decoration

Tapete de Crochê: +111 Modelos Para Sala, Quarto, Cozinha e DIY

Grãos de café deixam a vela ainda mas sofisticada. Fonte: Etsy

Como Fazer Velas: +60 Velas Decorativas, Perfumadas e Flutuantes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz