1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Decoração de casa: dicas imperdíveis para o seu lar

Decoração de casa: dicas imperdíveis para o seu lar

Como já dizia o ditado “Toda qualidade, em excesso, torna-se um defeito”. É muito interessante como um ditado genérico como esse pode ser muito bem aplicado na decoração de casa. Muitas vezes quando gostamos muito de um estilo e de seus pontos positivos, temos a tendência de querer utilizá-lo como decoração em todo canto da casa.O problema é que isso acaba gerando algumas situações que infelizmente só identificamos após terminarmos a decoração de casa.

Vamos enumerar alguns deles :

1-  Falta (ou excesso) de personalidade: Uma casa ou apartamento que sempre segue o mesmo estilo acaba tornando-se tão marcante que passa a ter uma personalidade mais marcante que a da própria pessoa. A decoração deve refletir a personalidade e as características de seus proprietários, deve trazer um pouco de seu passado e um pouco para onde pretende ir.

2-  Coisas legais perdem o valor: Muitas vezes um móvel super bacana se colocado com outros itens muito parecidos pode perder seu charme.

3-  Fica cansativo: Quando toda a  casa tem o mesmo padrão o ambiente acaba ficando cansativo, sem variações o que faz com que o morador se enjoe da decoração muito mais rapidamente além de ficar preso ao mesmo estilo na hora de comprar algo novo.

Dito isso…

Confira 5 dicas para evitar esses erros na decoração de casa

1-     Em um ambiente com ar contemporâneo, utilize um objeto ou móvel de algum outro estilo. Vale também uma releitura de algum móvel, como por exemplo, fazer uma pintura diferente em um móvel antigo. A mesma regra vale em ambientes mais clássicos, colocando alguns objetos modernos. É uma boa oportunidade de fazer uma homenagem a sua família utilizando na decoração um móvel de família.

Nesse ambiente moderno, a luminária com estilo mais clássico cria um contraponto bastante interessante.

2-     Antes de sair comprando itens para sua decoração de casa, pense na sua casa como uma sua extensão. Ela deve refletir seu estilo de vida. Faça uma lista de móveis que possam valer a pena e se ficar muito caro, compre aos poucos.

Casal jovem e descontraído conseguiu passar sua personalidade com uma cozinha bastante alegre e colorida.

 

3-     Às vezes vale mais a pena uma sala mais vazia com itens mais interessantes do que uma sala cheia de coisas sem significado.

Poucos objetos deixam o ambiente ainda mais interessante e valoriza a paisagem.

4-     Quer uma casa com um toque mais clássico? Quebre o estilo com um ambiente ou um canto bastante moderno. Um ambiente com uma linha mais clássica pode ser interpretado como antigo, mas se misturado com modernos vira clássico!

5-     Dica para os homens, por mais sóbrio que queira que sua casa fique, use uma cor em algum objeto. Pode ser uma mesa, um sofá ou nas almofadas. Isso valoriza o tom sóbrio da casa.

Gravura colorida valoriza o tom sóbrio da sala de estar.

Espero que tenha ajudado, com essas dicas de decoração de casa. Nas próximas daremos dicas mais pontuais sobre cada ambiente.

 

ivan

 

 

Ivan Cassola é sócio diretor da C+H Arquitetura, escritório de arquitetura e decoração focado no segmento residencial.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Apartamento pequeno decorado com ambientes completamente integrados Projeto de Casa Aberta

Apartamento Pequeno Decorado: Dicas Infalíveis +71 Inspirações

Casas pré-fabricadas de madeira com janelas de madeira

Casas Pré-Fabricadas: Conheça Vantagens e Desvantagens +55 Modelos

65697- modelos de casas -alphaville-k1-02-sq-arquitetos-associados-viva-decora

+100 Modelos de Casas para Inspirar o seu Projeto

decoração rústica para sala com parede de vidro e parede revestida com pedras foto-pinterest

Decoração Rústica para Casa de Campo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz