1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Jantar
  4. Decoração de salas pequenas não precisa ser desafio

Decoração de salas pequenas não precisa ser desafio

É cada vez mais comum termos que lidar com espaços reduzidos, seja morando em apartamento ou mesmo em casa. Mas morar desta forma não precisa ser sinônimo de morar sem conforto, sem eficiência ou sem sofisticação.

Salas pequenas podem sim receber super bem seus convidados e, mais que isso, proporcionar a você, morador, tudo o que precisa para que seu dia-a-dia seja ótimo. Mas o que determina isso é, sem dúvida, um bom projeto de design de interiores, fundamentado por móveis e elementos cujo design também seja interessante.

Essa receita pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar, e vale cada centavo investido. Mas isso não significa dizer que é necessário gastar muito, nem comprar somente coisas caras. O que importa é levantar bem suas necessidades, o espaço físico disponível e demais circunstâncias relativas a ele, e quais soluções melhor resolvem esta equação. Aí é garimpar o acervo de móveis e objetos coerentes com a proposta e que cabem no seu orçamento.

 

Móveis com design fazem a diferença na decoração de salas pequenas

 

Muitas vezes uma sala pequena deve abranger mais de uma função na casa, como servir ao mesmo tempo de hall de entrada, sala de TV, sala de jantar, bar. Isso não é problema se soubermos delimitar as áreas e as funcionalidades de cada uma, ainda que de forma sutil. O que colocar em cada setor precisa estar em consonância, pois na realidade tudo converge para uma mesma área destinada a múltiplas funções.

Assim, numa sala pequena, ainda que não haja paredes dividindo os setores, os elementos dão o tom do que acontece em cada canto (onde deixar objetos como bolsas e chaves ao chegar no recinto, onde as pessoas se sentam para conversar, onde fazem as refeições, onde são servidas as bebidas, etc). Tudo ligado, em harmonia.

Se a sala é realmente pequena, usufrua ao máximo da iluminação natural disponível (cortinas translúcidas ajudam) e opte por paredes claras, pois qualquer luminosidade é bem-vinda no intuito de promover uma sensação de amplitude visual. Não utilize móveis muito robustos e que pouca eficiência tenham só por serem bonitos, mas que farão a circulação ficar comprometida. Faça suas escolhas com coerência.

Móveis planejados são a pedida no caso de salas pequenas. Linhas retas e estilo clean no acabamento, e aí a gente ousa nos objetos, mais coloridos ou exuberantes. Quanto mais os móveis forem embutidos (armários, estantes, nichos fixos nas paredes) mais você ganha em circulação e área livre.

Opte por sofás de linhas retas e que ampliam somente quanto você quer relaxar, assistir um filme (e atenção, almofadas sem exagero). Mesas de jantar e cadeiras, que atendam à necessidade mas que, quando em uso, não impeçam o trânsito totalmente. Abuse de quadros, eles não atrapalham a passagem!

 

Pode ser uma delícia conviver numa sala pequena, se aconchegante. É só estar atento e caprichar!
Marina Arruda  é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição. 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

mesa para sala de jantar madeira

Mesa para Sala de Jantar: Confira +57 Estilos, Formas e Acabamentos

modelo sofisticado de mesa redonda dourada para sala de estar

65 Modelos de Mesa Redonda e Dicas de Como Usá-las na Décor

90620- lustres para sala jantar roberto-migotto-viva-decora

Lustres para Sala: +64 Modelos Espetaculares para a Sua Casa

mesa redonda de vidro

52 Modelos de Mesa Redonda de Vidro para Sala de Jantar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz