1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Decoração Estilo Industrial Marca a Reforma do Studio de 30m²

Decoração Estilo Industrial Marca a Reforma do Studio de 30m²

Tubulações aparentes, elementos em madeira, parede de tijolinho e cimento queimado marcam a identidade de uma decoração industrial. Imitando uma fábrica ou galpão antigo, a nova tendência foi conquistando cada vez mais espaço nos projetos de lofts, Studio e micro apartamentos com até 40m².

No entanto, optar por espaços menores exige maior cuidado e planejamento na hora de compor o décor, de forma que cada ambiente se torne confortável e funcional aos moradores.

Logo, para inspirar aqueles que pretendem comprar, alugar ou fazer uma reforma, e ainda tem dúvidas sobre como começar o projeto, o arquiteto Gláucio Gonçalves – profissional especialista há mais de 20 anos e referência em projetos de lofts e Studio, abre as portas da reforma de um imóvel de 30m² e compartilha dicas que certamente irão ajudar outros donos de apartamentos que pretendem seguir esse mesmo estilo.

Hall de entrada decorado com aparador e prateleira industrial. Projeto de Gláucio Gonçalves
1. Hall de entrada decorado com aparador e prateleira industrial. Projeto de Gláucio Gonçalves

Partindo de um imóvel com metragem reduzida, o arquiteto procurou utilizar da melhor forma possível todos os ambientes, atrelando conforto, aconchego e praticidade em cada cantinho. Com misturas de cores, texturas, revestimentos e marcenaria funcional, o arquiteto transformou o espaço com estilo e personalidade.

A iluminação que abraça os famosos dutos da luminária trilho foram pintados de preto para se conectar com o restante do décor. Para quem não sabe a luminária trilho consiste basicamente em uma haste metálica que acomoda internamente toda a fiação elétrica e sustenta os refletores (plafons e spots de luz). A instalação dos trilhos percorre diferentes pontos do ambiente e proporciona uma iluminação mais intimista e aconchegante.

Tubulações aparente, elementos em madeira e cimento queimado marcam a identidade desse Studio. Projeto de Gláucio Gonçalves
2. Tubulações aparente, elementos em madeira e cimento queimado marcam a identidade desse Studio. Projeto de Gláucio Gonçalves

Na sala o rack planejado oferece nichos específicos que auxiliam na organização dos eletrônicos e ajudam no armazenamento de garrafas de vinho, formando uma mini adega. O sofá cinza posicionado em frente a cama de casal traz o conforto sob medida para o ambiente, enquanto que a parede de tijolinho aparente proporciona um toque de aconchego e leveza para a decoração. 

A parede de tijolinho aparente traz conforto ao ambiente. Projeto de Gláucio Gonçalves
3. A parede de tijolinho aparente traz conforto ao ambiente. Projeto de Gláucio Gonçalves

A bancada usada para home office foi projetada em conjunto com a estrutura do rack. Fixadas na parede as prateleiras com LED decoram e servem de apoio para livros e objetos decorativos.

A bancada de home office foi feita em conjunto com o rack da sala. Projeto de Gláucio Gonçalves
4. A bancada de home office foi feita em conjunto com o rack da sala. Projeto de Gláucio Gonçalves

A bancada para cozinha planejada com pia, fogão cooktop, armários e gavetas traz mais funcionalidade ao ambiente. Micro-ondas, geladeira e forno foram devidamente encaixados no móvel, otimizando o espaço de circulação de pessoas. Na parede oposta uma mesa dobrável foi instalada com o objetivo de também economizar espaço. Dessa forma, o morador só desdobra a mesa no momento de sua utilização.

A bancada para cozinha planejada traz mais funcionalidade ao ambiente. Projeto de Gláucio Gonçalves
5. A bancada para cozinha planejada traz mais funcionalidade ao ambiente. Projeto de Gláucio Gonçalves
O morador só desdobra a mesa no momento de sua utilização. Projeto de Gláucio Gonçalves
6. O morador só desdobra a mesa no momento de sua utilização. Projeto de Gláucio Gonçalves
A mesa dobrável ajuda na otimização do espaço da cozinha. Projeto de Gláucio Gonçalves
7. A mesa dobrável ajuda na otimização do espaço da cozinha. Projeto de Gláucio Gonçalves

Seguindo para o quarto, a parede de cimento queimado na cabeceira da cama ganhou um singelo adesivo em mensagem, imprimindo a personalidade do morador. Já o guarda-roupa com porta espelhada favoreceu a sensação de amplitude no cômodo, deixando-o maior do que é realmente.

O guarda roupa espelhado favorece a sensação de amplitude no cômodo. Projeto de Gláucio Gonçalves
8. O guarda roupa espelhado favorece a sensação de amplitude no cômodo. Projeto de Gláucio Gonçalves

Como o imóvel conta com apenas um banheiro, o mesmo também foi projetado para ser usado como lavabo. O ambiente foi revestido com ladrilhos em formato geométrico, enquanto armário com espelho e cuba seguem a mesma linha do box.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

As persianas usamos persianas black-out trazem privacidade de minimizam a entrada de luz natural no ambiente. Foto: JP Image

Reforma Traz Conforto e Requinte Para Área Social e Quarto de Bebê

A Residência MG foi projetada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura. Foto: Evelyn Müller

Casa Térrea Integra Ambientes e Cria um Lar Moderno no Campo

Projeto de Casa na Praia Valoriza a Integração de Ambientes. Fonte: Leonardo Giantomasi

Projeto de Casa na Praia Valoriza a Integração de Ambientes

Apê de 37m² foi Totalmente Reformado Para Acomodar Jovem Estudante. Foto: Ricardo Bassetti

Apê de 37m² foi Totalmente Reformado Para Acomodar Jovem Estudante

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz