1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. 9 Dicas Para Montar Uma Decoração Zen na SUA Casa

9 Dicas Para Montar Uma Decoração Zen na SUA Casa

Em meio a tempos tão difíceis e desafiadores de isolamento social, correria do cotidiano, ansiedade e estresse, nunca foi tão necessário separar um espaço da casa para relaxar e recarregar nossas energias. No entanto, para criar um ambiente de refúgio, cheio de paz e harmonia é importante que você esteja atento aos diferentes elementos que pode fazer parte de uma decoração zen.

Seja para a casa toda ou apenas para um cômodo, o estilo de decoração zen certamente irá tornar a sua rotina muito mais leve, produtiva e prazerosa. Confira abaixo 9 dicas de como montar uma decoração zen na sua casa e renove as energias do corpo e do ambiente.  Namastê!

Decoração zen: crie um ambiente de refúgio, cheio de paz e harmonia
1. Decoração zen: crie um ambiente de refúgio, cheio de paz e harmonia. Fonte: Style Motivation

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Confira 9 dicas para criar uma decoração zen dentro de casa

A palavra zen, muito usada para indicar um estado de calmaria e relaxamento, é na verdade uma vertente da religião budista que surgiu na China no século VI d.C e posteriormente foi levada ao Japão. Com o passar do tempo ganhou o Oriente e depois se espalhou pelo ocidente como uma filosofia que busca a harmonia e o equilíbrio.

Dessa forma, as 9 dicas que trazemos abaixo tem como objetivo garantir uma decoração com atmosfera simples, aconchegante e ao mesmo tempo poderosa para renovar as energias do corpo e do ambiente.

1. Atenção as cores de tinta das paredes e objetos

Com base na psicologia das cores, cada cor tem a capacidade de despertar diferentes efeitos no comportamento humano como mudanças de sentimentos, emoções e criação de desejos. Por isso, para criar uma decoração zen que proporciona esses momentos de relaxamento e calmaria é fundamental que as cores escolhidas estejam alinhadas com essa proposta. Neste caso, opte pela cor branca, pelos tons terrosos ou pelos tons claros de azul e verde.

Invista em cores como o branco, tons terrosos e tons claros de azul e verde, pois estimulam a tranquilidade e o relaxamento
2. Invista em cores como o branco, tons terrosos e tons claros de azul e verde, pois estimulam a tranquilidade e o relaxamento. Fonte: Coconde Decoration

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

2. Invista em plantas para decoração

As plantas além de agregar valor na decoração do ambiente, aumentam a umidade do ar e contribuem com a qualidade de vida dos moradores da residência. Isso porque, algumas espécies como samambaias, lavandas, espada de são jorge e planta hera auxiliam na melhora da qualidade do ar, já que diminuem os níveis de poluentes no local.

Para compor a decoração zen procure incluir vasos de plantas e floreiras
3. Para compor a decoração zen procure incluir vasos de plantas e floreiras. Fonte: Starticles

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

3. Velas aromáticas, incensos e difusores para despertar os melhores sentidos

Para uma decoração ainda mais completa procure investir em velas decorativas aromáticas, incensos ou difusores, pois eles tem a capacidade de despertar sensações relaxantes e estimulantes. Existem aromas que além de agradáveis também protegem o lar contra energias negativas.

Na decoração zen as velas aromáticas são excelentes para perfumar e decorar o ambiente
4. Na decoração zen as velas aromáticas são excelentes para perfumar e decorar o ambiente. Fonte: Usman Dar

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

4. Utilize peças confortáveis para despertar o relaxamento

Para criar uma decoração zen que proporcione conforto e relaxamento é essencial que algumas peças marquem presença no espaço como almofadas redondas macias, puffs e almofadas de futon. A almofada redonda ou almofada de futon pode ser usada sobre um tapete de algodão, tapete sisal ou esteira de fibras naturais, auxiliando na prática da meditação. Já o puff gigante, por exemplo, pode ser usado durante a leitura de um livro ou apenas para relaxar com conforto.

Na decoração zen priorize o conforto e aposte em almofadas macias, puffs e futons
5. Na decoração zen priorize o conforto e aposte em almofadas macias, puffs e futons. Fonte: Casa Alma Studio

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Viva Decora Profissionais

5. Aposte em uma iluminação acolhedora

Embora a decoração zen preze muito pela entrada de iluminação natural em abundância no ambiente, nos períodos noturnos é fundamental que o espaço tenha uma iluminação artificial indireta mais intimista e aconchegante. Cordão de luz, pisca-pisca, velas, lanternas decorativas e abajures são algumas das opções que podem iluminar e agregar valor na decoração zen.

A iluminação na decoração zen também influencia no relaxamento
6. A iluminação na decoração zen também influencia no relaxamento. Fonte: Westwing

6. Tenha um jardim zen para chamar de seu

O jardim zen é um ótima alternativa na decoração zen para quem deseja aliviar a mente e se livrar da carga de estresse do dia a dia. Os principais elementos desse jardim na decoração zen são as pedras, a areia e o cascalho. Já a água é representada pelas ondas desenhadas na areia, fazendo surgir uma atmosfera de muito relaxamento e paz.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, caso você não disponha de um espaço externo para a construção de um jardim zen ou jardim japonês, no mercado é possível encontrar a versão mini de jardim zen, ao qual pode decorar e ser colocado em diferentes ambientes da casa, como mostra a imagem abaixo.

O mini jardim zen pode decorar diferentes ambientes da casa
7. O mini jardim zen pode decorar diferentes ambientes da casa. Fonte: Dicas Decor

7. Use cristais na decoração para energizar o ambiente

Se a ideia é criar uma decoração zen com muita beleza e propósito uma dica valiosa que deve ser colocada em prática é o uso de cristais na decoração. Isso porque, os cristais são matérias naturais que carregam em si as energias da nossa Terra e portanto, tem a capacidade de influenciar na harmonia dos ambientes e na limpeza de energias.

Decoração zen: os cristais ajudam a energizar e harmonizar ambientes
8. Decoração zen: os cristais ajudam a energizar e harmonizar ambientes. Fonte: Botânica Maestros Espirituales

8. Posicione o sino dos ventos próximo às janelas

O sino dos ventos, também conhecido como senhor dos ventos, além de agregar valor na decoração zen também ajudar a atrair boas energias para o ambiente. Por isso, não deixe de posicionar o sino dos ventos próximo as janelas. Por meio dele o ar entra e sai dos tubos, espalhando boas vibrações e o som por sua vez se conecta diretamente com a nossa energia, acalmando-a.

Decoração zen: os sinos dos ventos equilibram as energias e trazem beleza para o ambiente
9. Decoração zen: os sinos dos ventos equilibram as energias e trazem beleza para o ambiente. Fonte: Westwing

9. Fonte de água para atrair boas vibrações

Completando os elementos que para a criação de uma decoração zen temos a fonte de água. A fonte de água é ótima forma de decorar e criar espaços relaxantes. As fontes além de atrair prosperidade para o local também purificam os ambientes de energias negativas ou pesadas.

Decoração zen: a fonte de água traz a movimentação de energias positivas
10. Decoração zen: a fonte de água traz a movimentação de energias positivas. Fonte: Decoração 24

E aí, o que você achou deste post sobre decoração zen? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “10 Plantas Que Protegem Sua Casa e Atraem Boas Energias” e confira de perto 10 plantas que ajudam a proteger sua casa e atrair boas energias.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Mesa de Jantar Pequena: 10 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor para o Seu Espaço

Casa rústica: +16 Ideias Para Te Inspirar a Construir ou Decorar

Sofá Vermelho: Cores Que Combinam Com a Peça +10 Modelos Lindos

Espelho na Sala: +10 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36