1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Luminária de Piso: Dicas e Inspirações para Utilizar uma na sua Casa

Luminária de Piso: Dicas e Inspirações para Utilizar uma na sua Casa

As luminárias de piso são referência quando falamos em iluminação decorativa. São uma excelente opção para compor a iluminação e a decoração muitas das vezes somente com uma luminária de piso, pois com seu design acaba se tornando uma “peça escultura”, que enriquece o projeto como um todo e ainda cria uma ambientação mais aconchegante e acolhedora para todo o ambiente com um efeito de luz super agradável.

luminaria de piso com cupula

A luminária de piso com cúpula vira um grande abajur com luz indireta deixando o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Projeto em parceria com escritório Mestisso

O maior desafio em um projeto de iluminação é conseguir aliar funcionalidade e design no ambiente além de proporcionar opções de acendimento para o cliente. Por isso, são utilizadas peças técnicas que são mais “cleans” e trazem a luz mais “funcional”, e as peças decorativas que dão todo o charme e bossa ao ambiente além de complementarem a iluminação geral.

Luminaria de piso nicknack

Exemplo de base neutra de decoração e uma luminária de piso colorida, a cor é atribuída ao ambiente pontualmente.

Luminárias de piso podem fazer a vez de abajures ou ter uma luz focada para leitura, o bacana é quando conseguimos um mix de efeitos, assim deixamos a iluminação mais complexa e interessante, atendendo a todas as expectativas do cliente.

Por exemplo, se você tem uma peça central de luz indireta na sua sala, indicaria uma luminária de piso com luz focada ou se tem trilhos com spot, indicaria uma peça com cúpula “tipo abajur” que deixa uma luz ambiente gostosa. Nesses 2 exemplos os efeitos de luzes se complementam.

 

luminária de piso mostra quartos etc carolina hirt

Nessa ambientação, criamos um “cantinho” de leitura mais intimista. Mostra Quartos e Etc em parceria com Arq. Carolina Hirt

 

Ambientes comerciais, podem e devem usar desse artifício luminotécnico. A Luminária de piso sempre foi mais utilizada em residências, mas atualmente essa barreira foi quebrada e sempre incluímos esse tipo de luminária em ambientes corporativos. Hoje em dia, o conceito de escritório “frio e totalmente formal” dá lugar ao escritório aconchegante, agradável e descolado onde a luminária de piso se encaixa totalmente.

luminária de piso Saraiva-Gustavo Paschoalim

Luminária de Piso na Livraria Saraiva em parceria com Arq. Gustavo Pascoalim.

 

Outra dica bacana, é misturar materiais, cores e estilos da Luminária de piso com a sua decoração.
Sua base é neutra? Podemos inserir um produto com uma cor pontual para quebrar o monocromático. Em uma casa onde a paleta de cores é predominantemente cinza, branca e preta podemos usar uma peça amarela, vermelha ou azul, por exemplo.

Luminaria de piso eos piso

Sua decoração é mais clássica? Podemos ousar com uma peça mais moderna ou com material mais rústico como o cobre, latonado ou a madeira de demolição.

luminária de piso de Cobre com finalmento

Imagem de arquivo pessoal.Peça em Latão com lâmpada filamento. essa peça, com certeza, daria um toque de modernidade e design à um projeto clássico.

Imagem de arquivo pessoal.Peça em Latão com lâmpada filamento. essa peça, com certeza, daria um toque de modernidade e design à um projeto clássico.

luminaria de piso vanderbiult

Se você não gosta de cúpulas em tecido, podemos usar a lâmpada filamento de carbono que além de iluminar é super charmosa e atemporal.
Para mim a iluminação, tanto de projetos residenciais ou corporativos, tem que ser pensada como um Todo. Considerar todas as fontes de luz que irão constituir o projeto é primordial para um resultado final excelente.

luminaria_chao

A dica que sempre dou aos clientes é: Menos é mais. Usamos essa premissa na decoração, porém na iluminação não deixa de ser diferente. Um ambiente muito iluminado acaba se tornando desagradável e deixando as pessoas agitadas e cansadas, já um ambiente pouco iluminado não valoriza a produção e deixa as pessoas com sono. Saber dosar e criar possibilidades de acendimento é o essencial.

luminaria_chao4

Sempre devemos pensar no uso múltiplo dos espaços, por exemplo a sala de jantar pode servir para um jantar a luz de velas ou para uma festa com muitos amigos, A iluminação deve estar condizente com a ocasião. Por isso, sempre indico a adequação dos circuitos do ambiente, 1 circuitos mais “suave” e outro mais “aceso” assim atendemos à todos os tipos de usos e situações.

A Luminária de piso se encaixa nesse conceito, pois pode servir como luz mais suave para a sala ou como luz funcional do escritório, use sua imaginação e criatividade as possibilidades são inúmeras.

A iluminação transforma os ambientes e cria sensações nos usuários, une famílias e amigos.

Nicole Gomes Azevedo,autora deste texto, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, cursou História da Arte e História da Arquitetura na Universidade de Barcelona, é Especializada em Iluminação de espaços residenciais e corporativos. Faz parte do Time de arquitetos da empresa LabLuz.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Sala de estar branca com cortinas brancas Projeto de Leonardo Muller

4 Dicas de Como Economizar Energia com a Iluminação da Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz